Governanças e redes de cooperação do turismo rural na região da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Zaparoli, Bruna
Orientador(a): Souza, Marcelino de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/250537
Resumo: Devido à atual configuração da economia global que gera desigualdade entre as regiões, novas formas de se pensar um ordenamento espacial, pautado nas potencialidades locais e com efetiva participação social ganham espaço na estrutura das políticas de desenvolvimento. No processo de valorização dos espaços locais, o turismo rural emerge como estratégia de promoção e inserção social e econômica no campo. Para essa atividade, novos mecanismos de regionalização, estruturados na participação de governanças locais, podem criar elos de colaboração público-privado na construção e manutenção da atividade turística. Na Região da Serra Gaúcha, as estruturas de rede podem criar institucionalidades de planejamento tático e operacional para ações de desenvolvimento e regionalização, a partir de redes de cooperação entre os municípios. Essas redes são desempenhadas pelas governanças do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), pela Associação de Turismo da Serra Gaúcha (ATUASERRA) e pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (CONDESUS). A partir de uma caracterização das governanças de turismo rural na Serra Gaúcha e das redes geográficas e de cooperação, foi possível contextualizar as entidades no âmbito do turismo rural, para então fazer a análise das redes de cooperação em suas dimensões organizacional, social e espacial, identificando os principais aspectos positivos e negativos das instituições. A partir de uma amostragem intencional não probabilística, foram feitas investigações de campo com base em roteiros de entrevistas semiestruturados com os principais atores envolvidos nas redes de cooperação estudadas. Concluímos que as redes de governança tem o papel de fortalecimento da atividade turística na região, com o intuito de regionalizar os municípios em prol de uma valorização dos atrativos de turismo em formas de roteiros. A ATUASERRA tem papel decisivo no fortalecimento da atividade de turismo rural na região, sendo o CISGA um consórcio de papel menos ativo na questão turística e mais presente nos projetos ligados à saúde. As duas governanças da Região da Serra Gaúcha fortalecem a atividade turística na região e trabalham sem significativa transposição de atividades, com funções ainda pouco articuladas. A articulação do CONDESUS com o CISGA e a ATUASERRA é menos promissora, sendo que este consórcio tem o papel de promover e implementar o turismo na região da microrregião dos Campos de Cima da Serra.
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Essas redes são desempenhadas pelas governanças do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), pela Associação de Turismo da Serra Gaúcha (ATUASERRA) e pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (CONDESUS). A partir de uma caracterização das governanças de turismo rural na Serra Gaúcha e das redes geográficas e de cooperação, foi possível contextualizar as entidades no âmbito do turismo rural, para então fazer a análise das redes de cooperação em suas dimensões organizacional, social e espacial, identificando os principais aspectos positivos e negativos das instituições. A partir de uma amostragem intencional não probabilística, foram feitas investigações de campo com base em roteiros de entrevistas semiestruturados com os principais atores envolvidos nas redes de cooperação estudadas. Concluímos que as redes de governança tem o papel de fortalecimento da atividade turística na região, com o intuito de regionalizar os municípios em prol de uma valorização dos atrativos de turismo em formas de roteiros. A ATUASERRA tem papel decisivo no fortalecimento da atividade de turismo rural na região, sendo o CISGA um consórcio de papel menos ativo na questão turística e mais presente nos projetos ligados à saúde. As duas governanças da Região da Serra Gaúcha fortalecem a atividade turística na região e trabalham sem significativa transposição de atividades, com funções ainda pouco articuladas. A articulação do CONDESUS com o CISGA e a ATUASERRA é menos promissora, sendo que este consórcio tem o papel de promover e implementar o turismo na região da microrregião dos Campos de Cima da Serra.Due to the current configuration of the global economy that generates inequality between regions, new forms of spatial planning, based on local potentialities and with effective social participation gain space in the structure of development policies. In the process of valuing local spaces, rural tourism emerges as a strategy for promotion and social and economic insertion in the countryside. For this activity, new mechanisms of regionalization, structured in the participation of local governments, can create links of public-private collaboration in the construction and maintenance of tourism activity. In Serra Gaúcha, network structures can create tactical and operational planning institutions for development and regionalization actions, based on cooperation networks between municipalities. These networks are carried out by the Inter-municipal Consortium for Sustainable Development of Serra Gaúcha (CISGA), the Serra Gaúcha Tourism Association (ATUASERRA) and the Sustainable Development Consortium of the Cima da Serra Field Region (CONDESUS). Based on a characterization of rural tourism governance in the Serra Gaúcha, together with documentary and bibliographic analysis on the theme of rural tourism, geographic and cooperation networks, it was possible to contextualize the entities in the field of rural tourism, to analyze cooperation networks in their organizational, social and spatial dimensions, identifying the main positive and negative aspects of the institutions. From an intentional non-probabilistic sampling, the field investigations were carried out based on open questionnaires with the main actors involved in the cooperative networks studied, such as the directorates of the institutions, Municipal Secretaries of Tourism and representatives of touristic itineraries of the region of study. From the perspective of a qualitative methodology, we conclude that the governance networks studied have the role of strengthening the tourist activity in the region, with the aim of regionalizing the municipalities in favor of a valorization of tourism attractions in ways of itineraries. ATUASERRA plays a decisive role in strengthening the rural tourism activity in the region, with CISGA being a consortium of less active role in tourism and more present in projects related to health. The two governances of the Serra Gaúcha Region strengthen tourism activity in the region and work without significant transposition of activities, but their functions are still poorly articulated. The articulation of CONDESUS with CISGA and ATUASERRA is less promising, and this entity´s aim is to promote and implement tourism in the cities in the micro region of Campos de Cima da Serra.application/pdfporTurismo ruralGovernançaDesenvolvimento sustentávelSerra Gaúcha, Região (RS)Rural tourismCooperation networksGovernanceGovernanças e redes de cooperação do turismo rural na região da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RuralPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152676.pdf.txt001152676.pdf.txtExtracted Texttext/plain198209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250537/2/001152676.pdf.txt4000c24b8875bbf3112cdb97e999fa7bMD52ORIGINAL001152676.pdfTexto completoapplication/pdf1595780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250537/1/001152676.pdfe27686c9416c085aa2983e8655d53d50MD5110183/2505372022-10-29 05:01:07.12435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-29T08:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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