A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Kleber, Magali Oliveira
Orientador(a): Souza, Jusamara Vieira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/9981
Resumo: Esta pesquisa aborda as práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs), tomadas como locus de produção de novas formas de conhecimento. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de duas ONGS: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas as ONGs têm como eixo comum a educação musical cujo objetivo é congregar crianças e jovens, atingidos pela desigualdade social, em situação de exclusão ou restrição ao acesso de bens materiais e simbólicos. O estudo buscou compreender como se configuram esses espaços de educação musical, focalizando dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musicais e 2) como é que se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços de práticas musicais. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo, buscando respaldo no estudo de caso múltiplo e na etnometodologia. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (SHEPHERD; WICKE, 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (MAUSS, 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs foi analisada à luz do conceito de práxis cognitiva (EYERMAN; JAMISON,1998) como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento. Assim, o processo pedagógico-musical nas ONGs foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical nas suas diversas dimensões: institucional, histórica, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O processo pedagógico-musical mostrou-se permeado pela noção de coletividade e pertencimento ligado às ONGs em questão. A análise e interpretação dos vários aspectos levantados por esse estudo apontam para a compreensão das práticas musicais enquanto articulações socioculturais de caráter eminentemente coletivo e interativo. A performance musical emergiu como condutora de ensino e aprendizagem musical e as ONGs selecionadas apresentaram-se como uma significativa alternativa para trabalhos socioeducativos-musicais. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no processo politizado dos movimentos e projetos sociais em ONGs, imersos na busca de transformação e justiça social.
id URGS_09e906c959f0ed591499856847e57882
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/9981
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Kleber, Magali OliveiraSouza, Jusamara Vieira de2007-07-09T14:41:44Z2006http://hdl.handle.net/10183/9981000547646<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/a-pratica-de-educacao-musical-em-ongs-dois-estudos-de-caso-no-contexto-urbano-brasileiro/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>Esta pesquisa aborda as práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs), tomadas como locus de produção de novas formas de conhecimento. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de duas ONGS: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas as ONGs têm como eixo comum a educação musical cujo objetivo é congregar crianças e jovens, atingidos pela desigualdade social, em situação de exclusão ou restrição ao acesso de bens materiais e simbólicos. O estudo buscou compreender como se configuram esses espaços de educação musical, focalizando dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musicais e 2) como é que se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços de práticas musicais. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo, buscando respaldo no estudo de caso múltiplo e na etnometodologia. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (SHEPHERD; WICKE, 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (MAUSS, 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs foi analisada à luz do conceito de práxis cognitiva (EYERMAN; JAMISON,1998) como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento. Assim, o processo pedagógico-musical nas ONGs foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical nas suas diversas dimensões: institucional, histórica, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O processo pedagógico-musical mostrou-se permeado pela noção de coletividade e pertencimento ligado às ONGs em questão. A análise e interpretação dos vários aspectos levantados por esse estudo apontam para a compreensão das práticas musicais enquanto articulações socioculturais de caráter eminentemente coletivo e interativo. A performance musical emergiu como condutora de ensino e aprendizagem musical e as ONGs selecionadas apresentaram-se como uma significativa alternativa para trabalhos socioeducativos-musicais. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no processo politizado dos movimentos e projetos sociais em ONGs, imersos na busca de transformação e justiça social.application/zipvideo/x-msvideoapplication/pdfporEducação musicalOngs : AtuaçãoA prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000547646.pdf000547646.pdfTexto completoapplication/pdf7767565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/1/000547646.pdf591b306f736fc2aa1272f07634703138MD51000547646.avi000547646.aviVídeovideo/x-msvideo43078718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/2/000547646.avia85a06bcf6eb20ea193cf7a07ac42f37MD52000547646.zip000547646.zipMúsicaapplication/zip21039106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/3/000547646.zip1f0ec82468abe8e5f0dc85528a9436e4MD53000547646-02.zip000547646-02.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip69255800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/4/000547646-02.zip194e01ab0320bda51bea410ab668f4bcMD54TEXT000547646.pdf.txt000547646.pdf.txtExtracted Texttext/plain809615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/5/000547646.pdf.txtc136c0c8468329a54f617253d6ebfaebMD55THUMBNAIL000547646.pdf.jpg000547646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/6/000547646.pdf.jpg365dead496d45a297ccaf84f47490367MD5610183/99812018-10-15 08:53:13.48oai:www.lume.ufrgs.br:10183/9981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:53:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
title A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
spellingShingle A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
Kleber, Magali Oliveira
Educação musical
Ongs : Atuação
title_short A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
title_full A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
title_fullStr A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
title_full_unstemmed A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
title_sort A prática de educação musical em ONGs : dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro
author Kleber, Magali Oliveira
author_facet Kleber, Magali Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleber, Magali Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ongs : Atuação
topic Educação musical
Ongs : Atuação
description Esta pesquisa aborda as práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs), tomadas como locus de produção de novas formas de conhecimento. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de duas ONGS: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas as ONGs têm como eixo comum a educação musical cujo objetivo é congregar crianças e jovens, atingidos pela desigualdade social, em situação de exclusão ou restrição ao acesso de bens materiais e simbólicos. O estudo buscou compreender como se configuram esses espaços de educação musical, focalizando dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musicais e 2) como é que se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços de práticas musicais. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo, buscando respaldo no estudo de caso múltiplo e na etnometodologia. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (SHEPHERD; WICKE, 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (MAUSS, 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs foi analisada à luz do conceito de práxis cognitiva (EYERMAN; JAMISON,1998) como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento. Assim, o processo pedagógico-musical nas ONGs foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical nas suas diversas dimensões: institucional, histórica, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O processo pedagógico-musical mostrou-se permeado pela noção de coletividade e pertencimento ligado às ONGs em questão. A análise e interpretação dos vários aspectos levantados por esse estudo apontam para a compreensão das práticas musicais enquanto articulações socioculturais de caráter eminentemente coletivo e interativo. A performance musical emergiu como condutora de ensino e aprendizagem musical e as ONGs selecionadas apresentaram-se como uma significativa alternativa para trabalhos socioeducativos-musicais. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no processo politizado dos movimentos e projetos sociais em ONGs, imersos na busca de transformação e justiça social.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-09T14:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/9981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000547646
dc.identifier.embed.none.fl_str_mv <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/a-pratica-de-educacao-musical-em-ongs-dois-estudos-de-caso-no-contexto-urbano-brasileiro/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
url http://hdl.handle.net/10183/9981
identifier_str_mv 000547646
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/a-pratica-de-educacao-musical-em-ongs-dois-estudos-de-caso-no-contexto-urbano-brasileiro/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
video/x-msvideo
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/1/000547646.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/2/000547646.avi
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/3/000547646.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/4/000547646-02.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/5/000547646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9981/6/000547646.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 591b306f736fc2aa1272f07634703138
a85a06bcf6eb20ea193cf7a07ac42f37
1f0ec82468abe8e5f0dc85528a9436e4
194e01ab0320bda51bea410ab668f4bc
c136c0c8468329a54f617253d6ebfaeb
365dead496d45a297ccaf84f47490367
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064895133384704