Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Miccas, Camila lattes
Orientador(a): D´antino, Maria Eloisa Famá lattes
Banca de defesa: Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz lattes, Bueno, José Geraldo Silveira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22481
Resumo: A protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment.
id UPM_5cdf6312304ee10e77d83571285c30ff
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22481
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:39:46Z2020-03-19T15:19:52Z2011-10-262020-03-19T15:19:52Z2011-08-18http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22481A protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment.O objetivo deste trabalho foi elaborar um protocolo, baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), para a avaliação de escolares com deficiência intelectual e verificar a sua aplicabilidade. A elaboração do protocolo passou por etapas distintas, a saber, desenvolvimento de um protocolo inicial, revisão após exame de qualificação, análise por pesquisadores juízes e revi-são pela pesquisadora. Ao final desse processo, convergiu-se apenas para o com-ponente Atividades e Participação da CIF para a seleção dos itens componentes no protocolo proposto. A aplicabilidade dessa última versão do protocolo foi verifica-da em estudo-piloto junto a professores do Ensino Fundamental I que ministram au-las para alunos com síndrome de Down em salas regulares da rede municipal de ensino de Barueri, SP. O estudo piloto com grupo controle (crianças com desenvol-vimento típico) e crianças com Síndrome de Down, mostrou que o protocolo avalia a funcionalidade em Atividades e Participação, de forma adequada. Foi verificado, a-través de questionário aplicado com os professores, boa aceitação do uso do proto-colo em ambiente escolar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiadeficiência intelectualsíndrome de Downensino fundamental Iavaliação de escolaresinclusão escolarintellectual disabilitybasic educationschool assessmentinclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAvaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisD´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozhttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363Bueno, José Geraldo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406http://lattes.cnpq.br/1761625866226411Miccas, Camilahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3698/Camila%20Miccas.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1558/1/Camila%20Miccas.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/224812020-03-19 12:19:52.811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
title Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
spellingShingle Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
Miccas, Camila
deficiência intelectual
síndrome de Down
ensino fundamental I
avaliação de escolares
inclusão escolar
intellectual disability
basic education
school assessment
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
title_full Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
title_fullStr Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
title_full_unstemmed Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
title_sort Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
author Miccas, Camila
author_facet Miccas, Camila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D´antino, Maria Eloisa Famá
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1500695593391363
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7661176986869406
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1761625866226411
dc.contributor.author.fl_str_mv Miccas, Camila
contributor_str_mv D´antino, Maria Eloisa Famá
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Bueno, José Geraldo Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv deficiência intelectual
síndrome de Down
ensino fundamental I
avaliação de escolares
inclusão escolar
topic deficiência intelectual
síndrome de Down
ensino fundamental I
avaliação de escolares
inclusão escolar
intellectual disability
basic education
school assessment
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv intellectual disability
basic education
school assessment
inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description A protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-26
2020-03-19T15:19:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:39:46Z
2020-03-19T15:19:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22481
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174463200231424