A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Alves, Magda lattes
Orientador(a): Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24823
Resumo: A imigração de Bolivianos para o Brasil é um paradigma funcionalista que se dá através da pressuposição de que a sociedade tem um cenário concreto do estereótipo Boliviano escravizado pela indústria têxtil. O que poucos estudos se preocuparam em abordar, é que esse boliviano não se introduz no Brasil apenas como sujeito único, mas como indivíduo que traz consigo na grande maioria das vezes sua família, e, portanto, começa a interagir social e culturalmente com todo o sistema brasileiro. Dentro deste cenário, este estudo buscou no discurso de alunos bolivianos de escolas públicas da zona leste de São Paulo, compreender seus sentimentos, e manifestações de multiculturalismo por estarem dentro de uma terra tão distante da sua. Buscou-se ainda, observar o contexto que, de fato, esses estudantes estavam inseridos, observando o tratamento dispensado pelos colegas no contexto escolar, uma vez que a escola, segundo Gadotti (2000) e Freire (1997) é um meio de desmistificar qualquer preconceito existente na comunidade e inserir o indivíduo à socialização e à cultura, visto que a instituição escolar é o primeiro espaço de inclusão ou exclusão, onde a disseminação do preconceito é produzida, mas que ao mesmo tempo, pode ser abolida. Concluiu-se, a partir desta pesquisa, que apesar da maioria dos entrevistados seguirem os padrões de pais e mães trabalhadores da indústria têxtil, alguns se sentem brasileiros por terem vivido a maior parte de suas vidas no país, e não sentem grandes diferenciações no tratamento de seus colegas, procurando incluir-se no contexto e de certa forma renegando suas raízes, enquanto que outros, devido aos conflitos familiares e dificuldades enfrentadas tanto em seu país de origem como em seu país atual possuem grande dificuldade de adaptação e relacionamentos não se sentindo brasileiros, nem bolivianos, não obstante, professores que deveriam ter como papel o de educador inclusivo, acabam por não auxiliar estes alunos devido as suas próprias frustrações com a área em que se encontram. Observou-se, também que, com relação à cidade de São Paulo, todos os alunos entrevistados veem a cidade como um poço de oportunidades em comparação com seu país de origem salientando a parte de lazer e compras, atividades não tão possíveis na Bolívia.
id UPM_55c34eb36cb67293f391e1ec95ea0d31
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24823
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/7613176591861089Alves, MagdaMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/43765426821898812016-03-15T19:43:04Z2020-05-28T18:11:00Z2016-01-292020-05-28T18:11:00Z2015-08-07A imigração de Bolivianos para o Brasil é um paradigma funcionalista que se dá através da pressuposição de que a sociedade tem um cenário concreto do estereótipo Boliviano escravizado pela indústria têxtil. O que poucos estudos se preocuparam em abordar, é que esse boliviano não se introduz no Brasil apenas como sujeito único, mas como indivíduo que traz consigo na grande maioria das vezes sua família, e, portanto, começa a interagir social e culturalmente com todo o sistema brasileiro. Dentro deste cenário, este estudo buscou no discurso de alunos bolivianos de escolas públicas da zona leste de São Paulo, compreender seus sentimentos, e manifestações de multiculturalismo por estarem dentro de uma terra tão distante da sua. Buscou-se ainda, observar o contexto que, de fato, esses estudantes estavam inseridos, observando o tratamento dispensado pelos colegas no contexto escolar, uma vez que a escola, segundo Gadotti (2000) e Freire (1997) é um meio de desmistificar qualquer preconceito existente na comunidade e inserir o indivíduo à socialização e à cultura, visto que a instituição escolar é o primeiro espaço de inclusão ou exclusão, onde a disseminação do preconceito é produzida, mas que ao mesmo tempo, pode ser abolida. Concluiu-se, a partir desta pesquisa, que apesar da maioria dos entrevistados seguirem os padrões de pais e mães trabalhadores da indústria têxtil, alguns se sentem brasileiros por terem vivido a maior parte de suas vidas no país, e não sentem grandes diferenciações no tratamento de seus colegas, procurando incluir-se no contexto e de certa forma renegando suas raízes, enquanto que outros, devido aos conflitos familiares e dificuldades enfrentadas tanto em seu país de origem como em seu país atual possuem grande dificuldade de adaptação e relacionamentos não se sentindo brasileiros, nem bolivianos, não obstante, professores que deveriam ter como papel o de educador inclusivo, acabam por não auxiliar estes alunos devido as suas próprias frustrações com a área em que se encontram. Observou-se, também que, com relação à cidade de São Paulo, todos os alunos entrevistados veem a cidade como um poço de oportunidades em comparação com seu país de origem salientando a parte de lazer e compras, atividades não tão possíveis na Bolívia.The Bolivian immigration to Brazil is a functionalist paradigm that takes place through the assumption that society has a concrete scenario of the Bolivian stereotype enslaved by the textile industry. What few studies bother worrying is that this Bolivian is not inserted in Brazil only as a single subject, but as an individual who brings along, in most cases, his or her family, and therefore begins to interact socially and culturally with all the Brazilian system. Within this scenario, this study aims to analyze the speech of Bolivian students from public schools in the east of São Paulo, understand their feelings and multiculturalism expressions for being in a land so distant from their own. It also aims to analyze the context in which these students are really inserted, observing the treatment dispensed by colleagues in the school context, like it is said by Gadotti (2000) and Freire (1997) the school is a way to demystify any existing prejudice in the community and insert the individual socially and culturally into the society, due to the fact that the school institution is the first place where the inclusion or exclusion can happen and prejudice takes place, but at the same time, it can be banished. With this study we concluded that, despite most of the interviewed students follow on their parents patterns as workers of the textile industry, some of them feel like Brazilians for having been lived most of their lives in the country, and don t feel big differences among their colleagues treatment, trying to insert themselves in the Brazilian context, in a certain way, denying their roots. While others, due to family conflicts and difficulties faced not only in their original country, but so as in their current country, have huge adaptation difficulties and problems to relate with the context, so they don t feel like Brazilian nor Bolivian. Despite these problems, teachers that were supposed to have a part as inclusive educators, end up not helping these students because of their own frustrations within the educational area. We have also observed that, when it comes to the city of São Paulo, all the interviewed students see the city as a well of opportunities in comparison with their country of origin, pointing out the leisure and the shopping activities the city offers, not so possible in Bolivia.application/pdfALVES, Magda. A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24823porUniversidade Presbiteriana Mackenzieimigração bolivianaestudantes bolivianosmulticulturalismoBolivian immigrationBolivian studentsmulticulturalismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4271/Magda%20Alves.pdf.jpgA voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Cormedi, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/7408746216795442BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMagda Alves.pdfMagda Alves.pdfapplication/pdf987140https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/207820a7-1934-48c7-9a68-40a56b59c7e1/download3310f6898bc88022ed02d6c299e5fabeMD51TEXTMagda Alves.pdf.txtMagda Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain244397https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f71e437-f136-4094-83ec-479cef76d8f4/downloada71d5d75c204ffb20623b4dd71352b69MD52THUMBNAILMagda Alves.pdf.jpgMagda Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c18a7ce-d0b0-45c9-9609-8f95c7b0263e/download7608d602db63880b2be723a6aa9e7527MD5310899/248232022-03-14 17:21:22.68oai:dspace.mackenzie.br:10899/24823https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:21:22Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
title A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
spellingShingle A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
Alves, Magda
imigração boliviana
estudantes bolivianos
multiculturalismo
Bolivian immigration
Bolivian students
multiculturalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
title_full A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
title_fullStr A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
title_full_unstemmed A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
title_sort A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo
author Alves, Magda
author_facet Alves, Magda
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613176591861089
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Magda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4376542682189881
contributor_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.subject.por.fl_str_mv imigração boliviana
estudantes bolivianos
multiculturalismo
topic imigração boliviana
estudantes bolivianos
multiculturalismo
Bolivian immigration
Bolivian students
multiculturalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Bolivian immigration
Bolivian students
multiculturalism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A imigração de Bolivianos para o Brasil é um paradigma funcionalista que se dá através da pressuposição de que a sociedade tem um cenário concreto do estereótipo Boliviano escravizado pela indústria têxtil. O que poucos estudos se preocuparam em abordar, é que esse boliviano não se introduz no Brasil apenas como sujeito único, mas como indivíduo que traz consigo na grande maioria das vezes sua família, e, portanto, começa a interagir social e culturalmente com todo o sistema brasileiro. Dentro deste cenário, este estudo buscou no discurso de alunos bolivianos de escolas públicas da zona leste de São Paulo, compreender seus sentimentos, e manifestações de multiculturalismo por estarem dentro de uma terra tão distante da sua. Buscou-se ainda, observar o contexto que, de fato, esses estudantes estavam inseridos, observando o tratamento dispensado pelos colegas no contexto escolar, uma vez que a escola, segundo Gadotti (2000) e Freire (1997) é um meio de desmistificar qualquer preconceito existente na comunidade e inserir o indivíduo à socialização e à cultura, visto que a instituição escolar é o primeiro espaço de inclusão ou exclusão, onde a disseminação do preconceito é produzida, mas que ao mesmo tempo, pode ser abolida. Concluiu-se, a partir desta pesquisa, que apesar da maioria dos entrevistados seguirem os padrões de pais e mães trabalhadores da indústria têxtil, alguns se sentem brasileiros por terem vivido a maior parte de suas vidas no país, e não sentem grandes diferenciações no tratamento de seus colegas, procurando incluir-se no contexto e de certa forma renegando suas raízes, enquanto que outros, devido aos conflitos familiares e dificuldades enfrentadas tanto em seu país de origem como em seu país atual possuem grande dificuldade de adaptação e relacionamentos não se sentindo brasileiros, nem bolivianos, não obstante, professores que deveriam ter como papel o de educador inclusivo, acabam por não auxiliar estes alunos devido as suas próprias frustrações com a área em que se encontram. Observou-se, também que, com relação à cidade de São Paulo, todos os alunos entrevistados veem a cidade como um poço de oportunidades em comparação com seu país de origem salientando a parte de lazer e compras, atividades não tão possíveis na Bolívia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:04Z
2020-05-28T18:11:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-29
2020-05-28T18:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Magda. A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24823
identifier_str_mv ALVES, Magda. A voz de estudantes bolivianos em uma escola pública da Cidade de São Paulo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/207820a7-1934-48c7-9a68-40a56b59c7e1/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f71e437-f136-4094-83ec-479cef76d8f4/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c18a7ce-d0b0-45c9-9609-8f95c7b0263e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3310f6898bc88022ed02d6c299e5fabe
a71d5d75c204ffb20623b4dd71352b69
7608d602db63880b2be723a6aa9e7527
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1829415649719353344