Trânsito e educação : reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação de condutores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Greice Silveira dos
Orientador(a): Santos, Simone Valdete dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/210397
Resumo: A pesquisa contempla um estudo sobre os processos educativos de ensino-aprendizagem na formação de condutores de trânsito do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da prática didático-pedagógica dos Diretores de Ensino e Instrutores de Trânsito vinculados aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conforme as Resoluções nº168/2004 e nº 358/2010, do CONTRAN. Os CFCs são espaços de educação que se constroem por meio da relação público-privado com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Para a investigação, foram escolhidos dois CFCs do município de Porto Alegre, onde se concentra a maior quantidade de Centros nos quais a educação pode não se restringir ao grupo específico de condutores, e, sim, abranger todos os que circulam no trânsito. No Brasil, o trânsito é voltado para a cultura do veículo, sendo isso sinônimo de status e ascensão social. O transporte público deficitário reforça tais conceitos, ao mesmo tempo que acentua as desigualdades. A formação do condutor com enfoque na educação contribuiu para o entendimento de que é preciso trabalhar o comportamento dos condutores para além do ensino dos conhecimentos técnicos. A metodologia da pesquisa consistiu, inicialmente, na elaboração do Estado da questão a partir do levantamento dos estudos na área de formação de condutores. Na pesquisa de campo junto aos dois CFCs, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três profissionais pesquisados e observações das aulas ministradas pelos instrutores. Por fim, realizou-se a análise de conteúdo, com embasamento principal nas teorias de Jarvis (2010), Silvestre (2011) e Charlot (2013). Concluiu-se que a formação do condutor acontece através da educação informal, não formal e formal ao longo da vida, com base na formação humana. Os CFCs são instituições formais que compõem essa educação por habilitarem o condutor, e os profissionais têm a concepção de que necessitam formar o condutor para a cidadania. Nesse sentido, entendem que, para aprimorarem suas aulas, precisam estar sempre atualizados, apesar de a formação continuada dos profissionais basicamente se pautar na experiência e pela busca individual. A abordagem didático-pedagógica está próxima da legislação e das teorias para a educação de adultos, mas a relação dos Instrutores com o DETRAN ainda está distante do ideal. Os profissionais estão pouco integrados com a comunidade, porém é evidente a preocupação e o empenho em adequar os conhecimentos de trânsito ao seu público interno.
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O transporte público deficitário reforça tais conceitos, ao mesmo tempo que acentua as desigualdades. A formação do condutor com enfoque na educação contribuiu para o entendimento de que é preciso trabalhar o comportamento dos condutores para além do ensino dos conhecimentos técnicos. A metodologia da pesquisa consistiu, inicialmente, na elaboração do Estado da questão a partir do levantamento dos estudos na área de formação de condutores. Na pesquisa de campo junto aos dois CFCs, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três profissionais pesquisados e observações das aulas ministradas pelos instrutores. Por fim, realizou-se a análise de conteúdo, com embasamento principal nas teorias de Jarvis (2010), Silvestre (2011) e Charlot (2013). Concluiu-se que a formação do condutor acontece através da educação informal, não formal e formal ao longo da vida, com base na formação humana. Os CFCs são instituições formais que compõem essa educação por habilitarem o condutor, e os profissionais têm a concepção de que necessitam formar o condutor para a cidadania. Nesse sentido, entendem que, para aprimorarem suas aulas, precisam estar sempre atualizados, apesar de a formação continuada dos profissionais basicamente se pautar na experiência e pela busca individual. A abordagem didático-pedagógica está próxima da legislação e das teorias para a educação de adultos, mas a relação dos Instrutores com o DETRAN ainda está distante do ideal. Os profissionais estão pouco integrados com a comunidade, porém é evidente a preocupação e o empenho em adequar os conhecimentos de trânsito ao seu público interno.The research involves a study on the teaching-learning educational processes in the education and training of drivers in the State of Rio Grande do Sul, based on the didacticpedagogical practice of the traffic Teaching Directors and Instructors at the Driver Training Centers ( CFC's), in accordance with the National Traffic Council (CONTRAN) Resolutions No. 168/2004 and No. 358/2010. CFC´s are centers for education and training formed through public-private partnerships with the State Department of Traffic (DETRAN). For the investigation, two CFC’s in the city of Porto Alegre were chosen, where the largest number of Centers is concentrated, in which education may not be restricted to the specific group of drivers, but, rather, cover all the people who circulate in traffic. In Brazil, traffic is geared to vehicle culture, which is synonymous with status and social ascension. Deficient public transport reinforces such concepts, while accentuating inequalities. Driver training with a focus on education has contributed to the understanding that it is necessary to focus on the behavior of drivers in addition to teaching them technical skills. The research methodology consisted, initially, in the elaboration of the state of the question from a survey of studies in the field of driver education and training. After that followed a field research at the two CFCs, where semistructured interviews were conducted with three traffic professionals and classes taught by the Instructors were observed. Finally, content analysis was carried out, based mainly on the theories of Jarvis (2010), Silvestre (2011) and Charlot (2013). It was concluded that driver training takes place through lifelong informal, non-formal and formal education, based on human development. CFCs are formal institutions that provide education for issuing a license to the driver, and their professionals know that they need to train and educate the driver for citizenship. In this sense, they understand that, in order to improve their classes, they need to keep updated despite being their continued training basically grounded on personal experience and individual search. The didacticpedagogical approach is close to the legislation and theories for adult education, but the relationship between Instructors and DETRAN is still far from ideal. Traffic Professionals are not well integrated with the community, but there is a clear concern and commitment to tailoring traffic knowledge to their internal audience.application/pdfporEducação para o trânsitoEnsino e aprendizagemDriver trainingTraffic educationTrânsito e educação : reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação de condutoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115267.pdf.txt001115267.pdf.txtExtracted Texttext/plain283830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210397/2/001115267.pdf.txt2f57e793a8bc14956f9a033c7b3d9e0cMD52ORIGINAL001115267.pdfTexto completoapplication/pdf2479419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210397/1/001115267.pdf59a34e9d5f3ae175944444d5935858f6MD5110183/2103972021-05-07 04:57:41.366338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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