Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Distúrbios do Desenvolvimento
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585 |
Resumo: | This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child. |
id |
UPM_bb07a913654fe17bbf469b7942d866e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22585 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:40:24Z2020-03-19T15:20:10Z2007-11-092020-03-19T15:20:10Z2007-08-07SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.Trata-se de um estudo de caráter qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar criticamente possíveis influências da situação de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) no seu processo de habilitação/reabilitação fisioterapêutica. Foi realizada pesquisa teórica, bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. Participaram do estudo seis fisioterapeutas da cidade de Salvador-BA que atendiam crianças com paralisia cerebral entre 4 e 11 anos de idade e que freqüentavam escolas regulares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas focalizando a visão do profissional acerca da possível relação existente entre reabilitação fisioterapêutica e a inclusão escolar dos seus pacientes. Comprovou-se que a inclusão escolar possui influências positivas consideráveis na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. Ficou evidenciado que os fisioterapeutas consideram a inclusão escolar um processo relevante e reconhecem os benefícios que o ambiente escolar comum e a convivência com crianças sem deficiência podem trazer para as crianças com PC. Além disso, pôde-se constatar que o fato de o paciente com PC freqüentar escola regular influencia a elaboração e o desenvolvimento do plano de tratamento habilitador/reabilitador que o fisioterapeuta traçará para a criança.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiafisioterapiainclusão escolarparalisia cerebralpessoa com deficiênciareabilitaçãophysiotherapyschool inclusioncerebral palsyperson with disabilitiesrehabilitationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPossíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMazzotta, Marcos José da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Silva, Shirleyhttp://lattes.cnpq.br/0545349284178349http://lattes.cnpq.br/6908259812474386Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima ehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3938/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1664/1/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/225852020-03-19 12:20:10.914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
title |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e fisioterapia inclusão escolar paralisia cerebral pessoa com deficiência reabilitação physiotherapy school inclusion cerebral palsy person with disabilities rehabilitation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
title_full |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
title_sort |
Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral |
author |
Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e |
author_facet |
Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazzotta, Marcos José da Silveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8192357535076113 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Assis, Silvana Maria Blascovi de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6553900966729412 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Shirley |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0545349284178349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6908259812474386 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e |
contributor_str_mv |
Mazzotta, Marcos José da Silveira Assis, Silvana Maria Blascovi de Silva, Shirley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fisioterapia inclusão escolar paralisia cerebral pessoa com deficiência reabilitação |
topic |
fisioterapia inclusão escolar paralisia cerebral pessoa com deficiência reabilitação physiotherapy school inclusion cerebral palsy person with disabilities rehabilitation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
physiotherapy school inclusion cerebral palsy person with disabilities rehabilitation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-11-09 2020-03-19T15:20:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:24Z 2020-03-19T15:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Distúrbios do Desenvolvimento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174471227080704 |