Suporte analógico: desenho à mão livre
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Arquitetura e Urbanismo
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064 |
Resumo: | It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays. |
id |
UPM_75fd866d387676b7f10fd646c35d9886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26064 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1085450873991000Florio, Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/2268543062941592Mazzilli, Clice de Toledo Sanjarhttp://lattes.cnpq.br/9635315172253349Alonso, Carlos Egídiohttp://lattes.cnpq.br/0560712746829940Rossi, Maria Cristina de Barros2016-04-16T00:13:29Z2020-05-28T18:16:34Z2008-05-202020-05-28T18:16:34Z2008-03-11ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays.Nos meios acadêmicos e profissionais verifica-se cotidianamente a importância do desenho enquanto instrumento fundamentalmente adequado para a reflexão e elaboração de intenções projetuais de espaços na formação de um arquiteto; em grande parte é por intermédio dele que os estudantes irão adquirir experiências no traço, no reconhecimento das formas, no uso de instrumentos de representação e, com o auxílio de algumas técnicas, materializá-los. Essa reflexão por intermédio do desenho tem caráter ativo, ou seja, atua de forma decisiva no ato de pensar o projeto, agindo conjuntamente com os conceitos verbais, estabelecendo, dessa forma, uma síntese que se faz em configuração; não se trata de representar passivamente o percebido ou o pensado , mas, sim, imediatamente um ato de pensar o projeto. O desenho de expressão, ou seja, o desenho não normatizado, contribui decisivamente para este processo, com fundamental atuação no início do curso de Arquitetura e Urbanismo quando os estudantes possuem maior liberdade expressiva e, ainda, menor compromisso com as técnicas construtivas.Este estudo pretende questionar o significado do termo desenho no tempo, os principais paradigmas de sua manifestação em culturas distintas e dissertar sobre a validade desse raciocínio nos dias de hoje.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e Urbanismodesenho à mão livrepercepçãorepresentaçãofreehand sketchingperceptionrepresentationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOSuporte analógico: desenho à mão livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMaria Cristina de Barros Rossi....pdfMaria Cristina de Barros Rossi....pdfMaria Rossiapplication/pdf10219198https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/1/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf938be9193bdc2a9e61f4c1914b5a914aMD51TEXTMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.txtMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.txtExtracted texttext/plain291916https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/2/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.txt71c758b6127bc155666575a3a1c406b6MD52THUMBNAILMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.jpgMaria Cristina de Barros Rossi....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/3/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.jpgfd7433c9305df91f6168189fdb9dd58aMD5310899/260642022-03-09 03:02:30.641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
title |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
spellingShingle |
Suporte analógico: desenho à mão livre Rossi, Maria Cristina de Barros desenho à mão livre percepção representação freehand sketching perception representation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
title_short |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
title_full |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
title_fullStr |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
title_full_unstemmed |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
title_sort |
Suporte analógico: desenho à mão livre |
author |
Rossi, Maria Cristina de Barros |
author_facet |
Rossi, Maria Cristina de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1085450873991000 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Florio, Wilson |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2268543062941592 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9635315172253349 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Carlos Egídio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0560712746829940 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Maria Cristina de Barros |
contributor_str_mv |
Florio, Wilson Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar Alonso, Carlos Egídio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenho à mão livre percepção representação |
topic |
desenho à mão livre percepção representação freehand sketching perception representation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
freehand sketching perception representation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
description |
It is noticeable in the circle of academics and professionals the importance of drawing as a fundamental instrument to reflect and elaborate the intention and exploration of space and form of the architect. In a great extend students will acquire line drawing experiences through drawing practice by recognizing forms in the use of representative instruments, and materializing it with the help of techniques. This reflexive thought has an active character which acts in a straight forward manner to the way thinking of the project, acting together with verbal concepts, and by this means establishing the synthesis done by configuration. It is not a matter of passively represent what is perceived or thought but yet an immediate act of thinking the project. Expression drawing, as a drawing that does not possess norms, greatly contributes to this process with its fundamental participation in the early years of the Architecture and Urbanism courses when students bring their expressive liberty and carry with themselves a lessen commitment to constructive techniques. This study intends to question the meaning in time for the drawing term by expressing its validity on the way of thinking of it nowadays. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-20 2020-05-28T18:16:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-16T00:13:29Z 2020-05-28T18:16:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064 |
identifier_str_mv |
ROSSI, Maria Cristina de Barros. Suporte analógico: desenho à mão livre. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/1/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/2/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26064/3/Maria%20Cristina%20de%20Barros%20Rossi....pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
938be9193bdc2a9e61f4c1914b5a914a 71c758b6127bc155666575a3a1c406b6 fd7433c9305df91f6168189fdb9dd58a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174450860589056 |