Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Martinez, Rodrigo Quadros Altieri lattes
Orientador(a): Boggio, Paulo Sérgio lattes
Banca de defesa: Haddad Junior, Hamilton lattes, Assis, Silvana Maria Blascovi de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508
Resumo: Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function.
id UPM_29ebbe2560f515e8b9cdea0869910308
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22508
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:39:56Z2020-03-19T15:19:57Z2012-11-302020-03-19T15:19:57Z2012-08-21MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function.A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma ferramenta de modulação cortical não-invasiva, indolor de fácil aplicação. Seus efeitos estão atraindo enorme interesse como uma ferramenta terapêutica para reabilitação motora, devido seu potencial de modular a excitabilidade local e conduzir a melhora da função motora e desempenho de uma tarefa. Aprendizagem Motora pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa motora proporcionando uma melhora relativamente permanente no desempenho da mesma. O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos da ETCC em M1 no processo de aprendizagem motora em adultos saudáveis do sexo feminino. Para isso 21 sujeitos realizaram dois tipos de tarefas motoras, TJTHF e Teste do Labirinto e ETCC em córtex motor primário. Os resultados indicaram haver uma melhora significativa do desempenho motor após estimulação anódica do córtex motor primário para o TJTHF (p<0,000001) e a ETCC catódica no córtex motor primário demonstrou dificultar o desempenho (p=0,006). Para o Teste do Labirinto não foi verificado efeito significativo da ETCC para os períodos de aquisição, transferência, retenção e retenção visual. Ao final nossos resultados mostram que ETCC anódica e catódica em córtex motor primário influencia o desempenho motor, confirmando a idéia da ETCC em cortéx motor associada à melhora da função motora.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiaaprendizagem MotoraETCCmotor LearningTDCSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAInfluência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBoggio, Paulo Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/0659408656635728Haddad Junior, Hamiltonhttp://lattes.cnpq.br/2916820411141675Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412http://lattes.cnpq.br/0724129724454418Martinez, Rodrigo Quadros Altierihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3746/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1585/1/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/225082020-03-19 12:19:57.311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
title Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
spellingShingle Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
Martinez, Rodrigo Quadros Altieri
aprendizagem Motora
ETCC
motor Learning
TDCS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
title_full Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
title_fullStr Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
title_full_unstemmed Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
title_sort Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
author Martinez, Rodrigo Quadros Altieri
author_facet Martinez, Rodrigo Quadros Altieri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boggio, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0659408656635728
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Haddad Junior, Hamilton
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2916820411141675
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6553900966729412
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0724129724454418
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Rodrigo Quadros Altieri
contributor_str_mv Boggio, Paulo Sérgio
Haddad Junior, Hamilton
Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem Motora
ETCC
topic aprendizagem Motora
ETCC
motor Learning
TDCS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv motor Learning
TDCS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-30
2020-03-19T15:19:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:39:56Z
2020-03-19T15:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508
identifier_str_mv MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174453397094400