Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Arquitetura e Urbanismo
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25977 |
Resumo: | This research seeks to illuminate one particular field of visual identity that refers to the design of brands, encompassing a relatively new activity in Brazil: the brand design projects for cities. By understanding their creative characteristics, procedures and the process which the designers were involved, this current work bring the discussion to a point of view that seeks to relate the results of the brands, their documentation in manuals and their applications to the development process in which they were generated. Therefore, we will travel on some brands of cities in the state of São Paulo. Using as example three cases, we will relate what was actually done and on what theoretical and practical research basis was done. We will try to know, describe and deepen our knowledge to this professional segment and its peculiarities. |
id |
UPM_466ccfd75a76d7845298cd6e8895461e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25977 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:22:39Z2020-05-28T18:16:20Z2015-04-092020-05-28T18:16:20Z2014-08-13CASTANHA JUNIOR, Marcos Aurélio. Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo. 2014. 254 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25977This research seeks to illuminate one particular field of visual identity that refers to the design of brands, encompassing a relatively new activity in Brazil: the brand design projects for cities. By understanding their creative characteristics, procedures and the process which the designers were involved, this current work bring the discussion to a point of view that seeks to relate the results of the brands, their documentation in manuals and their applications to the development process in which they were generated. Therefore, we will travel on some brands of cities in the state of São Paulo. Using as example three cases, we will relate what was actually done and on what theoretical and practical research basis was done. We will try to know, describe and deepen our knowledge to this professional segment and its peculiarities.Esta pesquisa procura iluminar um campo de trabalho específico da identidade visual que refere-se ao design de marcas, abordando uma atividade relativamente nova no Brasil: os projetos de design de marcas para cidades. Ao entender suas características criativas, procedimentos e o processo aos quais os designers foram envolvidos, o presente trabalho traz a discussão para um ponto de vista que busca relacionar os resultados das marcas, sua documentação em manuais e suas aplicações ao processo de desenvolvimento em que foram geradas. Assim, percorreremos algumas marcas de cidades do estado de São Paulo. Usando como exemplo três marcas, relacionaremos o que foi de fato realizado e em que bases teóricas e práticas de pesquisa se fizeram. Procuraremos conhecer, descrever e aprofundar nossos conhecimentos a este segmento profissional e suas peculiaridades.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e Urbanismoprocesso criativoidentidade visualmarcacidademanual de identidadecreativity processvisual identitybrandcityidentity manualCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESIdentidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLima, Ana Gabriela Godinhohttp://lattes.cnpq.br/2010070403291740Almeida, Andrea de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2979504654425455Farias, Priscila Lenahttp://lattes.cnpq.br/7204930940034076http://lattes.cnpq.br/8035554950343905Castanha Junior, Marcos Auréliohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2621/Marcos%20Aurelio%20Castanha%20Junior.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/370/1/Marcos%20Aurelio%20Castanha%20Junior.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/259772020-05-28 15:16:20.339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
title |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo Castanha Junior, Marcos Aurélio processo criativo identidade visual marca cidade manual de identidade creativity process visual identity brand city identity manual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
title_full |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
title_sort |
Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo |
author |
Castanha Junior, Marcos Aurélio |
author_facet |
Castanha Junior, Marcos Aurélio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Ana Gabriela Godinho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2010070403291740 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Andrea de Souza |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2979504654425455 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Farias, Priscila Lena |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7204930940034076 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8035554950343905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanha Junior, Marcos Aurélio |
contributor_str_mv |
Lima, Ana Gabriela Godinho Almeida, Andrea de Souza Farias, Priscila Lena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo criativo identidade visual marca cidade manual de identidade |
topic |
processo criativo identidade visual marca cidade manual de identidade creativity process visual identity brand city identity manual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
creativity process visual identity brand city identity manual |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This research seeks to illuminate one particular field of visual identity that refers to the design of brands, encompassing a relatively new activity in Brazil: the brand design projects for cities. By understanding their creative characteristics, procedures and the process which the designers were involved, this current work bring the discussion to a point of view that seeks to relate the results of the brands, their documentation in manuals and their applications to the development process in which they were generated. Therefore, we will travel on some brands of cities in the state of São Paulo. Using as example three cases, we will relate what was actually done and on what theoretical and practical research basis was done. We will try to know, describe and deepen our knowledge to this professional segment and its peculiarities. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-09 2020-05-28T18:16:20Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:22:39Z 2020-05-28T18:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTANHA JUNIOR, Marcos Aurélio. Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo. 2014. 254 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25977 |
identifier_str_mv |
CASTANHA JUNIOR, Marcos Aurélio. Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo. 2014. 254 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174445962690560 |