The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rohden, Simoni Fernanda
Orientador(a): Santos, Cristiane Pizzutti dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202425
Resumo: O impacto de diferentes níveis de compensação financeira como uma tática de recuperação em serviços nas respostas do consumidor (satisfação e boca a boca eletrônico negativo), quando o consumidor se compara a outro indivíduo percebido como sendo de uma classe social diferente, tem sido negligenciado pela literatura de marketing. Essa tese explora o papel mediador da percepção de justiça quando o consumidor percebe que recebeu uma compensação mais baixa que outro cliente em uma situação similar. Também é explorado o efeito moderador da comparação de classe social nas percepções de discriminação, e os efeitos dessas variáveis nas respostas do consumidor após um processo de falha e recuperação em serviços. Os resultados de cinco estudos experimentais confirmaram que quando os consumidores recebem uma compensação mais baixa, eles percebem a situação como injusta e isso reduz a satisfação e aumenta a intenção de fazer boca a boca eletrônico negativo sobre a experiência. Quando mais informações sobre o outro consumidor estão disponíveis, e o consumidor foco descobre que ele não apenas recebeu menos compensação, mas o outro indivíduo é também de uma classe social mais alta, isso gera percepções de discriminação, o que aumenta as intenções de se engajar em boca a boca eletrônico negativo e diminui os níveis de satisfação. Quando o sujeito recebe maior compensação e se compara com alguém que recebeu menos e é percebido como de uma classe social mais baixa, os consumidores também percebem, a situação como discriminatória, mas isso não influencia suas respostas com relação a recuperação de serviços. Esses resultados sugerem que oferecer diferentes níveis de compensação financeira pode resultar em percepções de injustiça e discriminação, o que pode influenciar de forma negativa as respostas do consumidor devido a comparação de classe social. Entretanto, quando a discriminação de classe social ocorre com os outros e não comigo, ela parece ser percebida como aceitável e não gera impactos negativos.
id URGS_0283103af58224b4815e9c099cfaf1bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202425
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rohden, Simoni FernandaSantos, Cristiane Pizzutti dos2019-12-10T03:59:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/202425001106634O impacto de diferentes níveis de compensação financeira como uma tática de recuperação em serviços nas respostas do consumidor (satisfação e boca a boca eletrônico negativo), quando o consumidor se compara a outro indivíduo percebido como sendo de uma classe social diferente, tem sido negligenciado pela literatura de marketing. Essa tese explora o papel mediador da percepção de justiça quando o consumidor percebe que recebeu uma compensação mais baixa que outro cliente em uma situação similar. Também é explorado o efeito moderador da comparação de classe social nas percepções de discriminação, e os efeitos dessas variáveis nas respostas do consumidor após um processo de falha e recuperação em serviços. Os resultados de cinco estudos experimentais confirmaram que quando os consumidores recebem uma compensação mais baixa, eles percebem a situação como injusta e isso reduz a satisfação e aumenta a intenção de fazer boca a boca eletrônico negativo sobre a experiência. Quando mais informações sobre o outro consumidor estão disponíveis, e o consumidor foco descobre que ele não apenas recebeu menos compensação, mas o outro indivíduo é também de uma classe social mais alta, isso gera percepções de discriminação, o que aumenta as intenções de se engajar em boca a boca eletrônico negativo e diminui os níveis de satisfação. Quando o sujeito recebe maior compensação e se compara com alguém que recebeu menos e é percebido como de uma classe social mais baixa, os consumidores também percebem, a situação como discriminatória, mas isso não influencia suas respostas com relação a recuperação de serviços. Esses resultados sugerem que oferecer diferentes níveis de compensação financeira pode resultar em percepções de injustiça e discriminação, o que pode influenciar de forma negativa as respostas do consumidor devido a comparação de classe social. Entretanto, quando a discriminação de classe social ocorre com os outros e não comigo, ela parece ser percebida como aceitável e não gera impactos negativos.The impact of using different levels of financial compensation as a service recovery tactic with regard to consumer responses (i.e. satisfaction and negative eWOM) when the consumer compares him/herself to a target individual perceived to be from a different social class has been neglected by marketing literature. This dissertation explores the mediating role of justice perceptions when consumers realize they have received lower financial compensation than another consumer in a similar situation. It also explores the moderating effect of social class comparison on discrimination perceptions and the effects of these variables on the responses of consumers after a service failure and recovery situation. The results of five experimental studies confirmed that when consumers receive lower compensation they perceive the situation as being unfair and this reduces satisfaction and increases intentions to spread negative eWOM about the experience. When further information on the target consumer becomes available, and consumers find out that they not only received less compensation, but that the target consumer is also from an upper social class, this triggers perception of discrimination, which increase negative eWOM intentions and decrease levels of satisfaction. When receiving higher financial compensation and perceiving the target customer to be from a lower social class, consumers perceive the situation also as discriminatory, but it does not influence their responses to service recovery. These results suggest that offering different levels of financial compensation may result in perceptions of unfairness and discrimination, which influence consumer responses negatively due to social class comparisons. Social class discrimination, however, seems to be considered acceptable when it happens to someone other than oneself since it does not influence negative outcomes.application/pdfengCompensação financeiraClasse socialDiscriminaçãoSatisfação do consumidorFinancial compensationSocial class comparisonDiscriminationNegative electronic word of mouthSatisfactionThe effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106634.pdf.txt001106634.pdf.txtExtracted Texttext/plain209402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202425/2/001106634.pdf.txt965158f286dcc5fbcff03ecc77100b67MD52ORIGINAL001106634.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1278298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202425/1/001106634.pdf5bca652b36a264b4517e0c9c462bd054MD5110183/2024252021-05-26 04:32:17.577392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
title The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
spellingShingle The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
Rohden, Simoni Fernanda
Compensação financeira
Classe social
Discriminação
Satisfação do consumidor
Financial compensation
Social class comparison
Discrimination
Negative electronic word of mouth
Satisfaction
title_short The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
title_full The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
title_fullStr The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
title_full_unstemmed The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
title_sort The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings
author Rohden, Simoni Fernanda
author_facet Rohden, Simoni Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohden, Simoni Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Compensação financeira
Classe social
Discriminação
Satisfação do consumidor
topic Compensação financeira
Classe social
Discriminação
Satisfação do consumidor
Financial compensation
Social class comparison
Discrimination
Negative electronic word of mouth
Satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial compensation
Social class comparison
Discrimination
Negative electronic word of mouth
Satisfaction
description O impacto de diferentes níveis de compensação financeira como uma tática de recuperação em serviços nas respostas do consumidor (satisfação e boca a boca eletrônico negativo), quando o consumidor se compara a outro indivíduo percebido como sendo de uma classe social diferente, tem sido negligenciado pela literatura de marketing. Essa tese explora o papel mediador da percepção de justiça quando o consumidor percebe que recebeu uma compensação mais baixa que outro cliente em uma situação similar. Também é explorado o efeito moderador da comparação de classe social nas percepções de discriminação, e os efeitos dessas variáveis nas respostas do consumidor após um processo de falha e recuperação em serviços. Os resultados de cinco estudos experimentais confirmaram que quando os consumidores recebem uma compensação mais baixa, eles percebem a situação como injusta e isso reduz a satisfação e aumenta a intenção de fazer boca a boca eletrônico negativo sobre a experiência. Quando mais informações sobre o outro consumidor estão disponíveis, e o consumidor foco descobre que ele não apenas recebeu menos compensação, mas o outro indivíduo é também de uma classe social mais alta, isso gera percepções de discriminação, o que aumenta as intenções de se engajar em boca a boca eletrônico negativo e diminui os níveis de satisfação. Quando o sujeito recebe maior compensação e se compara com alguém que recebeu menos e é percebido como de uma classe social mais baixa, os consumidores também percebem, a situação como discriminatória, mas isso não influencia suas respostas com relação a recuperação de serviços. Esses resultados sugerem que oferecer diferentes níveis de compensação financeira pode resultar em percepções de injustiça e discriminação, o que pode influenciar de forma negativa as respostas do consumidor devido a comparação de classe social. Entretanto, quando a discriminação de classe social ocorre com os outros e não comigo, ela parece ser percebida como aceitável e não gera impactos negativos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-10T03:59:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202425
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106634
url http://hdl.handle.net/10183/202425
identifier_str_mv 001106634
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202425/2/001106634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202425/1/001106634.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 965158f286dcc5fbcff03ecc77100b67
5bca652b36a264b4517e0c9c462bd054
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065140074446848