A influência dos valores organizacionais nas relações dos canais de marketing : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Santos, Adriana Waltrick dos
Orientador(a): Nique, Walter Meucci
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/32646
Resumo: A economia global dos anos 90 traduz-se, em termos de mercado, por consumidores com demandas ampliadas, movimentos competitivos que desconhecem fronteiras nacionais, tecnologias mutantes e acessíveis, e , produtos com ciclos de vida crescentemente reduzidos, desafiando constantemente as ações de marketing das empresas. Tal dinamismo ambiental forçou muitos produtores industriais a concentrarem esforços em suas competências-chaves* no intuito de superar a concorrência, inovando constantemente seus produtos (ou serviços) centrais. Desta forma, as atividades consideradas secundárias à oferta central passaram a ser delegadas a terceiros. Neste movimento, a concentração dos negócios realizados através de distribuidores cresceu em proporções nunca antes verificadas, justificando a denominação dos anos 90 como a Era da Distribuição (Slywotzky, 1996). Adicione-se a tal contexto dinâmico e de concentração de atividades pelos distribuidores, a criação de uma ampla gama de formas de organização dos canais de marketing, visando proporcionar distintos graus de flexibilização, coordenação de esforços e cooperação das empresas no alcance de objetivos compartilhados. As atividades de ligação das empresas com mercados de grande dinamismo, a multiplicação de formas organizacionais e os novos desequilíbrios de poder em favor dos distribuidores, tornam necessária a busca de parcerias** comerciais aperfeiçoadas. Este trabalho busca colaborar para o entendimento de tais parcerias, através do prisma da influência dos valores organizacionais na satisfação de tais relações. Em função disto reuniremos dois importantes temas das Ciências Sociais e do Marketing: • A Cultura e os Valores Organizacionais; • A Satisfação das Parcerias em Andamento entre Produtores e Distribuidores. Observa-se, em caráter exploratório, a significativa influência dos valores organizacionais na satisfação das parcerias em andamento entre produtores e distribuidores das maiores*** empresas privadas do Rio Grande do Sul, no grau de satisfação com a parceria apurado.
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Adicione-se a tal contexto dinâmico e de concentração de atividades pelos distribuidores, a criação de uma ampla gama de formas de organização dos canais de marketing, visando proporcionar distintos graus de flexibilização, coordenação de esforços e cooperação das empresas no alcance de objetivos compartilhados. As atividades de ligação das empresas com mercados de grande dinamismo, a multiplicação de formas organizacionais e os novos desequilíbrios de poder em favor dos distribuidores, tornam necessária a busca de parcerias** comerciais aperfeiçoadas. Este trabalho busca colaborar para o entendimento de tais parcerias, através do prisma da influência dos valores organizacionais na satisfação de tais relações. Em função disto reuniremos dois importantes temas das Ciências Sociais e do Marketing: • A Cultura e os Valores Organizacionais; • A Satisfação das Parcerias em Andamento entre Produtores e Distribuidores. Observa-se, em caráter exploratório, a significativa influência dos valores organizacionais na satisfação das parcerias em andamento entre produtores e distribuidores das maiores*** empresas privadas do Rio Grande do Sul, no grau de satisfação com a parceria apurado.The markets of. the nineties, characterized by consumers with heightened demands, competitive movements beyond national borders, ever changing and accessible technologies along with shorter product cycles, challenge the coordination of. companies marketing actions. Such dynamic environments have forced many industrial producers to concentrate efforts in their core competencies* aiming to beat competitors by constantly inovating their central products . Through that strategy those activities considered as secondary to the company’s central offer are delegated to third parties. This trend has caused a growing concentration of business activities through distributors, in a proportion never seen before. Such concentration has justified the denomination of the nineties as the Era of Distribution (Slywotzky, 1996). Through the environmental dynamics and the growing business concentration by distributors, an ample array of. organizational forms in marketing channels have emerged allowing distinct degrees of. flexibilization, effort coordination and coooperation among companies in the reach of. their goals. By other hand, the linkage between companies with dynamic markets, the multiplication of. organizational forms and the new power unbalance in favor of. distributors translate into the need of. perfected commercial paartnersips**. This research aims to contribute to a better understanding of such relationships through the perspective of two distinct and individually important subjects: • The Organizational Culture of Commercial Partners; • The Satisfaction of Distributors with Ongoing Commercial Relationships. In the first step, the degree of. distributor’s satisfaction with the ongoing partnership with producers is measured. In a second moment, those results are compared with the checked value dissimilarity between the participants of. the dyadic relationships and a new hypothesis for the conditions of. satisfactory relationships is raised. Through statistical procedures, the influence of the value factor in dyadic relationships is exploratorily confirmed in a sample of the 100 largest industrial producers of Rio Grande do Sul state***.application/pdfporMudança organizacional : Canais de distribuição : Satisfação : Parceria : RSA influência dos valores organizacionais nas relações dos canais de marketing : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000270248.pdf000270248.pdfTexto completoapplication/pdf4659334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32646/1/000270248.pdff0d7ae7a0651e1420e5a483b983e2b78MD51TEXT000270248.pdf.txt000270248.pdf.txtExtracted Texttext/plain218774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32646/2/000270248.pdf.txt37f49b95e475f649aa9543c2a6ac1842MD52THUMBNAIL000270248.pdf.jpg000270248.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32646/3/000270248.pdf.jpg2d8ba1d7e468a7ae5cc1d9aa3bf3776fMD5310183/326462018-10-05 08:05:25.854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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