A invenção de uma nova ordem para as cartilhas : Ser Maternal, Nacional e Mestra : Queres Ler?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Trindade, Iole Maria Faviero
Orientador(a): Silveira, Rosa Maria Hessel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/1891
Resumo: Esta Tese trata de discursos e representações presentes nas cartilhas ou primeiros livros usados na alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, entre 1890 e 1930. A partir do campo dos Estudos Culturais e das contribuições dos estudos pós-modernos, pósestruturalistas e da Análise Crítica do Discurso, em sua vertente foucaultiana, analiso discursos e representações que aparecem nessas obras, examinando também de que forma se harmonizam/circulam por outros discursos da época ou por narrativas que hoje se fazem deles/as. Metodologicamente, privilegio a interpretação textual, incluindo, além das cartilhas, outras fontes documentais, para contextualização desse período histórico. Organizo a análise em seis capítulos. No capítulo Em busca dos começos, discuto a “originalidade” da Cartilha maternal e do método de ensino da leitura que a orienta, de autoria do poeta luso João de Deus, considerando que tal obra é produto da interconexão de discursos e textos lusos, sob forte influência da produção metodológica francesa. Tal análise tem em vista contextualizar, em parte, a opção que o governo gaúcho fez de adoção oficial do método João de Deus. Cabe ao capítulo Progredir, melhorando a contextualização do projeto de Instrução Pública do Estado durante a primeira república, em seus contornos positivistas de valorização da pedagogia moderna. A construção de escolas monumentais, a substituição da mobília escolar e a aquisição de material didático, próprios ao método de ensino intuitivo, ao método de leitura João de Deus e ao modo de ensino simultâneo, dão materialidade à reforma instituída. O capítulo O circuito cultural das cartilhas contempla a discussão de prescrições para o exame, aprovação e adoção de cartilhas e a análise de documentos de controle de sua distribuição às escolas públicas nesse período, já que custos de importação e edição impediam a aquisição da cartilha lusa, sendo esta substituída por cartilhas gaúchas. O capítulo A unidade de métodos e de doutrinas através de contrafações, similaridades e adaptações visibiliza, pela análise das lições de cartilhas adotadas - Maternal, Nacional e Mestra -, métodos de ensino da leitura e da escrita que orientavam a sua produção e de que maneira elas se aproximavam da obra “original” de João de Deus e de discursos que vigoravam à época. Deslocamentos nos discursos sobre leitura e escrita podem ser evidenciados no primeiro livro Queres ler?, que suplantaria a Cartilha maternal. O capítulo A formação da identidade nacional nas páginas das cartilhas discute a valorização da língua, vultos e símbolos, para construção da unidade nacional republicana, bem como a comemoração de datas cívicas e o uso de apetrechos escolares nacionalizadores. O capítulo A escolarização da educação e da alfabetização trata da reinvenção desses conceitos, transpostos também para as lições das cartilhas, evidenciando como esses textos culturais contribuíram para formar o sujeito “civilizado”, isto é, o/a bom filho/a, bom/a aluno/a, e, por conseqüência, o/a bom/a trabalhador/a, o/a bom/a cidadão e o/a bom/a brasileiro/a. Concluo, por fim, com esta pesquisa, que as cartilhas fizeram parte de uma cadeia de produção cultural, sendo sua intertextualidade marcada pelo impacto da interdiscursividade da modernidade republicana.
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No capítulo Em busca dos começos, discuto a “originalidade” da Cartilha maternal e do método de ensino da leitura que a orienta, de autoria do poeta luso João de Deus, considerando que tal obra é produto da interconexão de discursos e textos lusos, sob forte influência da produção metodológica francesa. Tal análise tem em vista contextualizar, em parte, a opção que o governo gaúcho fez de adoção oficial do método João de Deus. Cabe ao capítulo Progredir, melhorando a contextualização do projeto de Instrução Pública do Estado durante a primeira república, em seus contornos positivistas de valorização da pedagogia moderna. A construção de escolas monumentais, a substituição da mobília escolar e a aquisição de material didático, próprios ao método de ensino intuitivo, ao método de leitura João de Deus e ao modo de ensino simultâneo, dão materialidade à reforma instituída. O capítulo O circuito cultural das cartilhas contempla a discussão de prescrições para o exame, aprovação e adoção de cartilhas e a análise de documentos de controle de sua distribuição às escolas públicas nesse período, já que custos de importação e edição impediam a aquisição da cartilha lusa, sendo esta substituída por cartilhas gaúchas. O capítulo A unidade de métodos e de doutrinas através de contrafações, similaridades e adaptações visibiliza, pela análise das lições de cartilhas adotadas - Maternal, Nacional e Mestra -, métodos de ensino da leitura e da escrita que orientavam a sua produção e de que maneira elas se aproximavam da obra “original” de João de Deus e de discursos que vigoravam à época. Deslocamentos nos discursos sobre leitura e escrita podem ser evidenciados no primeiro livro Queres ler?, que suplantaria a Cartilha maternal. O capítulo A formação da identidade nacional nas páginas das cartilhas discute a valorização da língua, vultos e símbolos, para construção da unidade nacional republicana, bem como a comemoração de datas cívicas e o uso de apetrechos escolares nacionalizadores. O capítulo A escolarização da educação e da alfabetização trata da reinvenção desses conceitos, transpostos também para as lições das cartilhas, evidenciando como esses textos culturais contribuíram para formar o sujeito “civilizado”, isto é, o/a bom filho/a, bom/a aluno/a, e, por conseqüência, o/a bom/a trabalhador/a, o/a bom/a cidadão e o/a bom/a brasileiro/a. Concluo, por fim, com esta pesquisa, que as cartilhas fizeram parte de uma cadeia de produção cultural, sendo sua intertextualidade marcada pelo impacto da interdiscursividade da modernidade republicana.This Thesis refers to discourses and representations present in Primer, which were the first books used to alphabetize in Rio Grande do Sul, between 1890 and 1930. Based on Cultural Studies’ Field and on contributions of postmodern studies, post structuralism and Critical Discourse Analysis, focused on Foucault’ principles, discourses and representations which appear in these works are analysed, examining how these discourses and representations harmonize and circulate by other discourses of that time or by narratives made today about them. Methodologically, textual comprehension is prioritized, including, besides the Primer, other documents in order to contextualize this historical period. This analysis is organized in six chapters. In the chapter Searching for the beginning, both the Maternal Primer “originality” and the method that guides the teaching of reading, by João de Deus, are discussed, considering that the later is a product of interconnection with discourses and Lusitanian texts, extremely influenced by the French methodology production. This analysis aims at contextualizing the official adoption of João de Deus’ method opted by the government of Rio Grande do Sul. The capter Developing, improving the contextualization of the Project of Rio Grande do Sul’s Public Teaching during the first Republic, in its positivist configurations of valorizing the modern pedagogy.The construction of huge schools, the substitution of the school’s furniture and the purchasing of didatic material, related to the intuitive teaching, João de Deus’ method of reading and the simultaneous teaching method, convey the established reform. The chapter The primers cultural circuit deals with the discussion of prescriptions for the exams, approval and adoption of primers, and the analysis of documents that control the distribution to public schools in that time, importing and edition cost impede the purchase of the Lusitanian primer, which is substituted for “gaúchas” primer. The chapter The unit of methods and doctrines through counterfeiting, similarities and adaptions shows, through the analyses of the lessons of the adopted primers – Maternal, National and Teacher –, methods of teaching reading and writing which guided the production and how they were similar to João de Deus’ “original” work and discourses are seen in the first book Do you want to read it?, which would replace the Maternal Primer. The chapter The formation of the national identity on the primer’s pages discuss the valorization of the language, forms and symbols in order to construct a national republican unit, as well as the celebration of civic dates and the usage of nationalized schools’ array. The chapter The schooling of education and alphabetization refers to a reinvention of the concepts, conveyed on the primer’s lessons, pointing out how these cultural texts contributed to form a “civilized” subject, it means, the good Brazilian. It was concluded in this research that primers were parto f a cultural production chain, having its intertextualization marked by the impact of the interdiscursive republican modernity.Esta Teses trata de discursos y representaciones presentes en las cartillas o primeros libros usados en alfabetización en el Estado de Rio Grande do Sul entre 1 890 y 1930. A partir del campo de los Estados Culturales y de las contribuciones de los estudios posmodemos, pos-estructuralistas y de Análises Crítica del Discurso, en su vertiente foucaultiana, analizo discursos y representaciones que aparecem en estas obras, examinando también de que forma se armonizan/circulan por otros discursos de la época o por narrativas que hoy se hacen de ellos/as. Metodológicamente, privilegio a la interpretación textual, incluyendo además de las cartillas otras frentes documentales, para la contextualización de ese período histórico. Organizo el análises en seis capítulos. En el Capítulo En busca de lós comienzos, discuto la "originalidad'' de Cartilla maternal y del método de enseñanza de lectura que la orienta, de autoria del poeta luso João de Deus, considerando que tal obra es producto de la interconexión de discursos y textos lusos, sobre fuerte influencia de la producción metodológica francesa. Tal análisis tiene en vista contextualizar, en parte, la opción que el gobiemo gaucho hizo de la adopción del método João de Deus. Cabe al capítulo Progresar, mejorando la contextualización del proyecto de instrucción pública del Estado durante la Primera República, en sus contornos positivistas de valorización de la pedagogia moderna. La construcción de escuelas monumentales, la substitución del}os muebles escolares y la adquisición de material didáctico propio al método de enseñanza intuitivo, al método de enseñanza João de Deus y al modo de enseñanza simultâneo, dan matertalidad a la reforma instituida. El capítulo El circuito cultural de las cartillas contempla la discusión de prescripciones para el examen, aprobación y adopción de cartillas y el análisis de documentos de control de su distribución a las escuelas públicas en esse período, ya que los costes de importación y edición impedían la adquisición de la cartilha lusa, siendo esta substituída por cartilhas gauchas. EI capítulo La unidad de métodos y de doctrinas a través de imitaciones, similitudes y adaptaciones viabiliza, por el análisis de las leccionei de cartilhas adoptadas – Maternal, Nacional y Maestra – métodos de enseñanza de la lectura y de la escritura que orientaban su producción y de que manera ellas se aproximaban de la obra "original'' de Joâo de Deus y de discursos que vigoraban en la época. Mudanzas en los discursos sobre lectura y escritura pueden ser vivenciados en el primer libro ¿Quieres leer?, que suplantaría la Cartilla maternal. El capítulo La formación de la identidad nacional em las páginas de las cartillas discute la valorización de la lengua, bultos y símbolos, para la construcción de la unidad nacional republicana, así como también la conmemoración de las fechas cívicas y el uso de materiales escolares nacionalizadores. EI capítulo La escolarización de la educación y de la alfabetización trata de la reinvención de estes conceptos, traspasados también para las leccionei de las cartillas, evidenciando como usos textos culturales contribuyeron para fomar el sujeto "civilizado'' o sea el buen/a mijo/a, alumno/a, ciudadano/a, brasileão/a. Concluyo por fin, con esta pesquisa, que las cartilhas formaron parte de una cadena de producción cultural, siendo su intertextualidad marcada por el impacto de la Interdiscursividad de la modernidad republicana.application/pdfporAlfabetizaçãoCartilhaAnálise do discursoRepresentaçãoEducaçãoHistória da educaçãoEstudos culturaisRio Grande do SulA invenção de uma nova ordem para as cartilhas : Ser Maternal, Nacional e Mestra : Queres Ler?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000311489.pdf000311489.pdfTexto completoapplication/pdf63331603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1891/1/000311489.pdfba5a5fb9ec17097f5cbc50e10435a2a9MD51TEXT000311489.pdf.txt000311489.pdf.txtExtracted Texttext/plain922304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1891/2/000311489.pdf.txtec234fc6a646a0a39a8308ca7cd45419MD52THUMBNAIL000311489.pdf.jpg000311489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1891/3/000311489.pdf.jpg79715ef4263cf736abd2fa784f5a11f6MD5310183/18912023-01-26 06:00:59.717309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-26T08:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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