Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Schuch, Cleusa Conceição Terres
Orientador(a): Farenzena, Nalú
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/10836
Resumo: O estudo enfoca o financiamento da educação pública brasileira, especificamente a implantação da política de descentralização/desconcentração de recursos às escolas estaduais do Rio Grande do Sul (RS). O tema da descentralização/desconcentração de atribuições dentro do processo de reformas vivido pela área da educação nos últimos anos, especificamente no estado do RS, somado às questões da autonomia financeira da escola, suscitou a realização do presente trabalho. A questão central de pesquisa diz respeito às possibilidades e limites da política de autonomia financeira das escolas públicas estaduais para o avanço da gestão democrática na educação pública do RS. A pesquisa abrange a análise da implementação dessa política em duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Guaíba (RS), no período de 1995 a 2005. Foram estudadas as fontes de recursos com as quais as escolas contam para sua manutenção, a captação de verbas na própria escola e junto à comunidade, a gestão desses recursos e suas implicações no cotidiano escolar.O método escolhido para orientar a pesquisa foi o estudo de caso, que propiciou a investigação de uma política pública educacional dentro de seu contexto, a escola. O estudo baseia-se em várias fontes de evidência, como análise de documentos, coleta de dados financeiros, entrevistas, visitas às escolas e à 12ª Coordenadoria Regional de Educação e observação de reuniões nas escolas. As categorias analíticas que dão suporte à analise são a descentralização de recursos, a autonomia financeira da escola, a gestão financeira e a gestão democrática da escola. Em síntese, esperamos discutir a importância da gestão de recursos financeiros públicos transferidos para as unidades escolares, bem como aqueles captados e geridos no próprio estabelecimento de ensino, e suas implicações com a gestão democrática.
id URGS_04229df6c172fe55cba99a5d5bb64a9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10836
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Schuch, Cleusa Conceição TerresFarenzena, Nalú2007-09-29T05:12:15Z2007http://hdl.handle.net/10183/10836000602335O estudo enfoca o financiamento da educação pública brasileira, especificamente a implantação da política de descentralização/desconcentração de recursos às escolas estaduais do Rio Grande do Sul (RS). O tema da descentralização/desconcentração de atribuições dentro do processo de reformas vivido pela área da educação nos últimos anos, especificamente no estado do RS, somado às questões da autonomia financeira da escola, suscitou a realização do presente trabalho. A questão central de pesquisa diz respeito às possibilidades e limites da política de autonomia financeira das escolas públicas estaduais para o avanço da gestão democrática na educação pública do RS. A pesquisa abrange a análise da implementação dessa política em duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Guaíba (RS), no período de 1995 a 2005. Foram estudadas as fontes de recursos com as quais as escolas contam para sua manutenção, a captação de verbas na própria escola e junto à comunidade, a gestão desses recursos e suas implicações no cotidiano escolar.O método escolhido para orientar a pesquisa foi o estudo de caso, que propiciou a investigação de uma política pública educacional dentro de seu contexto, a escola. O estudo baseia-se em várias fontes de evidência, como análise de documentos, coleta de dados financeiros, entrevistas, visitas às escolas e à 12ª Coordenadoria Regional de Educação e observação de reuniões nas escolas. As categorias analíticas que dão suporte à analise são a descentralização de recursos, a autonomia financeira da escola, a gestão financeira e a gestão democrática da escola. Em síntese, esperamos discutir a importância da gestão de recursos financeiros públicos transferidos para as unidades escolares, bem como aqueles captados e geridos no próprio estabelecimento de ensino, e suas implicações com a gestão democrática.This study focuses on Brazilian public education financing, especially the implantation of the policy of decentralization/dispersion of resources in the public schools in the state of Rio Grande do Sul (RS). The subject of decentralization/dispersion of attributions within the reform process experienced by the educational area in the last years, especially in Rio Grande do Sul, in addition to the questions of financial autonomy of schools, lead to the realization of the present work. The main research question is concerned to the possibilities and limits of financial autonomy policies of public schools for the democratic management progress in the public education in RS. The research includes the analyses of implementation of these policies in two public schools, located in the municipality of Guaiba (RS), from 1995 to 2005. We studied from where the resources schools have for their maintenance came from, as well as the collection of money in the school itself and in the community, the management of these resources and its implications in the routine of the schools. The method chosen to guide the research was the case study, which was biased toward the investigation of an educational public policy inside its context, the school. This study is based on many sources of evidence, as analyzing documents, collecting financial information, interviewing, visiting schools and the 12º Regional Education Coordination and observing schools meetings. The analytic categories that give support to the analysis are: the decentralization of resources, financial autonomy of the school, financial management and democratic management of the school. In short, we hope to discuss the importance of management of public financial resources transferred to the schools units, as well as that ones collected and administrated in the teaching establishment itself and its implications towards the democratic management.El estudio enfoca el financiamiento de la educación pública brasileña, específicamente la implantación de la política de descentralización/desconcentración de recursos a las escuelas estaduales de Río Grande do Sul (RS). El tema de la descentralización/desconcentración de atribuciones dentro del proceso de reformas vivido por el área de la educación en los últimos años, específicamente en el Estado de RS, agregado a las cuestiones de la autonomía financiera de la escuela, suscitó la realización del actual trabajo. La cuestión central de la investigación dice respecto a las posibilidades y a los límites de la política de la autonomía financiera de las escuelas públicas estaduales para el avance de la gestión democrática en la educación pública del RS. La investigación incluye el análisis de la puesta en práctica de esta política en dos escuelas públicas estaduales, situadas en la ciudad de Guaíba (RS), en el período de 1995 el 2005. Fueron estudiadas las fuentes de los recursos con los cuales las escuelas cuentan para su mantenimiento, la captación de montajes de dinero dentro de la propia escuela y junto a la comunidad, la gestión de estos recursos y sus implicaciones en el día a día de la escuela. El método elegido para orientar la investigación fue el estudio de caso, que propició la investigación de una política pública educativa dentro de su contexto, la escuela. El estudio se basa en algunas fuentes de evidencia, como análisis de documentos, colecta de datos financieros, de entrevistas, de visitas a las escuelas y a la 12ª Coordenadoria Regional de Educación y de la observación de reuniones en las escuelas. Las categorías analíticas que apoyan el análisis son la descentralización de recursos, la autonomía financiera de la escuela, la gestión financiera y la gestión democrática de la escuela. En síntesis, esperamos discutir la importancia de la gestión de los recursos financieros públicos transferidos a las unidades escolares, bien como aquellos captados y manejados en el establecimiento educativo, y sus implicaciones con la gestión democrática.application/pdfporFinanciamento da educaçãoEducaçãoRio Grande do SulAutonomiaEscolaPolítica educacionalEnsino públicoDecentralizationDispersionDemocratic management of educationFinancial autonomy of schoolsEducation financingDescentralizaciónDesconcentraciónGestión democrática de la educaciónAutonomía financiera de la escuelaFinanciamiento de la educaciónImplementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000602335.pdf000602335.pdfTexto completoapplication/pdf784603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/1/000602335.pdf258ef72cd70a3fe3b3efd05e07114770MD51TEXT000602335.pdf.txt000602335.pdf.txtExtracted Texttext/plain334731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/2/000602335.pdf.txt10cd10c9fa5110e61c00f481af55ea28MD52THUMBNAIL000602335.pdf.jpg000602335.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/3/000602335.pdf.jpg78610a9a2234591b618d0ef8e664cb44MD5310183/108362018-10-08 08:09:35.51oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:09:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
title Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
spellingShingle Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
Schuch, Cleusa Conceição Terres
Financiamento da educação
Educação
Rio Grande do Sul
Autonomia
Escola
Política educacional
Ensino público
Decentralization
Dispersion
Democratic management of education
Financial autonomy of schools
Education financing
Descentralización
Desconcentración
Gestión democrática de la educación
Autonomía financiera de la escuela
Financiamiento de la educación
title_short Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
title_full Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
title_fullStr Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
title_full_unstemmed Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
title_sort Implementação da política da autonomia financeira em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul : um estudo de caso
author Schuch, Cleusa Conceição Terres
author_facet Schuch, Cleusa Conceição Terres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuch, Cleusa Conceição Terres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farenzena, Nalú
contributor_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento da educação
Educação
Rio Grande do Sul
Autonomia
Escola
Política educacional
Ensino público
topic Financiamento da educação
Educação
Rio Grande do Sul
Autonomia
Escola
Política educacional
Ensino público
Decentralization
Dispersion
Democratic management of education
Financial autonomy of schools
Education financing
Descentralización
Desconcentración
Gestión democrática de la educación
Autonomía financiera de la escuela
Financiamiento de la educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Decentralization
Dispersion
Democratic management of education
Financial autonomy of schools
Education financing
dc.subject.spa.fl_str_mv Descentralización
Desconcentración
Gestión democrática de la educación
Autonomía financiera de la escuela
Financiamiento de la educación
description O estudo enfoca o financiamento da educação pública brasileira, especificamente a implantação da política de descentralização/desconcentração de recursos às escolas estaduais do Rio Grande do Sul (RS). O tema da descentralização/desconcentração de atribuições dentro do processo de reformas vivido pela área da educação nos últimos anos, especificamente no estado do RS, somado às questões da autonomia financeira da escola, suscitou a realização do presente trabalho. A questão central de pesquisa diz respeito às possibilidades e limites da política de autonomia financeira das escolas públicas estaduais para o avanço da gestão democrática na educação pública do RS. A pesquisa abrange a análise da implementação dessa política em duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Guaíba (RS), no período de 1995 a 2005. Foram estudadas as fontes de recursos com as quais as escolas contam para sua manutenção, a captação de verbas na própria escola e junto à comunidade, a gestão desses recursos e suas implicações no cotidiano escolar.O método escolhido para orientar a pesquisa foi o estudo de caso, que propiciou a investigação de uma política pública educacional dentro de seu contexto, a escola. O estudo baseia-se em várias fontes de evidência, como análise de documentos, coleta de dados financeiros, entrevistas, visitas às escolas e à 12ª Coordenadoria Regional de Educação e observação de reuniões nas escolas. As categorias analíticas que dão suporte à analise são a descentralização de recursos, a autonomia financeira da escola, a gestão financeira e a gestão democrática da escola. Em síntese, esperamos discutir a importância da gestão de recursos financeiros públicos transferidos para as unidades escolares, bem como aqueles captados e geridos no próprio estabelecimento de ensino, e suas implicações com a gestão democrática.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-29T05:12:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10836
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000602335
url http://hdl.handle.net/10183/10836
identifier_str_mv 000602335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/1/000602335.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/2/000602335.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10836/3/000602335.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 258ef72cd70a3fe3b3efd05e07114770
10cd10c9fa5110e61c00f481af55ea28
78610a9a2234591b618d0ef8e664cb44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064899803742208