Suporte analógico: desenho à mão livre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rossi, Maria Cristina de Barros lattes
Orientador(a): Alonso, Carlos Egídio lattes
Banca de defesa: Florio, Wilson lattes, Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064
Resumo: It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays.
id UPM_75fd866d387676b7f10fd646c35d9886
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26064
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/1085450873991000Florio, Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/2268543062941592Mazzilli, Clice de Toledo Sanjarhttp://lattes.cnpq.br/9635315172253349Alonso, Carlos Egídiohttp://lattes.cnpq.br/0560712746829940Rossi, Maria Cristina de Barros2016-04-16T00:13:29Z2020-05-28T18:16:34Z2008-05-202020-05-28T18:16:34Z2008-03-11ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays.Nos meios acadêmicos e profissionais verifica-se cotidianamente a importância do desenho enquanto instrumento fundamentalmente adequado para a reflexão e elaboração de intenções projetuais de espaços na formação de um arquiteto; em grande parte é por intermédio dele que os estudantes irão adquirir experiências no traço, no reconhecimento das formas, no uso de instrumentos de representação e, com o auxílio de algumas técnicas, materializá-los. Essa reflexão por intermédio do desenho tem caráter ativo, ou seja, atua de forma decisiva no ato de pensar o projeto, agindo conjuntamente com os conceitos verbais, estabelecendo, dessa forma, uma síntese que se faz em configuração; não se trata de representar passivamente o percebido ou o pensado , mas, sim, imediatamente um ato de pensar o projeto. O desenho de expressão, ou seja, o desenho não normatizado, contribui decisivamente para este processo, com fundamental atuação no início do curso de Arquitetura e Urbanismo quando os estudantes possuem maior liberdade expressiva e, ainda, menor compromisso com as técnicas construtivas.Este estudo pretende questionar o significado do termo desenho no tempo, os principais paradigmas de sua manifestação em culturas distintas e dissertar sobre a validade desse raciocínio nos dias de hoje.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e Urbanismodesenho à mão livrepercepçãorepresentaçãofreehand sketchingperceptionrepresentationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOSuporte analógico: desenho à mão livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMaria Cristina de Barros Rossi....pdfMaria Cristina de Barros Rossi....pdfMaria Rossiapplication/pdf10219198https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/1/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf938be9193bdc2a9e61f4c1914b5a914aMD51TEXTMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.txtMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.txtExtracted texttext/plain291916https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/2/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.txt71c758b6127bc155666575a3a1c406b6MD52THUMBNAILMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.jpgMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/3/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.jpgfd7433c9305df91f6168189fdb9dd58aMD5310899/260642022-03-09 03:02:30.641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Suporte analógico: desenho à mão livre
title Suporte analógico: desenho à mão livre
spellingShingle Suporte analógico: desenho à mão livre
Rossi, Maria Cristina de Barros
desenho à mão livre
percepção
representação
freehand sketching
perception
representation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Suporte analógico: desenho à mão livre
title_full Suporte analógico: desenho à mão livre
title_fullStr Suporte analógico: desenho à mão livre
title_full_unstemmed Suporte analógico: desenho à mão livre
title_sort Suporte analógico: desenho à mão livre
author Rossi, Maria Cristina de Barros
author_facet Rossi, Maria Cristina de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1085450873991000
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Florio, Wilson
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2268543062941592
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9635315172253349
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alonso, Carlos Egídio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0560712746829940
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Maria Cristina de Barros
contributor_str_mv Florio, Wilson
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Alonso, Carlos Egídio
dc.subject.por.fl_str_mv desenho à mão livre
percepção
representação
topic desenho à mão livre
percepção
representação
freehand sketching
perception
representation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.subject.eng.fl_str_mv freehand sketching
perception
representation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-20
2020-05-28T18:16:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-16T00:13:29Z
2020-05-28T18:16:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064
identifier_str_mv ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/1/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/2/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/3/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 938be9193bdc2a9e61f4c1914b5a914a
71c758b6127bc155666575a3a1c406b6
fd7433c9305df91f6168189fdb9dd58a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174450860589056