A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rocha, Sylvana dos Santos lattes
Orientador(a): Peña, Maria de Los Dolores Jimenez lattes
Banca de defesa: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de lattes, Feldmann, Marina Graziela lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841
Resumo: This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society.
id UPM_8b651bfde0e28e119bdb6b7d7f9f242a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24841
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:43:19Z2020-05-28T18:11:02Z2008-08-052020-05-28T18:11:02Z2008-02-22ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society.O presente trabalho trata de um estudo exploratório sobre as percepções dos gestores educacionais e de empresas a respeito do ingresso de estudantes egressos cursos de Graduação a Distância. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho exploratório e os dados foram coletados do banco do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, entrevistas semi- estruturadas com gestores educacionais e de empresas. Constatou-se que, apesar da Educação a Distância EAD, no Brasil, estar em ampla expansão, e apresentar um novo paradigma na educação superior brasileira , depara-se com um cenário de descrédito, preconceito e falta de conhecimento do meio empresarial investigado. A pesquisa ressalta a dicotomia entre o mundo da educação e do trabalho, com necessidade urgente de superação, para atender às demandas da sociedade do conhecimento.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação superioreducação a distânciaprática profissionalestágio de estudantesuniversity educationlong distance educationprofessional practicestudents trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Araujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Feldmann, Marina Grazielahttp://lattes.cnpq.br/5107177703842569http://lattes.cnpq.br/2806517318160482Rocha, Sylvana dos Santoshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4273/Sylvana%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1968/1/Sylvana%20dos%20Santos%20Rocha.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248412020-05-28 15:11:02.997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
title A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
spellingShingle A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
Rocha, Sylvana dos Santos
educação superior
educação a distância
prática profissional
estágio de estudantes
university education
long distance education
professional practice
students training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
title_full A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
title_fullStr A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
title_full_unstemmed A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
title_sort A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
author Rocha, Sylvana dos Santos
author_facet Rocha, Sylvana dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520043604080391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5107177703842569
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2806517318160482
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sylvana dos Santos
contributor_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Feldmann, Marina Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior
educação a distância
prática profissional
estágio de estudantes
topic educação superior
educação a distância
prática profissional
estágio de estudantes
university education
long distance education
professional practice
students training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv university education
long distance education
professional practice
students training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-08-05
2020-05-28T18:11:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:19Z
2020-05-28T18:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841
identifier_str_mv ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174461852811264