As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24643 |
Resumo: | The present thesis "Women in the Pedro Almodóvar Caballero’s cinema and the reinvention of Hollywood melodrama" investigates the cinematographic work of the Spanish director and the reinvention of classic Hollywood melodrama as the called woman´s film of Douglas Sirk. The Spanish filmmaker provoked a reconfiguration of the cinematographic genre and with its insights shifts the social role of the woman from its conventional place in the cinema. The research also allows to establish the debate in the field of Psychoanalysis with the formulations of Sigmund Freud, Georges Bataille, Judith Butler, E. Ann Kaplan and Laura Mulvey around the melodramatic personages and their internal conflicts. The melodrama is renewed from its ironic forms and the appropriation of intertextuality, of the dialogue with the own cinema, works of art, literature, music and dance incorporating them to its narratives and imprinting its authorial mark. |
id |
UPM_1461045fa3de266fd8b5ecc73551f6d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24643 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-04-04T11:43:14Z2020-05-28T18:09:55Z2020-05-28T18:09:55Z2018-01-30CANASSA, Rosângela Donizete. As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano. 2018. [124] f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24643The present thesis "Women in the Pedro Almodóvar Caballero’s cinema and the reinvention of Hollywood melodrama" investigates the cinematographic work of the Spanish director and the reinvention of classic Hollywood melodrama as the called woman´s film of Douglas Sirk. The Spanish filmmaker provoked a reconfiguration of the cinematographic genre and with its insights shifts the social role of the woman from its conventional place in the cinema. The research also allows to establish the debate in the field of Psychoanalysis with the formulations of Sigmund Freud, Georges Bataille, Judith Butler, E. Ann Kaplan and Laura Mulvey around the melodramatic personages and their internal conflicts. The melodrama is renewed from its ironic forms and the appropriation of intertextuality, of the dialogue with the own cinema, works of art, literature, music and dance incorporating them to its narratives and imprinting its authorial mark.A presente tese “As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano” investiga a obra cinematográfica do diretor espanhol e a reinvenção do melodrama clássico hollywoodiano como os filmes de mulher de Douglas Sirk. O cineasta espanhol provocou uma reconfiguração do gênero cinematográfico e com seus insights desloca o papel social da mulher do seu lugar convencional no cinema. A pesquisa permite também estabelecer o debate no campo da Psicanálise com as formulações de Sigmund Freud, Georges Bataille, Judith Butler, E. Ann Kaplan e Laura Mulvey em torno dos personagens melodramáticos e seus conflitos internos. Renova-se o melodrama a partir de suas formas irônicas e a apropriação da intertextualidade, do diálogo com o próprio cinema, as obras de arte, a literatura, a música e a dança incorporando-as às suas narrativas e imprimindo a sua marca autoral.Universidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPedro AlmodóvarmelodramafemininointertextualidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAAs mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Ramos, Rosangela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930Hidalgo, João Eduardohttp://lattes.cnpq.br/0891046195041019Nascimento, José Leonardo dohttp://lattes.cnpq.br/6533679344753214Davino, Gláucia Eneidahttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810http://lattes.cnpq.br/9062714480183995Canassa, Rosângela Donizetehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15935/Ros%c3%a2ngela%20Donizete%20Canassa.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3493/5/Ros%C3%A2ngela%20Donizete%20Canassa.pdfPedro Almodóvarmelodramafemaleintertextualityreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246432020-05-28 15:09:55.555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
title |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
spellingShingle |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano Canassa, Rosângela Donizete Pedro Almodóvar melodrama feminino intertextualidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
title_short |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
title_full |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
title_fullStr |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
title_full_unstemmed |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
title_sort |
As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano |
author |
Canassa, Rosângela Donizete |
author_facet |
Canassa, Rosângela Donizete |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9520043604080391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8434935867197930 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Hidalgo, João Eduardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0891046195041019 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nascimento, José Leonardo do |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6533679344753214 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Davino, Gláucia Eneida |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9376577557864810 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9062714480183995 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canassa, Rosângela Donizete |
contributor_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de Ramos, Rosangela Patriota Hidalgo, João Eduardo Nascimento, José Leonardo do Davino, Gláucia Eneida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedro Almodóvar melodrama feminino intertextualidade |
topic |
Pedro Almodóvar melodrama feminino intertextualidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
description |
The present thesis "Women in the Pedro Almodóvar Caballero’s cinema and the reinvention of Hollywood melodrama" investigates the cinematographic work of the Spanish director and the reinvention of classic Hollywood melodrama as the called woman´s film of Douglas Sirk. The Spanish filmmaker provoked a reconfiguration of the cinematographic genre and with its insights shifts the social role of the woman from its conventional place in the cinema. The research also allows to establish the debate in the field of Psychoanalysis with the formulations of Sigmund Freud, Georges Bataille, Judith Butler, E. Ann Kaplan and Laura Mulvey around the melodramatic personages and their internal conflicts. The melodrama is renewed from its ironic forms and the appropriation of intertextuality, of the dialogue with the own cinema, works of art, literature, music and dance incorporating them to its narratives and imprinting its authorial mark. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T11:43:14Z 2020-05-28T18:09:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CANASSA, Rosângela Donizete. As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano. 2018. [124] f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24643 |
identifier_str_mv |
CANASSA, Rosângela Donizete. As mulheres no cinema de Pedro Almodóvar Caballero e a reinvenção do melodrama hollywoodiano. 2018. [124] f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174475853398016 |