Ensaios em economia da cultura e da educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Wink Junior, Marcos Vinicio
Orientador(a): Florissi, Stefano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/109272
Resumo: Esta tese é composta por três ensaios relacionados à educação e cultura. O primeiro deles mensura o impacto do capital cultural do professor, medido através da frequência a atividades culturais, sobre o aprendizado em língua portuguesa e matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras. Para estabelecer uma relação causal, instrumentaliza-se o capital cultural dos professores pela oferta de atividades culturais do município. Os resultados encontrados indicam que o capital cultural dos professores tem efeito positivo apenas para o aprendizado das crianças em língua portuguesa. Quando adiciona-se controle de qualidade educacional da escola em uma amostra restrita às escolas públicas brasileiras, o coeficiente de interesse continua significativo, porém com menor magnitude. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam de alguma forma as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de utilizar mais, em sala de aula, livros de leitura em geral. O segundo ensaio visa avaliar a política de meia entrada para estudantes no consumo de bens e serviços culturais no Brasil. A metodologia empregada explora as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando os modelos de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem. Por fim, o terceiro ensaio avalia se qualificações dos docentes têm efeitos nos impactos das características da turma sobre o aprendizado escolar individual. Foram consideradas como características da turma medidas de composição relacionadas à raça, nível socioeconômico e educação familiar. A metodologia empregada no presente trabalho controla para características observadas dos alunos e dos professores, além de características não observadas de escolas, através do método de efeitos fixos. Os resultados, em geral, apontam que efeito da qualidade do professor na nota dos alunos em exames de proficiência, via características das turmas, sempre é maior em turmas cujo aluno, em função de sua cor, não é uma minoria e onde a proporção de alunos com pais analfabetos é menor. A única exceção é quando analisa-se, para as notas de alunos negros, a variável “Capital cultural do professor” e a característica da turma “Proporção de alunos negros”. Nesse caso, a presença do professor com maior capital cultural na turma resulta em um acréscimo maior das notas de alunos negros em turmas onde o negro é uma minoria do que em turmas onde ele é uma maioria.
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spelling Wink Junior, Marcos VinicioFlorissi, Stefano2015-01-28T02:13:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/109272000949548Esta tese é composta por três ensaios relacionados à educação e cultura. O primeiro deles mensura o impacto do capital cultural do professor, medido através da frequência a atividades culturais, sobre o aprendizado em língua portuguesa e matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras. Para estabelecer uma relação causal, instrumentaliza-se o capital cultural dos professores pela oferta de atividades culturais do município. Os resultados encontrados indicam que o capital cultural dos professores tem efeito positivo apenas para o aprendizado das crianças em língua portuguesa. Quando adiciona-se controle de qualidade educacional da escola em uma amostra restrita às escolas públicas brasileiras, o coeficiente de interesse continua significativo, porém com menor magnitude. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam de alguma forma as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de utilizar mais, em sala de aula, livros de leitura em geral. O segundo ensaio visa avaliar a política de meia entrada para estudantes no consumo de bens e serviços culturais no Brasil. A metodologia empregada explora as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando os modelos de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem. Por fim, o terceiro ensaio avalia se qualificações dos docentes têm efeitos nos impactos das características da turma sobre o aprendizado escolar individual. Foram consideradas como características da turma medidas de composição relacionadas à raça, nível socioeconômico e educação familiar. A metodologia empregada no presente trabalho controla para características observadas dos alunos e dos professores, além de características não observadas de escolas, através do método de efeitos fixos. Os resultados, em geral, apontam que efeito da qualidade do professor na nota dos alunos em exames de proficiência, via características das turmas, sempre é maior em turmas cujo aluno, em função de sua cor, não é uma minoria e onde a proporção de alunos com pais analfabetos é menor. A única exceção é quando analisa-se, para as notas de alunos negros, a variável “Capital cultural do professor” e a característica da turma “Proporção de alunos negros”. Nesse caso, a presença do professor com maior capital cultural na turma resulta em um acréscimo maior das notas de alunos negros em turmas onde o negro é uma minoria do que em turmas onde ele é uma maioria.This thesis consists of three essays related to education and culture. The first one measures the impact of cultural capital of teachers, measured by the frequency of cultural activities, on portuguese and mathematics learning in 5th grade students. We use the city provision of cultural activities as instruments for teachers’ cultural capital to establish a causal relationship . The results indicate teachers’ cultural capital has a positive effect only for children’s portuguese learning. When we add control of education quality of schools in a sample for Brazilian public schools, the coefficient of interest remains significant, but lower. We found two mechanisms for these findings. First, teachers with high cultural capital levels encourage children to demand cultural goods and services. Second, teachers with high cultural capital levels encourage children to read books inside the classroom. In the second essay, we estimate the effects of the law of half price tickets on the consumption of cultural goods and services of Brazilian students using samples collected for all metropolitan regions from the Household Budget Surveys (HBS), carried out in 1987/88, 1995 / 96, 2002/03 and 2008/09. We evaluate the effects of the law on the proportion of students that consume cultural goods and changes in their expenses with those goods. We explore the time differences of the creation of those laws among Brazilian states to estimate a causal relationship using the Difference-in-differences (DD) and Triple differences (DDD) methodology. We found that the creation of law of half price tickets had positive effects on increasing the students likelihood to consume cultural goods and services and on raising their spending with those goods. Finally, the third essay evaluates whether teachers’ qualifications have effects on the impact of classroom characteristics on individual scholar achievement. We considered as classroom characteristics measures related to race, socioeconomic status and family education. The methodology used in this study controls for observed characteristics of students and teachers, as well as unobserved characteristics of schools using the fixed effects model. The results indicate that the effect of teacher quality on students proficiency examinations, through characteristics of classroom, is always higher on classroom which students, depending on their color, are not a minority and where the proportion of students with illiterate parents is lower. The only exception is when we analyze, for achievements of black students, the variable "Cultural capital of the teacher" and the classroom characteristic "Proportion of black students." In this case, the presence of the teacher with higher cultural capital level in classrooms generates greater increase for black students in classes where the black is minority than in classes where they are majority.application/pdfporEconomia da educaçãoEconomia da culturaCultural economicsEconomics of educationMicroeconometricsEnsaios em economia da cultura e da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949548.pdf000949548.pdfTexto completoapplication/pdf416803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109272/1/000949548.pdf229bbfbf37d9269960d990a8ab4cbe06MD51TEXT000949548.pdf.txt000949548.pdf.txtExtracted Texttext/plain232355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109272/2/000949548.pdf.txt58ac557ea080fc4916350bb633d23bedMD52THUMBNAIL000949548.pdf.jpg000949548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109272/3/000949548.pdf.jpgd462c8731763fdebb16c16f94e118a9eMD5310183/1092722018-10-23 08:44:35.4oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:44:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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