A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Porciúncula, Mauren Moreira da Silva
Orientador(a): Fagundes, Léa da Cruz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/19012
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado de Revolução Digital, ocasionando uma ruptura social entre cidadãos incluídos e excluídos digitalmente. Somente cumprindo os pré-requisitos de acesso, educacionais e mobilizadores, caracteriza-se o processo integral de inclusão digital. Nesta tese, o foco é algo que deve ser considerado primordial para a inclusão digital, mas que geralmente passa despercebido pela literatura da chamada Sociedade da Informação: a questão cognitiva. As questões para as quais se buscam respostas são: Como incluir digitalmente produtores rurais? Como ocorre a construção do conhecimento de produtores rurais? Que intervenção metodológica parece efetiva para a construção de suas habilidades e competências digitais? Que novos saberes e fazeres são apresentados durante e após os processos de inclusão digital? Embasada em concepções construtivistas sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, essa tese apresenta a construção do conhecimento em processos de inclusão digital no meio rural a partir do desenvolvimento de habilidades e competências digitais durante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação, analisa-se a construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres de produtores rurais em processos de inclusão digital, à luz de indicadores extraídos do referencial teórico piagetiano e freireano para tal. Ao analisá-los, qualitativamente e descritivamente, é possível perceber que (i) os sujeitos, ao desenvolverem Projetos de Aprendizagem, aprendem a aprender; (ii) que intervenções metodológicas construtivistas parecem levar a uma metodologia embasadora de processos educativos, mas que o mais relevante à prática educativa é o conhecimento de teorias construtivistas interacionistas para intervir; (iii) e que a construção de saberes possibilita o repensar de um novo fazer. Além destes achados educacionais, foi possível concluir que a inclusão digital no meio rural deve-se à ação de empreendedores e, decisivamente, de políticas públicas para a continuidade do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação no meio rural.
id URGS_1083873c24a1a0176877b4023ac8e89b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19012
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Porciúncula, Mauren Moreira da SilvaFagundes, Léa da Cruz2010-03-31T04:15:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/19012000731687As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado de Revolução Digital, ocasionando uma ruptura social entre cidadãos incluídos e excluídos digitalmente. Somente cumprindo os pré-requisitos de acesso, educacionais e mobilizadores, caracteriza-se o processo integral de inclusão digital. Nesta tese, o foco é algo que deve ser considerado primordial para a inclusão digital, mas que geralmente passa despercebido pela literatura da chamada Sociedade da Informação: a questão cognitiva. As questões para as quais se buscam respostas são: Como incluir digitalmente produtores rurais? Como ocorre a construção do conhecimento de produtores rurais? Que intervenção metodológica parece efetiva para a construção de suas habilidades e competências digitais? Que novos saberes e fazeres são apresentados durante e após os processos de inclusão digital? Embasada em concepções construtivistas sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, essa tese apresenta a construção do conhecimento em processos de inclusão digital no meio rural a partir do desenvolvimento de habilidades e competências digitais durante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação, analisa-se a construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres de produtores rurais em processos de inclusão digital, à luz de indicadores extraídos do referencial teórico piagetiano e freireano para tal. Ao analisá-los, qualitativamente e descritivamente, é possível perceber que (i) os sujeitos, ao desenvolverem Projetos de Aprendizagem, aprendem a aprender; (ii) que intervenções metodológicas construtivistas parecem levar a uma metodologia embasadora de processos educativos, mas que o mais relevante à prática educativa é o conhecimento de teorias construtivistas interacionistas para intervir; (iii) e que a construção de saberes possibilita o repensar de um novo fazer. Além destes achados educacionais, foi possível concluir que a inclusão digital no meio rural deve-se à ação de empreendedores e, decisivamente, de políticas públicas para a continuidade do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação no meio rural.Digital technologies of information and communication are changing our culture, not only urban but also rural, especially with the emergence of Agroinformatics. This historical moment has been named the Digital Revolution, which leads to a social breakdown between digitally included and digitally excluded citizens. Only by fulfilling the prerequisites of access, education and mobilization, the whole process of digital inclusion can be complete. This thesis focus in the cognitive aspect of digital inclusion, which, despite its essential role in the process, often goes unnoticed in the so-called Information Society literature. The questions posed by this work are the following: How to digitally include farmers? How does the construction of knowledge of farmers develop? What type of methodological intervention is effective to build their general and digital skills? What new knowledge and practices are presented during and after the digital inclusion processes? Grounded in constructivist conceptions about the processes of development and learning, this thesis presents the construction of knowledge in processes of digital inclusion in rural areas through the construction of digital skills and competences in the development of Learning Projects. Through an action research, it examines the construction of knowledge, the methodological assistance and new knowledge and practices of farmers in processes of digital inclusion, in the light of indicators drawn from Piagetian and Freirean theoretical background. By analyzing them qualitatively and descriptively, one can see that (i) subjects, in order to develop Learning Projects, learn to learn; (ii)that constructivist methodological interventions seem to lead to a methodology that supports the educational process, but the most relevant to educational practice is knowledge of constructivist interactionist to intervene; (iii) and that the construction of knowledge makes it possible to rethink a new skill. It also allows us to infer that, besides these educational findings, digital inclusion in rural areas are due to entrepreneurial action and, mainly, to public policies for continued access to digital technologies of information and communication in rural areas.application/pdfporInclusão digitalEducação ruralConstrução do conhecimentoPrática pedagógicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Piaget, Jean 1896-1980Freire, Paulo 1921-1997Rural digital inclusionConstruction of knowledgePractice pedagogicalInformation technology and communicationA construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731687.pdf000731687.pdfTexto completoapplication/pdf8116102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/1/000731687.pdf9e54a46af466fb77a964f1d1a6c07b20MD51TEXT000731687.pdf.txt000731687.pdf.txtExtracted Texttext/plain241249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/2/000731687.pdf.txt2ce7075fb0bfec915277c7f72a02a3d4MD52THUMBNAIL000731687.pdf.jpg000731687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/3/000731687.pdf.jpg46a8851608e67bd31d7c6d0db1141a97MD5310183/190122018-10-05 08:29:37.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:29:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
title A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
spellingShingle A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
Porciúncula, Mauren Moreira da Silva
Inclusão digital
Educação rural
Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Piaget, Jean 1896-1980
Freire, Paulo 1921-1997
Rural digital inclusion
Construction of knowledge
Practice pedagogical
Information technology and communication
title_short A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
title_full A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
title_fullStr A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
title_full_unstemmed A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
title_sort A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
author Porciúncula, Mauren Moreira da Silva
author_facet Porciúncula, Mauren Moreira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciúncula, Mauren Moreira da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
contributor_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Educação rural
Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Piaget, Jean 1896-1980
Freire, Paulo 1921-1997
topic Inclusão digital
Educação rural
Construção do conhecimento
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Piaget, Jean 1896-1980
Freire, Paulo 1921-1997
Rural digital inclusion
Construction of knowledge
Practice pedagogical
Information technology and communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural digital inclusion
Construction of knowledge
Practice pedagogical
Information technology and communication
description As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado de Revolução Digital, ocasionando uma ruptura social entre cidadãos incluídos e excluídos digitalmente. Somente cumprindo os pré-requisitos de acesso, educacionais e mobilizadores, caracteriza-se o processo integral de inclusão digital. Nesta tese, o foco é algo que deve ser considerado primordial para a inclusão digital, mas que geralmente passa despercebido pela literatura da chamada Sociedade da Informação: a questão cognitiva. As questões para as quais se buscam respostas são: Como incluir digitalmente produtores rurais? Como ocorre a construção do conhecimento de produtores rurais? Que intervenção metodológica parece efetiva para a construção de suas habilidades e competências digitais? Que novos saberes e fazeres são apresentados durante e após os processos de inclusão digital? Embasada em concepções construtivistas sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, essa tese apresenta a construção do conhecimento em processos de inclusão digital no meio rural a partir do desenvolvimento de habilidades e competências digitais durante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação, analisa-se a construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres de produtores rurais em processos de inclusão digital, à luz de indicadores extraídos do referencial teórico piagetiano e freireano para tal. Ao analisá-los, qualitativamente e descritivamente, é possível perceber que (i) os sujeitos, ao desenvolverem Projetos de Aprendizagem, aprendem a aprender; (ii) que intervenções metodológicas construtivistas parecem levar a uma metodologia embasadora de processos educativos, mas que o mais relevante à prática educativa é o conhecimento de teorias construtivistas interacionistas para intervir; (iii) e que a construção de saberes possibilita o repensar de um novo fazer. Além destes achados educacionais, foi possível concluir que a inclusão digital no meio rural deve-se à ação de empreendedores e, decisivamente, de políticas públicas para a continuidade do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação no meio rural.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-31T04:15:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19012
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000731687
url http://hdl.handle.net/10183/19012
identifier_str_mv 000731687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/1/000731687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/2/000731687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19012/3/000731687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e54a46af466fb77a964f1d1a6c07b20
2ce7075fb0bfec915277c7f72a02a3d4
46a8851608e67bd31d7c6d0db1141a97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088760191221760