A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Romais, Astomiro
Orientador(a): Weber, Maria Helena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/2244
Resumo: O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais.
id URGS_06c46aed8b68aaaa33ceb11f215dea4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2244
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Romais, AstomiroWeber, Maria Helena2007-06-06T17:20:59Z2001http://hdl.handle.net/10183/2244000366428O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Corpo humanoA estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000366428.pdf000366428.pdfTexto completoapplication/pdf791261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/1/000366428.pdf402e80f529ea7ec73a9e9342ebf9e241MD51TEXT000366428.pdf.txt000366428.pdf.txtExtracted Texttext/plain269194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/2/000366428.pdf.txt1d60bbe8ca980f61c6922a8a2dcd8376MD52THUMBNAIL000366428.pdf.jpg000366428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/3/000366428.pdf.jpg89755d2836c0026f18ba4872bdffdb7cMD5310183/22442018-10-16 09:03:00.221oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
title A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
spellingShingle A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
Romais, Astomiro
Televisão (Comunicação)
Corpo humano
title_short A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
title_full A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
title_fullStr A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
title_full_unstemmed A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
title_sort A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
author Romais, Astomiro
author_facet Romais, Astomiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romais, Astomiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Maria Helena
contributor_str_mv Weber, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão (Comunicação)
Corpo humano
topic Televisão (Comunicação)
Corpo humano
description O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2244
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000366428
url http://hdl.handle.net/10183/2244
identifier_str_mv 000366428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/1/000366428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/2/000366428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/3/000366428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 402e80f529ea7ec73a9e9342ebf9e241
1d60bbe8ca980f61c6922a8a2dcd8376
89755d2836c0026f18ba4872bdffdb7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064854577610752