A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Carrijo, Flávia Alves lattes
Orientador(a): Teixeira, Maria Luisa Mendes lattes
Banca de defesa: Domenico, Silvia Marcia Russi de, Sobral, Filipe João Bera de Azevedo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641
Resumo: Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way.
id UPM_73d2b51ac336de9bfd022f74e0d05e77
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23641
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2018-05-04T16:03:31Z2020-05-28T18:04:32Z2020-05-28T18:04:32Z2017-11-29CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way.As audiências de conciliação visam, em seu cerne, alcançar uma efetiva harmonização social entre as partes envolvidas em um conflito, por meio da humanização no processo de resolução de conflitos. Considerando que participam das audiências de conciliação, além do conciliador, o consumidor que realizou a reclamação e o representante da empresa reclamada, este estudo considera oportuno conhecer como as interações mediadas pela linguagem constroem encontros de dignidade na negociação, em audiências de conciliação. Para a construção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os consumidores, conciliadores e representantes de empresa de telefonia. A análise e interpretação dos dados se deram por meida Análise de Discurso, com o intuito de tornar evidentes os diferentes efeitos de sentidos passíveis de serem compreendidos por meio da materialidade discursiva, e para melhor compreender como a dignidade é construída na interação entre os atores envolvidos. Neste estudo foi possível perceber que nos encontros que ocorrem em audiências de conciliação, a promoção e a violação da dignidade ocorrem de forma imbricada e complexa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessnegociaçãoconciliaçãodignidadeanálise de discursoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefoniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901Domenico, Silvia Marcia Russi deSobral, Filipe João Bera de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/3156948212020425Carrijo, Flávia Alveshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16593/FLAVIA%20ALVES%20CARRIJO.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3587/5/FLAVIA%20ALVES%20CARRIJO.pdfnegotiationconciliationdignitydiscourse analysisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236412020-05-28 15:04:32.207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
title A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
spellingShingle A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
Carrijo, Flávia Alves
negociação
conciliação
dignidade
análise de discurso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
title_full A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
title_fullStr A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
title_full_unstemmed A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
title_sort A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia
author Carrijo, Flávia Alves
author_facet Carrijo, Flávia Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Maria Luisa Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2179893747302901
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sobral, Filipe João Bera de Azevedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3156948212020425
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrijo, Flávia Alves
contributor_str_mv Teixeira, Maria Luisa Mendes
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Sobral, Filipe João Bera de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv negociação
conciliação
dignidade
análise de discurso
topic negociação
conciliação
dignidade
análise de discurso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Conciliation hearings aim, at their core, to achieve an effective social harmonization between the parties involved in a conflict, through the humanization of the process of conflict resolution. Considering that conciliation hearings involve, besides the conciliator, the consumer who made the complaint and the representative of the claimed company, this study considers opportune to know how language-mediated interactions build dignity meetings in these negotiations. For data collection semi-structured interviews were conducted with the consumers, conciliators and representatives of a telephone company. Discourse Analysis was used for data analysis and interpretation, in order to make evident the different effects of the senses that can be understood through discursive materiality, and to better understand how dignity is built in the interaction between the actors. It was possible to notice that in conciliation hearings promotion and violation of dignity occur in an entangled and complex way.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-04T16:03:31Z
2020-05-28T18:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641
identifier_str_mv CARRIJO, Flávia Alves. A dignidade em audiência de conciliação : um estudo com consumidores, conciliadores e representantes de empresas de telefonia. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174471942209536