Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Faria, Marcio Antonio lattes
Orientador(a): Giora, Regina Célia Faria Amaro lattes
Banca de defesa: Aquino, Maria Aparecida de lattes, Sakamoto, Cleusa Kazue lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24709
Resumo: This work proposes some reflexions about choir singing in the school environment, with the main objective of demonstrating how possible is for a generalist teacher to develop a musical practice on high school counting on their natural abilities and with the development of these natural abilities in a continuing graduation program in music. For that, interviews and activities were carried out with the teacher, and it was analyzed, not only the rehearsals, but also the characteristics of her job which can only be emphasized through a deep observation. Through the interview analysis and the observation of the teacher s activities and the choir s performance, besides the bibliographical surveying and the specific documents, we were able to have access to trialed paths and to the conceptions of musical education underlying the teacher s job. This work allows us to conclude that the choir singing is a fundamental strategy to the development of the several intelligences and cognitive and social abilities of the student, as well as it contributes with some suggestions of musical activities and it confirms the multidiscipline job of the teacher from this area
id UPM_795f774b00a30f17bddabd0004c064fc
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24709
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:05Z2020-05-28T18:10:41Z2011-12-122020-05-28T18:10:41Z2011-08-19FARIA, Marcio Antonio. Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24709This work proposes some reflexions about choir singing in the school environment, with the main objective of demonstrating how possible is for a generalist teacher to develop a musical practice on high school counting on their natural abilities and with the development of these natural abilities in a continuing graduation program in music. For that, interviews and activities were carried out with the teacher, and it was analyzed, not only the rehearsals, but also the characteristics of her job which can only be emphasized through a deep observation. Through the interview analysis and the observation of the teacher s activities and the choir s performance, besides the bibliographical surveying and the specific documents, we were able to have access to trialed paths and to the conceptions of musical education underlying the teacher s job. This work allows us to conclude that the choir singing is a fundamental strategy to the development of the several intelligences and cognitive and social abilities of the student, as well as it contributes with some suggestions of musical activities and it confirms the multidiscipline job of the teacher from this areaEste trabalho propõe algumas reflexões sobre o canto coral no ambiente escolar, tendo como objetivo principal demonstrar como é possível uma professora generalista desenvolver uma prática musical no ensino fundamental contando com suas habilidades naturais e com o desenvolvimento dessas habilidades num programa de formação continuada em música. Para tanto, foram realizadas entrevistas e atividades com a professora, e feita uma análise não somente dos ensaios, mas também das características de seu trabalho que só mediante uma observação mais específica podem ser ressaltadas. Por meio da análise da entrevista e observação das atividades da professora e da atuação do coral, além do levantamento bibliográfico e de documentos específicos, pôde-se ter acesso aos caminhos percorridos e às concepções de educação musical subjacentes ao trabalho da professora. Este trabalho permite concluir que o canto coral é estratégia fundamental para o desenvolvimento das diversas inteligências e das habilidades cognitivas e sociais do estudante, bem como contribui com algumas sugestões de atividades musicais e corrobora com o trabalho multidisciplinar do professor da áreaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriacanto coraleducação musicalcapacitação de professoreschoir singingmusical educationtraining educatorsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACanto coral: um estudo sobre a prática do canto na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGiora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Aquino, Maria Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/2277468751962116Sakamoto, Cleusa Kazuehttp://lattes.cnpq.br/7999221557997658http://lattes.cnpq.br/0179935734761318Faria, Marcio Antoniohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4052/Marcio%20Antonio%20Faria.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1816/1/Marcio%20Antonio%20Faria.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247092020-05-28 15:10:41.808Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
title Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
spellingShingle Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
Faria, Marcio Antonio
canto coral
educação musical
capacitação de professores
choir singing
musical education
training educators
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
title_full Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
title_fullStr Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
title_full_unstemmed Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
title_sort Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
author Faria, Marcio Antonio
author_facet Faria, Marcio Antonio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giora, Regina Célia Faria Amaro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7987535061534762
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aquino, Maria Aparecida de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2277468751962116
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sakamoto, Cleusa Kazue
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7999221557997658
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0179935734761318
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marcio Antonio
contributor_str_mv Giora, Regina Célia Faria Amaro
Aquino, Maria Aparecida de
Sakamoto, Cleusa Kazue
dc.subject.por.fl_str_mv canto coral
educação musical
capacitação de professores
topic canto coral
educação musical
capacitação de professores
choir singing
musical education
training educators
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv choir singing
musical education
training educators
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This work proposes some reflexions about choir singing in the school environment, with the main objective of demonstrating how possible is for a generalist teacher to develop a musical practice on high school counting on their natural abilities and with the development of these natural abilities in a continuing graduation program in music. For that, interviews and activities were carried out with the teacher, and it was analyzed, not only the rehearsals, but also the characteristics of her job which can only be emphasized through a deep observation. Through the interview analysis and the observation of the teacher s activities and the choir s performance, besides the bibliographical surveying and the specific documents, we were able to have access to trialed paths and to the conceptions of musical education underlying the teacher s job. This work allows us to conclude that the choir singing is a fundamental strategy to the development of the several intelligences and cognitive and social abilities of the student, as well as it contributes with some suggestions of musical activities and it confirms the multidiscipline job of the teacher from this area
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-12
2020-05-28T18:10:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:05Z
2020-05-28T18:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Marcio Antonio. Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24709
identifier_str_mv FARIA, Marcio Antonio. Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174473792946176