Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e lattes
Orientador(a): Mazzotta, Marcos José da Silveira lattes
Banca de defesa: Assis, Silvana Maria Blascovi de lattes, Silva, Shirley lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585
Resumo: This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.
id UPM_bb07a913654fe17bbf469b7942d866e8
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22585
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:40:24Z2020-03-19T15:20:10Z2007-11-092020-03-19T15:20:10Z2007-08-07SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.Trata-se de um estudo de caráter qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar criticamente possíveis influências da situação de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) no seu processo de habilitação/reabilitação fisioterapêutica. Foi realizada pesquisa teórica, bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. Participaram do estudo seis fisioterapeutas da cidade de Salvador-BA que atendiam crianças com paralisia cerebral entre 4 e 11 anos de idade e que freqüentavam escolas regulares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas focalizando a visão do profissional acerca da possível relação existente entre reabilitação fisioterapêutica e a inclusão escolar dos seus pacientes. Comprovou-se que a inclusão escolar possui influências positivas consideráveis na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. Ficou evidenciado que os fisioterapeutas consideram a inclusão escolar um processo relevante e reconhecem os benefícios que o ambiente escolar comum e a convivência com crianças sem deficiência podem trazer para as crianças com PC. Além disso, pôde-se constatar que o fato de o paciente com PC freqüentar escola regular influencia a elaboração e o desenvolvimento do plano de tratamento habilitador/reabilitador que o fisioterapeuta traçará para a criança.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiafisioterapiainclusão escolarparalisia cerebralpessoa com deficiênciareabilitaçãophysiotherapyschool inclusioncerebral palsyperson with disabilitiesrehabilitationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPossíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMazzotta, Marcos José da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Silva, Shirleyhttp://lattes.cnpq.br/0545349284178349http://lattes.cnpq.br/6908259812474386Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima ehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3938/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1664/1/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/225852020-03-19 12:20:10.914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
title Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
fisioterapia
inclusão escolar
paralisia cerebral
pessoa com deficiência
reabilitação
physiotherapy
school inclusion
cerebral palsy
person with disabilities
rehabilitation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
title_full Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
title_sort Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
author Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
author_facet Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzotta, Marcos José da Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8192357535076113
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6553900966729412
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Shirley
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0545349284178349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6908259812474386
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
contributor_str_mv Mazzotta, Marcos José da Silveira
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Silva, Shirley
dc.subject.por.fl_str_mv fisioterapia
inclusão escolar
paralisia cerebral
pessoa com deficiência
reabilitação
topic fisioterapia
inclusão escolar
paralisia cerebral
pessoa com deficiência
reabilitação
physiotherapy
school inclusion
cerebral palsy
person with disabilities
rehabilitation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv physiotherapy
school inclusion
cerebral palsy
person with disabilities
rehabilitation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-11-09
2020-03-19T15:20:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:24Z
2020-03-19T15:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585
identifier_str_mv SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174471227080704