Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Araujo, Catherine Oliveira de lattes
Orientador(a): Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano lattes
Banca de defesa: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury lattes, Schwartzman, José Salomão lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22522
Resumo: Getting to know and understanding the needs of a Down syndrome child in a private regular school from parent's and educators point of view as well as what is expected from the school for this child was the main purpose of this study, which was based on excellence researchers in Down syndrome matters (Schwartzman and Otto), and on specialized literature about inclusion (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). School needs of a Down syndrome child survey was carried out in the Adventist School of Embu das Artes city, including the child itself, their parents, and educators. This is a relevant survey since it makes possible to know the challenges and problems met by these children, so that the school can support them with adequate conditions, ways and means, search for references for developing its work, and sistematically follow the pupil in individual or collective meetings, or in any other emerging situation.
id UPM_4f46937482b4fdffd00f81fd8fadfc2c
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22522
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:40:00Z2020-03-19T15:19:59Z2007-08-142020-03-19T15:19:59Z2007-02-15ARAUJO, Catherine Oliveira de. Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22522Getting to know and understanding the needs of a Down syndrome child in a private regular school from parent's and educators point of view as well as what is expected from the school for this child was the main purpose of this study, which was based on excellence researchers in Down syndrome matters (Schwartzman and Otto), and on specialized literature about inclusion (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). School needs of a Down syndrome child survey was carried out in the Adventist School of Embu das Artes city, including the child itself, their parents, and educators. This is a relevant survey since it makes possible to know the challenges and problems met by these children, so that the school can support them with adequate conditions, ways and means, search for references for developing its work, and sistematically follow the pupil in individual or collective meetings, or in any other emerging situation.Com esta pesquisa objetivou-se conhecer e compreender as necessidades da criança com síndrome de Down em escola regular particular, do ponto de vista de educadores e pais, bem como sistematizar o que é esperado da escola para essa criança. O estudo fundamentou-se em autoridades nos conhecimentos sobre a síndrome de Down (Schwartzman e Otto) e na literatura especializada sobre inclusão (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). O levantamento das necessidades escolares de uma criança com síndrome de Down foi realizado na escola Adventista do Embu das Artes com a criança, seus pais e educadores. A relevância do levantamento das necessidades da criança com síndrome de Down na escola regular está em conhecer os desafios e os problemas que as crianças enfrentam para que a escola possa oferecer as condições e os meios apropriados para atendêlas, busque referenciais para desenvolver seu trabalho, e acompanhe o aluno sistematicamente em reuniões individuais, coletivas, ou em outras situações que se façam necessárias.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiasíndrome de DowninclusãointegraçãoDown syndromeinclusionintegrationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIANecessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das ArtesNeeds of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089Tardivo, Leila Salomão de La Plata Curyhttp://lattes.cnpq.br/2830079727932021Schwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888http://lattes.cnpq.br/9321567719196552Araujo, Catherine Oliveira dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3739/Catherine%20Oliveira%20de%20Araujo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1599/1/Catherine%20Oliveira%20de%20Araujo.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/225222020-03-19 12:19:59.444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city
title Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
spellingShingle Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
Araujo, Catherine Oliveira de
síndrome de Down
inclusão
integração
Down syndrome
inclusion
integration
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
title_full Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
title_fullStr Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
title_full_unstemmed Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
title_sort Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
author Araujo, Catherine Oliveira de
author_facet Araujo, Catherine Oliveira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613176591861089
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2830079727932021
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schwartzman, José Salomão
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1470693655000888
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9321567719196552
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Catherine Oliveira de
contributor_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
Schwartzman, José Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv síndrome de Down
inclusão
integração
topic síndrome de Down
inclusão
integração
Down syndrome
inclusion
integration
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Down syndrome
inclusion
integration
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Getting to know and understanding the needs of a Down syndrome child in a private regular school from parent's and educators point of view as well as what is expected from the school for this child was the main purpose of this study, which was based on excellence researchers in Down syndrome matters (Schwartzman and Otto), and on specialized literature about inclusion (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). School needs of a Down syndrome child survey was carried out in the Adventist School of Embu das Artes city, including the child itself, their parents, and educators. This is a relevant survey since it makes possible to know the challenges and problems met by these children, so that the school can support them with adequate conditions, ways and means, search for references for developing its work, and sistematically follow the pupil in individual or collective meetings, or in any other emerging situation.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-14
2020-03-19T15:19:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:00Z
2020-03-19T15:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAUJO, Catherine Oliveira de. Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22522
identifier_str_mv ARAUJO, Catherine Oliveira de. Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174459705327616