A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Administração de Empresas
|
Departamento: |
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641 |
Resumo: | Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way. |
id |
UPM_73d2b51ac336de9bfd022f74e0d05e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23641 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-04T16:03:31Z2020-05-28T18:04:32Z2020-05-28T18:04:32Z2017-11-29CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way.As audiências de conciliação visam, em seu cerne, alcançar uma efetiva harmonização social entre as partes envolvidas em um conflito, por meio da humanização no processo de resolução de conflitos. Considerando que participam das audiências de conciliação, além do conciliador, o consumidor que realizou a reclamação e o representante da empresa reclamada, este estudo considera oportuno conhecer como as interações mediadas pela linguagem constroem encontros de dignidade na negociação, em audiências de conciliação. Para a construção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os consumidores, conciliadores e representantes de empresa de telefonia. A análise e interpretação dos dados se deram por meida Análise de Discurso, com o intuito de tornar evidentes os diferentes efeitos de sentidos passíveis de serem compreendidos por meio da materialidade discursiva, e para melhor compreender como a dignidade é construída na interação entre os atores envolvidos. Neste estudo foi possível perceber que nos encontros que ocorrem em audiências de conciliação, a promoção e a violação da dignidade ocorrem de forma imbricada e complexa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessnegociaçãoconciliaçãodignidadeanálise de discursoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefoniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901Domenico, Silvia Marcia Russi deSobral, Filipe João Bera de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/3156948212020425Carrijo, Flávia Alveshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16593/FLAVIA%20ALVES%20CARRIJO.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3587/5/FLAVIA%20ALVES%20CARRIJO.pdfnegotiationconciliationdignitydiscourse analysisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236412020-05-28 15:04:32.207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
title |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
spellingShingle |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia Carrijo, Flávia Alves negociação conciliação dignidade análise de discurso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
title_full |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
title_fullStr |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
title_full_unstemmed |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
title_sort |
A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia |
author |
Carrijo, Flávia Alves |
author_facet |
Carrijo, Flávia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Luisa Mendes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2179893747302901 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sobral, Filipe João Bera de Azevedo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3156948212020425 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrijo, Flávia Alves |
contributor_str_mv |
Teixeira, Maria Luisa Mendes Domenico, Silvia Marcia Russi de Sobral, Filipe João Bera de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
negociação conciliação dignidade análise de discurso |
topic |
negociação conciliação dignidade análise de discurso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-04T16:03:31Z 2020-05-28T18:04:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641 |
identifier_str_mv |
CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração de Empresas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174471942209536 |