A luta pela sobrevivência das trabalhadoras terceirizadas pobres na UFRGS e na UFPR : alternativas e desafios encontrados nos processos de articulação de atores sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Scherer, Fernando Nichterwitz
Orientador(a): Abdala, Paulo Ricardo Zilio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/207739
Resumo: Nas Universidades Públicas Federais, entre os serviços prestados por trabalhadoras pobres estão o de limpeza e o de manutenção das cozinhas dos restaurantes universitários. Em momentos de crise, essas trabalhadoras têm suas vidas ameaçadas por atrasos e cortes em seus salários e benefícios, por ameaças de demissão ou riscos de acidente de trabalho. A pesquisa de campo realizada entre 2017 e 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal do Paraná evidenciou que da articulação entre trabalhadoras terceirizadas em luta e militantes de outros movimentos sociais emerge uma práxis que constrói alternativas para a sobrevivência das trabalhadoras terceirizadas e provoca transformações na subjetividade daqueles que experienciam e constroem a relação. O presente trabalho foca na análise dessas articulações, orientando-se pelas contribuições de Isabel Rauber, intelectual latino-americana dedicada ao estudo dos movimentos sociais. São postas em destaque as dificuldades e as alternativas - produzidas como respostas práticas (de maior ou menor êxito) a essas dificuldades – encontradas nas experiências de articulação entre estudantes, professores, técnico-administrativos em educação e trabalhadoras terceirizadas pobres. A solidariedade funciona como um elemento aglutinante inicial a partir do qual os processos de luta pela sobrevivência das trabalhadoras pobres podem se constituir como processos prático-pedagógicos. No entanto, as dificuldades encontradas em estabelecer as dimensões políticas comuns das pautas reivindicativas dos atores sociais articulados, em detrimento de seus aspectos aparentemente conflitivos, ajudam a explicar o caráter efêmero e circunstancial das articulações observadas, bem como o ciclo desgastante de conquistas de avanços parciais intercaladas por períodos de retrocesso em direitos e garantias fundamentais.
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O presente trabalho foca na análise dessas articulações, orientando-se pelas contribuições de Isabel Rauber, intelectual latino-americana dedicada ao estudo dos movimentos sociais. São postas em destaque as dificuldades e as alternativas - produzidas como respostas práticas (de maior ou menor êxito) a essas dificuldades – encontradas nas experiências de articulação entre estudantes, professores, técnico-administrativos em educação e trabalhadoras terceirizadas pobres. A solidariedade funciona como um elemento aglutinante inicial a partir do qual os processos de luta pela sobrevivência das trabalhadoras pobres podem se constituir como processos prático-pedagógicos. No entanto, as dificuldades encontradas em estabelecer as dimensões políticas comuns das pautas reivindicativas dos atores sociais articulados, em detrimento de seus aspectos aparentemente conflitivos, ajudam a explicar o caráter efêmero e circunstancial das articulações observadas, bem como o ciclo desgastante de conquistas de avanços parciais intercaladas por períodos de retrocesso em direitos e garantias fundamentais.In Brazilian Public Universities, among services provided by poor workers are cleaning and pantry at universities‟ restaurants. In times of crisis, these workers are threatened by late payments and cuts at their salaries and benefits, threats of dismissal or risks of accidents at work. Field research conducted between 2017 and 2018 at the Federal University of Rio Grande do Sul and the Federal University of Paraná showed that from the articulation between struggling outsourced workers and militants from other social movements emerges a praxis that builds alternatives for the survival of outsourced workers and provokes transformations in the subjectivity of those who experience and build relationship. The present work focuses on the analysis of these articulations, guided by the contributions of Isabel Rauber, Latin American intellectual dedicated to the study of social movements. We highlight the difficulties and alternatives - produced as practical (more or less successful) responses to these difficulties - found in the experiences of articulation among students, teachers, education technicians and poor outsourced workers. Solidarity functions as an initial binding element from which the processes of struggle for the survival of poor workers can be constituted as practical-pedagogical processes. However, the difficulties encountered in establishing the common political dimensions of the articulated social actors' claim agendas, to the detriment of their apparently conflicting aspects, help to explain the ephemeral and circumstantial character of the observed articulations, as well as the stressful cycle of achievement of partial advances interspersed with periods of set back in fundamental rights and guarantees.application/pdfporTerceirizaçãoPrecarização do trabalhoRecursos humanosMovimentos sociaisSurvival strugglesArticulationSocial actorsPovertyA luta pela sobrevivência das trabalhadoras terceirizadas pobres na UFRGS e na UFPR : alternativas e desafios encontrados nos processos de articulação de atores sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110857.pdf.txt001110857.pdf.txtExtracted Texttext/plain353715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207739/2/001110857.pdf.txtb1a71d7d2c322b04b90654485b4686f0MD52ORIGINAL001110857.pdfTexto completoapplication/pdf2359223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207739/1/001110857.pdf9d34980d02c25433893fc4a2dec3aa34MD5110183/2077392020-10-23 04:09:56.493375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-23T07:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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