Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Prado, Clara Vianna lattes
Orientador(a): Almeida, Jane Mary Pereira de lattes
Banca de defesa: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti lattes, Pfützenreuter, Edson do Prado lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24946
Resumo: The world s demand for the English language also presents Brazilian schools with the need to prepare its students to communicate with the world. With that comes the need for different ways to present the content, always seeking the best for the student. This work aims to be a contribution to the study of teaching English as a second language to the teenage public initially looking at issues that may hinder their learning experience, by highlighting the peer pressure, examining its effects in the classroom and presenting possible solutions to the problem. Games appear as a possible solution due to its playful character and ability to motivate and present the content differently. But the game or any other material used in the classroom, even the black board, if there is no contemplation by the teacher, about the connection of that material with content they want to pass, presents no benefit to the teaching and learning of a student. Thus, the game is an activity that despite having a time and a limited space, they can go beyond that with its concepts. The goal of this dissertation is to construct a game applying some of the concepts of how to minimize the effects of peer pressure. This game was designed to be used in a classroom of English as a second language with teenagers and to contribute to the learning of these students.
id UPM_fe8229d7732689d3d558bc9bd74185b4
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24946
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/8328548533414301Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Pfützenreuter, Edson do Pradohttp://lattes.cnpq.br/2012558187992063Almeida, Jane Mary Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/4170265093375909Prado, Clara Vianna2016-04-18T21:31:59Z2020-05-28T18:11:19Z2009-11-192020-05-28T18:11:19Z2009-08-14http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24946The world s demand for the English language also presents Brazilian schools with the need to prepare its students to communicate with the world. With that comes the need for different ways to present the content, always seeking the best for the student. This work aims to be a contribution to the study of teaching English as a second language to the teenage public initially looking at issues that may hinder their learning experience, by highlighting the peer pressure, examining its effects in the classroom and presenting possible solutions to the problem. Games appear as a possible solution due to its playful character and ability to motivate and present the content differently. But the game or any other material used in the classroom, even the black board, if there is no contemplation by the teacher, about the connection of that material with content they want to pass, presents no benefit to the teaching and learning of a student. Thus, the game is an activity that despite having a time and a limited space, they can go beyond that with its concepts. The goal of this dissertation is to construct a game applying some of the concepts of how to minimize the effects of peer pressure. This game was designed to be used in a classroom of English as a second language with teenagers and to contribute to the learning of these students.A exigência mundial em relação à língua inglesa confere também às escolas brasileiras o encargo de preparar os alunos para se comunicarem com o mundo. Surge então a necessidade de diferentes formas de se apresentar o conteúdo, buscando sempre o melhor aproveitamento do aluno. Este trabalho visa a ser uma contribuição ao ensino de inglês como segunda língua para o público adolescente, buscando inicialmente elencar aspectos que possam dificultar o aprendizado, destacando o peer pressure, analisando os seus efeitos em sala de aula e apresentando possíveis soluções para o problema. O jogo aparece como uma possível solução por seu caráter lúdico e habilidade de motivar e apresentar o conteúdo de forma diferente. Porém, o jogo ou qualquer outro material utilizado em sala de aula, até mesmo a lousa, se não houver uma reflexão por parte do professor sobre a ligação daquele material com o conteúdo que se quer passar, não apresenta nenhum beneficio para o ensino e aprendizado do aluno. Assim, o jogo é uma atividade que apesar de ter um tempo e um espaço limitados, pode extrapolá-los com conceitos. O produto desta dissertação se dá na construção de um jogo em que serão aplicados alguns dos conceitos de como minimizar os efeitos do peer pressure. Esse jogo foi pensado para ser utilizado em uma sala de aula de inglês como segunda língua para o público adolescente e tem como objetivo primordial contribuir com o aprendizado destes.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriainglês como segunda línguapeer pressurejogoenglish as a second languagepeer pressuregamesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASInglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALClara Vianna Prado....pdfClara Vianna Prado....pdfClara Pradoapplication/pdf2272910https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/1/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdfa02b7af9da10b0c5fdbeaca1735a827cMD51TEXTClara Vianna Prado....pdf.txtClara Vianna Prado....pdf.txtExtracted texttext/plain197229https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/2/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdf.txt03f8074a4433dfc85d6367a8a7c82554MD52THUMBNAILClara Vianna Prado....pdf.jpgClara Vianna Prado....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/3/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdf.jpg19aba4fe2dfba703809bbb39da3d3e84MD5310899/249462022-03-05 03:01:23.003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
title Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
spellingShingle Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
Prado, Clara Vianna
inglês como segunda língua
peer pressure
jogo
english as a second language
peer pressure
games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
title_full Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
title_fullStr Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
title_full_unstemmed Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
title_sort Inglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer Pressure
author Prado, Clara Vianna
author_facet Prado, Clara Vianna
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8328548533414301
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pfützenreuter, Edson do Prado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2012558187992063
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Jane Mary Pereira de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4170265093375909
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Clara Vianna
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Pfützenreuter, Edson do Prado
Almeida, Jane Mary Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv inglês como segunda língua
peer pressure
jogo
topic inglês como segunda língua
peer pressure
jogo
english as a second language
peer pressure
games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
dc.subject.eng.fl_str_mv english as a second language
peer pressure
games
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The world s demand for the English language also presents Brazilian schools with the need to prepare its students to communicate with the world. With that comes the need for different ways to present the content, always seeking the best for the student. This work aims to be a contribution to the study of teaching English as a second language to the teenage public initially looking at issues that may hinder their learning experience, by highlighting the peer pressure, examining its effects in the classroom and presenting possible solutions to the problem. Games appear as a possible solution due to its playful character and ability to motivate and present the content differently. But the game or any other material used in the classroom, even the black board, if there is no contemplation by the teacher, about the connection of that material with content they want to pass, presents no benefit to the teaching and learning of a student. Thus, the game is an activity that despite having a time and a limited space, they can go beyond that with its concepts. The goal of this dissertation is to construct a game applying some of the concepts of how to minimize the effects of peer pressure. This game was designed to be used in a classroom of English as a second language with teenagers and to contribute to the learning of these students.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-19
2020-05-28T18:11:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:59Z
2020-05-28T18:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24946
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/1/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/2/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24946/3/Clara%20%20Vianna%20Prado....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a02b7af9da10b0c5fdbeaca1735a827c
03f8074a4433dfc85d6367a8a7c82554
19aba4fe2dfba703809bbb39da3d3e84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174467623124992