A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Trainotti, Andressa
Orientador(a): Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/199298
Resumo: Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora.
id URGS_0dfe5218c0914f0fb4301c43db4e4574
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199298
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Trainotti, AndressaSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-09-13T03:50:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/199298001100463Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora.Acknowledging the importance of the Statistics in the education of the student, this research investigated how the teaching of Statistics in High School contributes to the critical formation of students. The theoretical basis is based on Critical Statistical Education of Campos (2007), which aims to develop skills of statistical literacy, reasoning and thinking, together with the objectives of Critical Mathematics Education in order to provide a democratic and reflective pedagogy. Also, for the author, Mathematical Modeling environments contribute to the development of Critical Statistical Education by allowing an enviroment of problematization and investigation. In this way, was sought to identify how the Critical Statistical Education is present in the teaching of statistical concepts and if the Mathematical Modeling is used by teachers as a strategy for teaching this content. The research was conducted in two schools of the state education network in the city of Rio do Sul, Santa Catarina. The research is qualitative and for the data collection was conducted interviews with teachers and observations of the school environment. For the analysis of data was opted for the triangulation of data. It was possible to identify that the teaching of Statistics in the two schools contributes to the development skills of statistical literacy, reasoning and thinking, as well as a reflexive and questioning formation.application/pdfporEnsino de estatísticaEducação EstatísticaModelagem matemáticaStatistical TeachingMathematical ModelingCritical Statistical EducationA educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100463.pdf.txt001100463.pdf.txtExtracted Texttext/plain186903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/2/001100463.pdf.txtb1997be233312aef0cf808b90ac90458MD52ORIGINAL001100463.pdfTexto completoapplication/pdf2844867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/1/001100463.pdfaf25fbe9358ff2093bc5122066205e25MD5110183/1992982019-09-14 03:54:50.975333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-14T06:54:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
title A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
spellingShingle A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
Trainotti, Andressa
Ensino de estatística
Educação Estatística
Modelagem matemática
Statistical Teaching
Mathematical Modeling
Critical Statistical Education
title_short A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
title_full A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
title_fullStr A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
title_full_unstemmed A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
title_sort A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
author Trainotti, Andressa
author_facet Trainotti, Andressa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trainotti, Andressa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
Educação Estatística
Modelagem matemática
topic Ensino de estatística
Educação Estatística
Modelagem matemática
Statistical Teaching
Mathematical Modeling
Critical Statistical Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical Teaching
Mathematical Modeling
Critical Statistical Education
description Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:50:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199298
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100463
url http://hdl.handle.net/10183/199298
identifier_str_mv 001100463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/2/001100463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/1/001100463.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1997be233312aef0cf808b90ac90458
af25fbe9358ff2093bc5122066205e25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065134931181568