A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841 |
Resumo: | This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society. |
id |
UPM_8b651bfde0e28e119bdb6b7d7f9f242a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24841 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:43:19Z2020-05-28T18:11:02Z2008-08-052020-05-28T18:11:02Z2008-02-22ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society.O presente trabalho trata de um estudo exploratório sobre as percepções dos gestores educacionais e de empresas a respeito do ingresso de estudantes egressos cursos de Graduação a Distância. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho exploratório e os dados foram coletados do banco do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, entrevistas semi- estruturadas com gestores educacionais e de empresas. Constatou-se que, apesar da Educação a Distância EAD, no Brasil, estar em ampla expansão, e apresentar um novo paradigma na educação superior brasileira , depara-se com um cenário de descrédito, preconceito e falta de conhecimento do meio empresarial investigado. A pesquisa ressalta a dicotomia entre o mundo da educação e do trabalho, com necessidade urgente de superação, para atender às demandas da sociedade do conhecimento.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação superioreducação a distânciaprática profissionalestágio de estudantesuniversity educationlong distance educationprofessional practicestudents trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Araujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Feldmann, Marina Grazielahttp://lattes.cnpq.br/5107177703842569http://lattes.cnpq.br/2806517318160482Rocha, Sylvana dos Santoshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4273/Sylvana%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1968/1/Sylvana%20dos%20Santos%20Rocha.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248412020-05-28 15:11:02.997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
title |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
spellingShingle |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE Rocha, Sylvana dos Santos educação superior educação a distância prática profissional estágio de estudantes university education long distance education professional practice students training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
title_full |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
title_fullStr |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
title_full_unstemmed |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
title_sort |
A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE |
author |
Rocha, Sylvana dos Santos |
author_facet |
Rocha, Sylvana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9520043604080391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5107177703842569 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2806517318160482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sylvana dos Santos |
contributor_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez Araujo, Paulo Roberto Monteiro de Feldmann, Marina Graziela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior educação a distância prática profissional estágio de estudantes |
topic |
educação superior educação a distância prática profissional estágio de estudantes university education long distance education professional practice students training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
university education long distance education professional practice students training |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-08-05 2020-05-28T18:11:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:19Z 2020-05-28T18:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174461852811264 |