Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pinto, Maria Lídia de Moraes lattes
Orientador(a): Mizukami, Maria da Graça Nicoletti lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733
Resumo: A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender.
id UPM_65d1bbea4cfe4c295ebebd508b29cd84
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24733
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Pinto, Maria Lídia de MoraesMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/29385478150324782016-03-15T19:42:14Z2020-05-28T18:10:45Z2012-05-102020-05-28T18:10:45Z2012-03-06A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender.The research Eu conto, tu contas Histórias para quem tem história has been developed with students and teachers of Youth and Adults. Qualitative in nature, the survey sought to determine the contributions which the art of storytelling to the process of teaching and learning of this type of education. For this purpose, references in writers sought related to both practice and theory of teaching as the art of storytelling: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, among others. Was also carried out an intervention with stories that range from the very act of them has, through format issues related to their teaching and life. This process occurred through meetings with two groups of adult education. The methodology used for the analysis was to study the material record made in photos, DVD, writing and direct observation of meetings. In the results, we attempted to observe aspects of the relations existing between the group members, especially teachers and students, and also its relations with concepts and ideas that permeate the acts of teaching and learning.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfPINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733porUniversidade Presbiteriana Mackenziearte de contar históriashistórias de vidaEJA Educação de Jovens e Adultosensino-aprendizagemart of storytellinglife historiesEJA - Youth and Adult Educationteaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4075/Maria%20Lidia%20de%20Moraes%20Pinto.pdf.jpgEu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMaria Lidia de Moraes Pinto.pdfMaria Lidia de Moraes Pinto.pdfapplication/pdf3077514https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/425e7ed4-5f8d-474e-8158-6baee3fd035b/download2742d25f117c774751d03b3150a40cddMD51TEXTMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.txtMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain289647https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/180d453f-f149-4132-a490-466fb5a9ea9d/download11bfed07747a5c4227d9e4774f7dc23aMD52THUMBNAILMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.jpgMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fef98e3-ab9d-459b-a908-e43f3a64a42d/download9dd1cee209be15f59ccbd4df31b8b917MD5310899/247332022-03-14 15:51:09.303oai:dspace.mackenzie.br:10899/24733https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:51:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
title Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
spellingShingle Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
Pinto, Maria Lídia de Moraes
arte de contar histórias
histórias de vida
EJA Educação de Jovens e Adultos
ensino-aprendizagem
art of storytelling
life histories
EJA - Youth and Adult Education
teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
title_full Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
title_fullStr Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
title_full_unstemmed Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
title_sort Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
author Pinto, Maria Lídia de Moraes
author_facet Pinto, Maria Lídia de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Lídia de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2938547815032478
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv arte de contar histórias
histórias de vida
EJA Educação de Jovens e Adultos
ensino-aprendizagem
topic arte de contar histórias
histórias de vida
EJA Educação de Jovens e Adultos
ensino-aprendizagem
art of storytelling
life histories
EJA - Youth and Adult Education
teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv art of storytelling
life histories
EJA - Youth and Adult Education
teaching and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2020-05-28T18:10:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:14Z
2020-05-28T18:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733
identifier_str_mv PINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/425e7ed4-5f8d-474e-8158-6baee3fd035b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/180d453f-f149-4132-a490-466fb5a9ea9d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fef98e3-ab9d-459b-a908-e43f3a64a42d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2742d25f117c774751d03b3150a40cdd
11bfed07747a5c4227d9e4774f7dc23a
9dd1cee209be15f59ccbd4df31b8b917
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820115894927360