Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Deise Cristina Moreira da lattes
Orientador(a): Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli lattes
Banca de defesa: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti lattes, Cunha, Micheline Rizcallah Kanaan da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746
Resumo: This essay examines the existing and the need of mathematics in the work of the contemporary architect as well as in their academic studies, whether as content (academic subject - formal knowledge of the fundamentals) or as a tool (instrument - use of informal knowledge). This is a qualitative study pointing out two aspects: the first refers to research on laws, regulations and scholars; and the other, the interview with architects who teach architects, leads us to the analysis of architect s studies and performance in both ends, verifying in each one how mathematics is present during the studies and performance of the architect. Concurrently, it is a survey about the learning of Mathematics in Brazil, which shows the low level of knowledge (formal and informal) of such science. The results indicate that, for the good performance of the contemporary architect, IT is required to know and use mathematics well and, even though students enroll in the course without the necessary neither the sufficient knowledge in Mathematics, that gap is not always hindering during their studies development.
id UPM_7c69e8f85e24c3cdb49548be23326f10
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24746
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:23Z2020-05-28T18:10:47Z2013-05-252020-05-28T18:10:47Z2013-02-20http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746This essay examines the existing and the need of mathematics in the work of the contemporary architect as well as in their academic studies, whether as content (academic subject - formal knowledge of the fundamentals) or as a tool (instrument - use of informal knowledge). This is a qualitative study pointing out two aspects: the first refers to research on laws, regulations and scholars; and the other, the interview with architects who teach architects, leads us to the analysis of architect s studies and performance in both ends, verifying in each one how mathematics is present during the studies and performance of the architect. Concurrently, it is a survey about the learning of Mathematics in Brazil, which shows the low level of knowledge (formal and informal) of such science. The results indicate that, for the good performance of the contemporary architect, IT is required to know and use mathematics well and, even though students enroll in the course without the necessary neither the sufficient knowledge in Mathematics, that gap is not always hindering during their studies development.Esta dissertação examina a existência e a necessidade da matemática na atuação do arquiteto na contemporaneidade e, consequentemente, em sua formação, seja como conteúdo (disciplina acadêmica conhecimento formal dos fundamentos) ou como ferramenta (instrumento uso do conhecimento informal). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa sob dois aspectos, o primeiro refere-se à pesquisa em leis, regulamentações e estudiosos da área; e o outro, à entrevista com arquitetos que formam arquitetos, que nos remete à analise da formação e da atuação do arquiteto nos dois polos verificando, em cada um deles, de que forma a Matemática se faz presente na formação e na atuação do arquiteto. Concomitantemente, faz-se um levantamento a respeito da aprendizagem da Matemática no Brasil no qual se constata o baixo nível do conhecimento (formal e informal) de tal ciência. Os resultados indicam que, para a boa atuação do arquiteto na contemporaneidade se faz necessário conhecer e saber utilizar a Matemática e que, apesar de os alunos ingressarem no curso sem o conhecimento necessário e suficiente, em sua formação de arquiteto essa lacuna nem sempre é preenchida.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaarquiteturamatemáticadocência universitáriaaprendizagem da docênciacurrículo do curso de arquiteturaarchitecturemathematicsuniversity teachinglearning teachingcurriculum of architectureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Cunha, Micheline Rizcallah Kanaan dahttp://lattes.cnpq.br/2017100572102547http://lattes.cnpq.br/3873629593755556Silva, Deise Cristina Moreira dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4090/Deise%20Cristina%20Moreira%20da%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1854/1/Deise%20Cristina%20Moreira%20da%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247462020-05-28 15:10:47.335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
title Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
spellingShingle Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
Silva, Deise Cristina Moreira da
arquitetura
matemática
docência universitária
aprendizagem da docência
currículo do curso de arquitetura
architecture
mathematics
university teaching
learning teaching
curriculum of architecture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
title_full Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
title_fullStr Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
title_full_unstemmed Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
title_sort Arquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
author Silva, Deise Cristina Moreira da
author_facet Silva, Deise Cristina Moreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cunha, Micheline Rizcallah Kanaan da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2017100572102547
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3873629593755556
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Deise Cristina Moreira da
contributor_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Cunha, Micheline Rizcallah Kanaan da
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura
matemática
docência universitária
aprendizagem da docência
currículo do curso de arquitetura
topic arquitetura
matemática
docência universitária
aprendizagem da docência
currículo do curso de arquitetura
architecture
mathematics
university teaching
learning teaching
curriculum of architecture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv architecture
mathematics
university teaching
learning teaching
curriculum of architecture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This essay examines the existing and the need of mathematics in the work of the contemporary architect as well as in their academic studies, whether as content (academic subject - formal knowledge of the fundamentals) or as a tool (instrument - use of informal knowledge). This is a qualitative study pointing out two aspects: the first refers to research on laws, regulations and scholars; and the other, the interview with architects who teach architects, leads us to the analysis of architect s studies and performance in both ends, verifying in each one how mathematics is present during the studies and performance of the architect. Concurrently, it is a survey about the learning of Mathematics in Brazil, which shows the low level of knowledge (formal and informal) of such science. The results indicate that, for the good performance of the contemporary architect, IT is required to know and use mathematics well and, even though students enroll in the course without the necessary neither the sufficient knowledge in Mathematics, that gap is not always hindering during their studies development.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-25
2020-05-28T18:10:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:23Z
2020-05-28T18:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174479211986944