Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vieira, Janine
Orientador(a): Eichler, Marcelo Leandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/193408
Resumo: Diversos estudos têm mostrado que o vínculo do ser humano com a natureza vem sendo enfraquecido por diversos motivos. Esse afastamento com a natureza pode ter um efeito prejudicial sobre a compreensão, as atitudes e as ações humanas e, consequentemente, acentuar a destruição do ambiente natural, além de efeitos prejudiciais à própria saúde humana. Em virtude disso, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza. Para isso, realizou-se um estudo de levantamento a partir de questionários com estudantes do Ensino Fundamental II, de duas escolas do município de Novo Hamburgo. As respostas foram tabuladas no software SPPS e analisadas estatisticamente. Verificou-se que os alunos têm contato frequente com a natureza, mas não necessariamente intencional. Relatam também algum sentimento de conexão com o meio ambiente, o que parece estar relacionado às atitudes em prol da natureza. Entretanto, à medida que avançam os anos escolares, esse sentimento diminui. Os alunos apontam que a internet, a família e a escola são as maiores fontes de informação sobre o meio ambiente, porém apresentaram conhecimento fragmentado das questões ambientais e tiveram dificuldades para fazer relações entre conceitos e situações do seu cotidiano. Diante disso, o presente estudo aponta a importância da escola e da implantação de uma Educação Ambiental em que os aspectos afetivos possam ser englobados às propostas de intervenção pedagógica, promovendo mais pontos de contato entre as crianças e a natureza, pois o desenvolvimento de laços profundos e significativos com o ambiente natural podem ser determinantes para a tomada de consciência ambiental e o desenvolvimento do comportamento de conservação da natureza.
id URGS_0582e1190b48b8c17bdb335812e3426d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193408
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, JanineEichler, Marcelo Leandro2019-04-24T02:34:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/193408001091644Diversos estudos têm mostrado que o vínculo do ser humano com a natureza vem sendo enfraquecido por diversos motivos. Esse afastamento com a natureza pode ter um efeito prejudicial sobre a compreensão, as atitudes e as ações humanas e, consequentemente, acentuar a destruição do ambiente natural, além de efeitos prejudiciais à própria saúde humana. Em virtude disso, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza. Para isso, realizou-se um estudo de levantamento a partir de questionários com estudantes do Ensino Fundamental II, de duas escolas do município de Novo Hamburgo. As respostas foram tabuladas no software SPPS e analisadas estatisticamente. Verificou-se que os alunos têm contato frequente com a natureza, mas não necessariamente intencional. Relatam também algum sentimento de conexão com o meio ambiente, o que parece estar relacionado às atitudes em prol da natureza. Entretanto, à medida que avançam os anos escolares, esse sentimento diminui. Os alunos apontam que a internet, a família e a escola são as maiores fontes de informação sobre o meio ambiente, porém apresentaram conhecimento fragmentado das questões ambientais e tiveram dificuldades para fazer relações entre conceitos e situações do seu cotidiano. Diante disso, o presente estudo aponta a importância da escola e da implantação de uma Educação Ambiental em que os aspectos afetivos possam ser englobados às propostas de intervenção pedagógica, promovendo mais pontos de contato entre as crianças e a natureza, pois o desenvolvimento de laços profundos e significativos com o ambiente natural podem ser determinantes para a tomada de consciência ambiental e o desenvolvimento do comportamento de conservação da natureza.Several studies have shown that the human bond with nature has been weakened for several reasons. This segregation from nature may have a long-term detrimental effect on human understanding, attitudes, and actions, and consequently on increasing the destruction of the natural environment, as well as the prejudicial effects on health. As a result, the general objective of this research is to carry out a study about the perceptions of elementary students about their connections with nature. For that, a questionnaire was prepared for students from Elementary School II of two schools in Novo Hamburgo. The results were tabulated in the SPPS software and analyzed statistically. It was verified that students have frequent contact with nature, but not necessarily intentional, in addition to reporting a sense of connection with the environment and this seems to be related to attitudes towards nature. However, as the school years progresses, that feeling diminishes. The students point out that the internet, family and school are the main sources of information about the environment, but they presented fragmented knowledge of the environmental issues and had difficulties to make relationships between concepts and situations of their daily life. Therefore, the present study points out the importance of school and the implementation of an Environmental Education in which the affective aspects can promote pedagogical actions, promoting more events where children can be surrounded by nature, since the development of deep and significant bonds with the natural environment can be determinant for environmental awareness and the development of conservation behavior.application/pdfporEducação ambientalAfetividadeNaturezaEnvironmental AwarenessEnvironmental EducationConnection with natureAffectivityOs desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091644.pdf.txt001091644.pdf.txtExtracted Texttext/plain184147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193408/2/001091644.pdf.txt3e0b2099f95fbb3f7bb2befa0db92fa8MD52ORIGINAL001091644.pdfTexto completoapplication/pdf887993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193408/1/001091644.pdf2f9d0ae6d0cdb1cfb18603ff86eafc05MD5110183/1934082020-05-28 03:36:37.595288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-05-28T06:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
title Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
spellingShingle Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
Vieira, Janine
Educação ambiental
Afetividade
Natureza
Environmental Awareness
Environmental Education
Connection with nature
Affectivity
title_short Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
title_full Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
title_fullStr Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
title_full_unstemmed Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
title_sort Os desafios para a tomada de consciência ambiental : um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza
author Vieira, Janine
author_facet Vieira, Janine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Janine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eichler, Marcelo Leandro
contributor_str_mv Eichler, Marcelo Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Afetividade
Natureza
topic Educação ambiental
Afetividade
Natureza
Environmental Awareness
Environmental Education
Connection with nature
Affectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Awareness
Environmental Education
Connection with nature
Affectivity
description Diversos estudos têm mostrado que o vínculo do ser humano com a natureza vem sendo enfraquecido por diversos motivos. Esse afastamento com a natureza pode ter um efeito prejudicial sobre a compreensão, as atitudes e as ações humanas e, consequentemente, acentuar a destruição do ambiente natural, além de efeitos prejudiciais à própria saúde humana. Em virtude disso, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de suas conexões com a natureza. Para isso, realizou-se um estudo de levantamento a partir de questionários com estudantes do Ensino Fundamental II, de duas escolas do município de Novo Hamburgo. As respostas foram tabuladas no software SPPS e analisadas estatisticamente. Verificou-se que os alunos têm contato frequente com a natureza, mas não necessariamente intencional. Relatam também algum sentimento de conexão com o meio ambiente, o que parece estar relacionado às atitudes em prol da natureza. Entretanto, à medida que avançam os anos escolares, esse sentimento diminui. Os alunos apontam que a internet, a família e a escola são as maiores fontes de informação sobre o meio ambiente, porém apresentaram conhecimento fragmentado das questões ambientais e tiveram dificuldades para fazer relações entre conceitos e situações do seu cotidiano. Diante disso, o presente estudo aponta a importância da escola e da implantação de uma Educação Ambiental em que os aspectos afetivos possam ser englobados às propostas de intervenção pedagógica, promovendo mais pontos de contato entre as crianças e a natureza, pois o desenvolvimento de laços profundos e significativos com o ambiente natural podem ser determinantes para a tomada de consciência ambiental e o desenvolvimento do comportamento de conservação da natureza.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193408
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091644
url http://hdl.handle.net/10183/193408
identifier_str_mv 001091644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193408/2/001091644.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193408/1/001091644.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e0b2099f95fbb3f7bb2befa0db92fa8
2f9d0ae6d0cdb1cfb18603ff86eafc05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065121986510848