A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Meister, Izabel Patrícia lattes
Orientador(a): Peña, Maria de Los Dolores Jimenez lattes
Banca de defesa: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias lattes, Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva lattes, Azevedo, Wilton Luiz de lattes, Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24582
Resumo: This thesis is inserted in the context of social networks, which is embedded in cyberspace. For the complex nature of the phenomenon investigated, this research takes a multidisciplinary approach as fundamental and works with three guiding principles: knowledge, collective intelligence and complexity. This multidisciplinary look also leads the need for a qualitative approach because is treating a process. The method is virtual ethnographic research that allowed us to observe and track records of social networks chosen: The Colearn Community in Tool Library, the Colearn group and the Filtros Educação & Aprendizagem XXI group, both on Facebook. The investigation in these social networks revealed this predominant social space can be configured as a space of creation and acquisition of knowledge. It indicates that this knowledge is particular in the network. It is constructed from the overlap between the knowledge and collective intelligences that become part of a connection-based process. It calls this phenomenon as weaving because it involves the relationship between convergence and expansion determined by the State of Relevance in addition to interacting agents and contexts. This condition is the main finding of this thesis. The weaving of knowledge in social networks: habitat of collective intelligences reveals a self-perspective from the importance of social networks facing the contemporary knowledge.
id UPM_9a9941056978b9bebe1ec604075bb07f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24582
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:44:08Z2020-05-28T18:09:45Z2013-06-142020-05-28T18:09:45Z2012-12-06MEISTER, Izabel Patrícia. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24582This thesis is inserted in the context of social networks, which is embedded in cyberspace. For the complex nature of the phenomenon investigated, this research takes a multidisciplinary approach as fundamental and works with three guiding principles: knowledge, collective intelligence and complexity. This multidisciplinary look also leads the need for a qualitative approach because is treating a process. The method is virtual ethnographic research that allowed us to observe and track records of social networks chosen: The Colearn Community in Tool Library, the Colearn group and the Filtros Educação & Aprendizagem XXI group, both on Facebook. The investigation in these social networks revealed this predominant social space can be configured as a space of creation and acquisition of knowledge. It indicates that this knowledge is particular in the network. It is constructed from the overlap between the knowledge and collective intelligences that become part of a connection-based process. It calls this phenomenon as weaving because it involves the relationship between convergence and expansion determined by the State of Relevance in addition to interacting agents and contexts. This condition is the main finding of this thesis. The weaving of knowledge in social networks: habitat of collective intelligences reveals a self-perspective from the importance of social networks facing the contemporary knowledge.Esta tese está inserida no contexto das redes sociais, que ganham novos contornos no ciberespaço. Pelo caráter complexo do fenômeno investigado, esta pesquisa toma a perspectiva multidisciplinar como fundamental e trabalha com três eixos norteadores: o conhecimento, a inteligência coletiva e a complexidade. Este olhar multidisciplinar nos leva também à necessidade de uma abordagem qualitativa por tratarmos de um processo. O método é o da pesquisa etnográfica virtual, que nos permitiu observar e acompanhar os registros das redes sociais escolhidas: a Comunidade Colearn na Tool Library, o grupo Colearn e o grupo Filtros Educação & Aprendizagem XXI, ambos no Facebook. A investigação nessas redes sociais revelou que este espaço predominante social pode se configurar como um espaço de criação e aquisição de conhecimento. Indica que neste âmbito o conhecimento é próprio da rede, constituído a partir da imbricação entre o conhecimento e as inteligências coletivas que se tornam parte de um processo baseado em conexão. Chama a este fenômeno de tecitura por envolver, além dos interagentes e os contextos, a relação entre convergência e expansão determinada pelo Estado de Relevância. Esta condição é a principal descoberta desta tese. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas revela uma perspectiva própria da importância das redes sociais frente ao conhecimento contemporâneo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaredes sociaisconhecimentointeligência coletivaconvergênciaexpansãoestado de relevânciasocial networksknowledgecollective intelligenceconvergenceexpansionstate of relevanceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Martins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Ribeiro, José Maria Gonçalves da SilvaAzevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175Oliveira, Lucila Maria Pesce dehttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194http://lattes.cnpq.br/5340922290331025Meister, Izabel Patríciahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3330/Izabel%20Patricia%20Meister.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2067/1/Izabel%20Patricia%20Meister.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/245822020-05-28 15:09:45.164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
title A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
spellingShingle A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
Meister, Izabel Patrícia
redes sociais
conhecimento
inteligência coletiva
convergência
expansão
estado de relevância
social networks
knowledge
collective intelligence
convergence
expansion
state of relevance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
title_full A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
title_fullStr A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
title_full_unstemmed A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
title_sort A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
author Meister, Izabel Patrícia
author_facet Meister, Izabel Patrícia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Azevedo, Wilton Luiz de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1812469494223175
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Oliveira, Lucila Maria Pesce de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4867232275873194
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5340922290331025
dc.contributor.author.fl_str_mv Meister, Izabel Patrícia
contributor_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva
Azevedo, Wilton Luiz de
Oliveira, Lucila Maria Pesce de
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
conhecimento
inteligência coletiva
convergência
expansão
estado de relevância
topic redes sociais
conhecimento
inteligência coletiva
convergência
expansão
estado de relevância
social networks
knowledge
collective intelligence
convergence
expansion
state of relevance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv social networks
knowledge
collective intelligence
convergence
expansion
state of relevance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This thesis is inserted in the context of social networks, which is embedded in cyberspace. For the complex nature of the phenomenon investigated, this research takes a multidisciplinary approach as fundamental and works with three guiding principles: knowledge, collective intelligence and complexity. This multidisciplinary look also leads the need for a qualitative approach because is treating a process. The method is virtual ethnographic research that allowed us to observe and track records of social networks chosen: The Colearn Community in Tool Library, the Colearn group and the Filtros Educação & Aprendizagem XXI group, both on Facebook. The investigation in these social networks revealed this predominant social space can be configured as a space of creation and acquisition of knowledge. It indicates that this knowledge is particular in the network. It is constructed from the overlap between the knowledge and collective intelligences that become part of a connection-based process. It calls this phenomenon as weaving because it involves the relationship between convergence and expansion determined by the State of Relevance in addition to interacting agents and contexts. This condition is the main finding of this thesis. The weaving of knowledge in social networks: habitat of collective intelligences reveals a self-perspective from the importance of social networks facing the contemporary knowledge.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-14
2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:44:08Z
2020-05-28T18:09:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEISTER, Izabel Patrícia. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24582
identifier_str_mv MEISTER, Izabel Patrícia. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174475289264128