Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Distúrbios do Desenvolvimento
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508 |
Resumo: | Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function. |
id |
UPM_29ebbe2560f515e8b9cdea0869910308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22508 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:39:56Z2020-03-19T15:19:57Z2012-11-302020-03-19T15:19:57Z2012-08-21MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function.A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma ferramenta de modulação cortical não-invasiva, indolor de fácil aplicação. Seus efeitos estão atraindo enorme interesse como uma ferramenta terapêutica para reabilitação motora, devido seu potencial de modular a excitabilidade local e conduzir a melhora da função motora e desempenho de uma tarefa. Aprendizagem Motora pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa motora proporcionando uma melhora relativamente permanente no desempenho da mesma. O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos da ETCC em M1 no processo de aprendizagem motora em adultos saudáveis do sexo feminino. Para isso 21 sujeitos realizaram dois tipos de tarefas motoras, TJTHF e Teste do Labirinto e ETCC em córtex motor primário. Os resultados indicaram haver uma melhora significativa do desempenho motor após estimulação anódica do córtex motor primário para o TJTHF (p<0,000001) e a ETCC catódica no córtex motor primário demonstrou dificultar o desempenho (p=0,006). Para o Teste do Labirinto não foi verificado efeito significativo da ETCC para os períodos de aquisição, transferência, retenção e retenção visual. Ao final nossos resultados mostram que ETCC anódica e catódica em córtex motor primário influencia o desempenho motor, confirmando a idéia da ETCC em cortéx motor associada à melhora da função motora.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiaaprendizagem MotoraETCCmotor LearningTDCSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAInfluência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBoggio, Paulo Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/0659408656635728Haddad Junior, Hamiltonhttp://lattes.cnpq.br/2916820411141675Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412http://lattes.cnpq.br/0724129724454418Martinez, Rodrigo Quadros Altierihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3746/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1585/1/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/225082020-03-19 12:19:57.311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
title |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
spellingShingle |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis Martinez, Rodrigo Quadros Altieri aprendizagem Motora ETCC motor Learning TDCS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
title_full |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
title_fullStr |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
title_full_unstemmed |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
title_sort |
Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis |
author |
Martinez, Rodrigo Quadros Altieri |
author_facet |
Martinez, Rodrigo Quadros Altieri |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boggio, Paulo Sérgio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0659408656635728 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Haddad Junior, Hamilton |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2916820411141675 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Assis, Silvana Maria Blascovi de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6553900966729412 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0724129724454418 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Rodrigo Quadros Altieri |
contributor_str_mv |
Boggio, Paulo Sérgio Haddad Junior, Hamilton Assis, Silvana Maria Blascovi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem Motora ETCC |
topic |
aprendizagem Motora ETCC motor Learning TDCS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
motor Learning TDCS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-30 2020-03-19T15:19:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:39:56Z 2020-03-19T15:19:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508 |
identifier_str_mv |
MARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Distúrbios do Desenvolvimento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174453397094400 |