A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius
| Ano de defesa: | 2009 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Palavras-chave em Espanhol: | |
| Área do conhecimento CNPq: | |
| Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694 |
Resumo: | Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje. |
| id |
UPM_6c194f6fa59dcfee14b3a8cd2e9aa85d |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25694 |
| network_acronym_str |
UPM |
| network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
| repository_id_str |
|
| spelling |
http://lattes.cnpq.br/3150301525676448Panarelli, Angélica MoreiraGomes, Antonio Máspoli de Araújo http://lattes.cnpq.br/21142815677224062016-03-15T19:48:52Z2020-05-28T18:14:35Z2009-09-082020-05-28T18:14:35Z2009-03-05Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje.En esta disertación se buscó analizar el estudio con respecto a la disciplina escolar en la enseñanza media en conjunto con el Sagrado, analizando el trabajo desarrollado por los reformadores Lutero y Calvino y otros pedagogos como Comenius, en el medio educacional con respecto a la disciplina escolar, percibiendo lo que caracterizó la indisciplina en el siglo de los reformadores y lo que la caracteriza hoy en día, apuntando lo que profesores y alumnos esperan unos de los otros en clase, buscando capacitar al docente con tecnicas y metodos que trabajan en la questión disciplinar. Lo que se puede rescatar del pasado hacia el presente que produzca una mejora en la construcción, donde haya menos conflictos entre docentes y alumnos. Lo que falta en ambos para una mejor relación. La propuesta de Comenius y de estos reformadores y pedagogos es totalmente actual, valida e indispensable, con razón a la crisis por la cual la humanidad educacional atravieza. A partir de estos questionamientos fueron realizadas pesquisas bibliograficas y observaciones en clases, demostrando toda la importancia de la contribuición de los estudios de estos reformadores a la aplicación en las escuelas en los días actuales.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfPANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694porUniversidade Presbiteriana MackenzieJoão Amós Comeniusdisciplinaeducaçãoensino fundamentalrelação professor/alunoensino religiosoJoão Amós Comeniusdisciplinaeducaciónenseñanza fundamentalrelación profesor/alumnoenseñanza religiosaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4727/Angelica%20Moreira%20Panarelli.pdf.jpgA disciplina escolar no pensamento de João Amós Comeniusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELopes, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7707777703469117Chaves, Arthur Pintohttp://lattes.cnpq.br/3855733672656727BRReligiãoUPMCiências da ReligiãoORIGINALAngelica Moreira Panarelli.pdfAngelica Moreira Panarelli.pdfapplication/pdf349393https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0784dff2-5ca1-4553-9e88-8ab3cc8019a9/download87441fb3fd8d4e64ce1fed2eacbcd15dMD51TEXTAngelica Moreira Panarelli.pdf.txtAngelica Moreira Panarelli.pdf.txtExtracted texttext/plain105898https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30c6dcbd-deda-4279-a702-099d4415a617/download98e24ec808ae336414bc68e7262dd4d0MD52THUMBNAILAngelica Moreira Panarelli.pdf.jpgAngelica Moreira Panarelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ac5e0ef-0036-4539-9752-2ba124af69ca/downloadea9f2819cdb72d4abe50903043cb12efMD5310899/256942023-11-13 14:06:49.931oai:dspace.mackenzie.br:10899/25694https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-13T14:06:49Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
| dc.title.por.fl_str_mv |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| title |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| spellingShingle |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius Panarelli, Angélica Moreira João Amós Comenius disciplina educação ensino fundamental relação professor/aluno ensino religioso João Amós Comenius disciplina educación enseñanza fundamental relación profesor/alumno enseñanza religiosa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| title_short |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| title_full |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| title_fullStr |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| title_full_unstemmed |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| title_sort |
A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius |
| author |
Panarelli, Angélica Moreira |
| author_facet |
Panarelli, Angélica Moreira |
| author_role |
author |
| dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3150301525676448 |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panarelli, Angélica Moreira |
| dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Antonio Máspoli de Araújo |
| dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2114281567722406 |
| contributor_str_mv |
Gomes, Antonio Máspoli de Araújo |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
João Amós Comenius disciplina educação ensino fundamental relação professor/aluno ensino religioso |
| topic |
João Amós Comenius disciplina educação ensino fundamental relação professor/aluno ensino religioso João Amós Comenius disciplina educación enseñanza fundamental relación profesor/alumno enseñanza religiosa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| dc.subject.spa.fl_str_mv |
João Amós Comenius disciplina educación enseñanza fundamental relación profesor/alumno enseñanza religiosa |
| dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| description |
Nesta dissertação, buscou-se analisar o estudo a respeito da disciplina escolar no ensino fundamental II em junção com o Sagrado, verificando o trabalho desenvolvido pelos reformadores Lutero e Calvino e outros pedagogos, como Comenius, no meio educacional, a respeito da questão disciplinar do aluno, constatando o que caracterizou a indisciplina no século dos reformadores, e o que a caracteriza hoje. Discorrendo o que professor e aluno esperam um do outro em sala de aula, visando capacitar o docente com técnicas e métodos que trabalham a questão disciplinar. E assim resgatar do passado técnicas que proporcionem a construção de uma relação, na qual haja menos conflitos e garanta um melhor aprendizado. A proposta de Comenius e desses reformadores e pedagogos é totalmente atual, válida e indispensável, em razão da crise pela qual a humanidade educacional atravessa, devido aos problemas de relacionamento que gera a indisciplina pela insatisfação, quando algo não vai bem em sala. A partir desses questionamentos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observações em salas de aulas, trazendo à tona toda a contribuição dos estudos desses reformadores à aplicação nas escolas nos dias de hoje. |
| publishDate |
2009 |
| dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-08 2020-05-28T18:14:35Z |
| dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-05 |
| dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:48:52Z 2020-05-28T18:14:35Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694 |
| identifier_str_mv |
PANARELLI, Angélica Moreira. A disciplina escolar no pensamento de João Amós Comenius. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. |
| url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25694 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
| publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
| instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
| instacron_str |
MACKENZIE |
| institution |
MACKENZIE |
| reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
| collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
| bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0784dff2-5ca1-4553-9e88-8ab3cc8019a9/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30c6dcbd-deda-4279-a702-099d4415a617/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ac5e0ef-0036-4539-9752-2ba124af69ca/download |
| bitstream.checksum.fl_str_mv |
87441fb3fd8d4e64ce1fed2eacbcd15d 98e24ec808ae336414bc68e7262dd4d0 ea9f2819cdb72d4abe50903043cb12ef |
| bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
| repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
| _version_ |
1829415652359667712 |