Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733 |
Resumo: | A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender. |
id |
UPM_65d1bbea4cfe4c295ebebd508b29cd84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24733 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Pinto, Maria Lídia de MoraesMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/29385478150324782016-03-15T19:42:14Z2020-05-28T18:10:45Z2012-05-102020-05-28T18:10:45Z2012-03-06A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender.The research Eu conto, tu contas Histórias para quem tem história has been developed with students and teachers of Youth and Adults. Qualitative in nature, the survey sought to determine the contributions which the art of storytelling to the process of teaching and learning of this type of education. For this purpose, references in writers sought related to both practice and theory of teaching as the art of storytelling: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, among others. Was also carried out an intervention with stories that range from the very act of them has, through format issues related to their teaching and life. This process occurred through meetings with two groups of adult education. The methodology used for the analysis was to study the material record made in photos, DVD, writing and direct observation of meetings. In the results, we attempted to observe aspects of the relations existing between the group members, especially teachers and students, and also its relations with concepts and ideas that permeate the acts of teaching and learning.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfPINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733porUniversidade Presbiteriana Mackenziearte de contar históriashistórias de vidaEJA Educação de Jovens e Adultosensino-aprendizagemart of storytellinglife historiesEJA - Youth and Adult Educationteaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4075/Maria%20Lidia%20de%20Moraes%20Pinto.pdf.jpgEu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMaria Lidia de Moraes Pinto.pdfMaria Lidia de Moraes Pinto.pdfapplication/pdf3077514https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/425e7ed4-5f8d-474e-8158-6baee3fd035b/download2742d25f117c774751d03b3150a40cddMD51TEXTMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.txtMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain289647https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/180d453f-f149-4132-a490-466fb5a9ea9d/download11bfed07747a5c4227d9e4774f7dc23aMD52THUMBNAILMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.jpgMaria Lidia de Moraes Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fef98e3-ab9d-459b-a908-e43f3a64a42d/download9dd1cee209be15f59ccbd4df31b8b917MD5310899/247332022-03-14 15:51:09.303oai:dspace.mackenzie.br:10899/24733https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:51:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
title |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
spellingShingle |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA Pinto, Maria Lídia de Moraes arte de contar histórias histórias de vida EJA Educação de Jovens e Adultos ensino-aprendizagem art of storytelling life histories EJA - Youth and Adult Education teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
title_full |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
title_fullStr |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
title_full_unstemmed |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
title_sort |
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA |
author |
Pinto, Maria Lídia de Moraes |
author_facet |
Pinto, Maria Lídia de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Lídia de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2938547815032478 |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte de contar histórias histórias de vida EJA Educação de Jovens e Adultos ensino-aprendizagem |
topic |
arte de contar histórias histórias de vida EJA Educação de Jovens e Adultos ensino-aprendizagem art of storytelling life histories EJA - Youth and Adult Education teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
art of storytelling life histories EJA - Youth and Adult Education teaching and learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-10 2020-05-28T18:10:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:14Z 2020-05-28T18:10:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733 |
identifier_str_mv |
PINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/425e7ed4-5f8d-474e-8158-6baee3fd035b/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/180d453f-f149-4132-a490-466fb5a9ea9d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fef98e3-ab9d-459b-a908-e43f3a64a42d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2742d25f117c774751d03b3150a40cdd 11bfed07747a5c4227d9e4774f7dc23a 9dd1cee209be15f59ccbd4df31b8b917 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820115894927360 |