Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25969 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a acessibilidade no Metrô de São Paulo, bem como a mobilidade das pessoas com deficiência nas estações da Companhia do Metropolitano. Trata-se de analisar as estações e seu entorno, com toda a arquitetura e equipamentos que compõem o sistema viário, os carros do Metrô e a comunicação visual que se destina a orientar os usuários. O estudo servirá como parâmetro para futuros projetos e construção de complexos viários da companhia do Metrô, como parte das políticas públicas que envolvam a mobilidade e acessibilidade para todos os usuários. O trabalho faz análise comparativa entre as construções, equipamentos, estações, comunicação visual e trens da Companhia do Metropolitano existentes, frente às leis de acessibilidade vigentes no Brasil como a NBR-9050/04 e o DEC. FEDERAL 5.296/04. A importância desta pesquisa está no fato de identificar e analisar os principais problemas da acessibilidade da Companhia do Metrô, demonstrando as diferenças entre o que as normas brasileiras determinam e o que realmente está sendo projetado e construído. |
id |
UPM_48b13f7345e19d5ba891968b3baeabb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25969 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1220159473975458Bezerra, José LimaSimões Júnior, José Geraldohttp://lattes.cnpq.br/44318913358391512016-03-15T19:22:29Z2020-05-28T18:16:19Z2015-03-112020-05-28T18:16:19Z2014-08-28Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a acessibilidade no Metrô de São Paulo, bem como a mobilidade das pessoas com deficiência nas estações da Companhia do Metropolitano. Trata-se de analisar as estações e seu entorno, com toda a arquitetura e equipamentos que compõem o sistema viário, os carros do Metrô e a comunicação visual que se destina a orientar os usuários. O estudo servirá como parâmetro para futuros projetos e construção de complexos viários da companhia do Metrô, como parte das políticas públicas que envolvam a mobilidade e acessibilidade para todos os usuários. O trabalho faz análise comparativa entre as construções, equipamentos, estações, comunicação visual e trens da Companhia do Metropolitano existentes, frente às leis de acessibilidade vigentes no Brasil como a NBR-9050/04 e o DEC. FEDERAL 5.296/04. A importância desta pesquisa está no fato de identificar e analisar os principais problemas da acessibilidade da Companhia do Metrô, demonstrando as diferenças entre o que as normas brasileiras determinam e o que realmente está sendo projetado e construído.This thesis aims to analyze the accessibility of the São Paulo Metro, as well as the mobility of persons with disabilities in the Metro Company stations. It is analyzing the stations and their surroundings, with all the architecture and equipment that make up the road system Subway cars and visual communication that is intended to guide users. The study will serve as a benchmark for future projects and road building complex company of Metro, as part of public policy affecting the mobility and accessibility for all users. The paper makes a comparative analysis of buildings, equipment, stations, trains and visual communication of the Company's existing Metropolitan, compared to existing accessibility laws in Brazil as the NBR-9050/04 and DEC. FEDERAL 5296/04. The importance of this research lies in the fact identify and analyze the main problems of accessibility of the Metro Company, showing the differences between the Brazilian and norms determine what is actually being designed and built.application/pdfBEZERRA, José Lima. Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25969porUniversidade Presbiteriana Mackenzieacessibilidadetransporte público coletivoaccessibilitypublic transportationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2598/Jose%20Lima%20Bezerra.pdf.jpgAnálise da acessibilidade no metrô de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBruna, Gilda Collethttp://lattes.cnpq.br/2224937664018718Vizioli, Simone Helena Tanouehttp://lattes.cnpq.br/3326184726476427BRArquitetura e UrbanismoUPMArquitetura e UrbanismoORIGINALJose Lima Bezerra.pdfJose Lima Bezerra.pdfapplication/pdf7556542https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/53f2ef97-19f9-4034-9899-57d50ae963e9/downloadbe123f9cc25341bacc34258265563d20MD51TEXTJose Lima Bezerra.pdf.txtJose Lima Bezerra.pdf.txtExtracted texttext/plain319021https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9e066818-577e-405d-9255-9c21238175bf/downloaddf441906ac1e0b58eb709070fb6459a6MD52THUMBNAILJose Lima Bezerra.pdf.jpgJose Lima Bezerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2856ccbc-f56f-46d9-9f1b-4ff808e1cc77/download876b8ddf00d1d326a5890b7cf904ca2bMD5310899/259692022-03-14 18:55:29.519oai:dspace.mackenzie.br:10899/25969https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:55:29Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
title |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
spellingShingle |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo Bezerra, José Lima acessibilidade transporte público coletivo accessibility public transportation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
title_short |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
title_full |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
title_fullStr |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
title_sort |
Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo |
author |
Bezerra, José Lima |
author_facet |
Bezerra, José Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1220159473975458 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, José Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões Júnior, José Geraldo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4431891335839151 |
contributor_str_mv |
Simões Júnior, José Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade transporte público coletivo |
topic |
acessibilidade transporte público coletivo accessibility public transportation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
accessibility public transportation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
description |
Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a acessibilidade no Metrô de São Paulo, bem como a mobilidade das pessoas com deficiência nas estações da Companhia do Metropolitano. Trata-se de analisar as estações e seu entorno, com toda a arquitetura e equipamentos que compõem o sistema viário, os carros do Metrô e a comunicação visual que se destina a orientar os usuários. O estudo servirá como parâmetro para futuros projetos e construção de complexos viários da companhia do Metrô, como parte das políticas públicas que envolvam a mobilidade e acessibilidade para todos os usuários. O trabalho faz análise comparativa entre as construções, equipamentos, estações, comunicação visual e trens da Companhia do Metropolitano existentes, frente às leis de acessibilidade vigentes no Brasil como a NBR-9050/04 e o DEC. FEDERAL 5.296/04. A importância desta pesquisa está no fato de identificar e analisar os principais problemas da acessibilidade da Companhia do Metrô, demonstrando as diferenças entre o que as normas brasileiras determinam e o que realmente está sendo projetado e construído. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-11 2020-05-28T18:16:19Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:22:29Z 2020-05-28T18:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, José Lima. Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25969 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, José Lima. Análise da acessibilidade no metrô de São Paulo. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/53f2ef97-19f9-4034-9899-57d50ae963e9/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9e066818-577e-405d-9255-9c21238175bf/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2856ccbc-f56f-46d9-9f1b-4ff808e1cc77/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be123f9cc25341bacc34258265563d20 df441906ac1e0b58eb709070fb6459a6 876b8ddf00d1d326a5890b7cf904ca2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1829415635857178624 |