Quais os papéis das universidades na inovação social? : análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Klaumann, Ana Paula
Orientador(a): Tatsch, Ana Lucia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/225712
Resumo: Inovações sociais (IS) são inovações que têm a finalidade dar respostas às necessidades e problemas sociais, ampliando as capacidades e os meios para a participação dos agentes na construção de soluções. A partir de uma concepção sistêmica, afirma-se que essas inovações podem partir da colaboração e interação de diversos agentes, organizações e instituições. A presente dissertação se propõe a examinar de que forma as universidades desempenham papéis na formulação e concretização das inovações sociais, tendo como objeto de análise a extensão universitária, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa investigação foi desenvolvida mediante pesquisa indireta, através de revisão bibliográfica, e também via pesquisa direta, por meio da realização de uma survey. Para tal, aplicou-se um questionário focalizado em uma amostra das ações de extensão desenvolvidas na UFRGS entre 2016 e 2020. A revisão bibliográfica indica que as universidades desempenham papéis ativos no contexto dessas inovações, na medida em que se engajam para cumprir a sua terceira missão, a qual interliga as instituições de ensino superior às demandas da sociedade. As universidades podem desempenhar papéis na formulação e concretização de inovações sociais através da provisão de recursos, da transmissão de conhecimento, da prestação de serviços, da provisão de soluções e da atuação em nome da sociedade. No Brasil, nota-se que a interação das universidades com a sociedade ocorre, em especial, por intermédio da extensão universitária. O questionário aplicado obteve 59 respostas. Há indicativos de que, no contexto da UFRGS, as ações de extensão podem contribuir para a formulação e operacionalização de inovações de caráter social. As ações investigadas relatam envolver diversos agentes, relacionando-se com a sociedade de maneira direta ou indireta. Suas atividades contribuem, principalmente, para a provisão de recursos e de soluções para a comunidade envolvida no projeto. O desenvolvimento delas se atenta às necessidades que estão postas pela sociedade, e são formuladas considerando o conhecimento presente em diversas disciplinas, e também de fora da comunidade acadêmica. A extensão universitária também tem papel na busca pelo empoderamento dos agentes. Ela enfrenta obstáculos, como o baixo financiamento e a burocracia. Seus principais frutos se ligam à geração de benefícios para a comunidade diretamente envolvida com o projeto, e para a sociedade, de modo geral. Conclui-se, portanto, que as universidades exercem papéis no contexto dos Sistemas Sociais de Inovação, fato que ficou explicitado através da análise do caso da extensão universitária da UFRGS.
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Para tal, aplicou-se um questionário focalizado em uma amostra das ações de extensão desenvolvidas na UFRGS entre 2016 e 2020. A revisão bibliográfica indica que as universidades desempenham papéis ativos no contexto dessas inovações, na medida em que se engajam para cumprir a sua terceira missão, a qual interliga as instituições de ensino superior às demandas da sociedade. As universidades podem desempenhar papéis na formulação e concretização de inovações sociais através da provisão de recursos, da transmissão de conhecimento, da prestação de serviços, da provisão de soluções e da atuação em nome da sociedade. No Brasil, nota-se que a interação das universidades com a sociedade ocorre, em especial, por intermédio da extensão universitária. O questionário aplicado obteve 59 respostas. Há indicativos de que, no contexto da UFRGS, as ações de extensão podem contribuir para a formulação e operacionalização de inovações de caráter social. As ações investigadas relatam envolver diversos agentes, relacionando-se com a sociedade de maneira direta ou indireta. Suas atividades contribuem, principalmente, para a provisão de recursos e de soluções para a comunidade envolvida no projeto. O desenvolvimento delas se atenta às necessidades que estão postas pela sociedade, e são formuladas considerando o conhecimento presente em diversas disciplinas, e também de fora da comunidade acadêmica. A extensão universitária também tem papel na busca pelo empoderamento dos agentes. Ela enfrenta obstáculos, como o baixo financiamento e a burocracia. Seus principais frutos se ligam à geração de benefícios para a comunidade diretamente envolvida com o projeto, e para a sociedade, de modo geral. Conclui-se, portanto, que as universidades exercem papéis no contexto dos Sistemas Sociais de Inovação, fato que ficou explicitado através da análise do caso da extensão universitária da UFRGS.Social innovations (SI) are innovations that aim to provide answers to social needs and problems, expanding the capacities and the means for the participation of agents in building solutions. From a systemic conception, it is stated that these innovations can start from the collaboration and interaction of several agents, organizations and institutions. The present work proposes to examine how universities play roles in the formulation and concretization of social innovations, analyzing the university extension, in the context of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This investigation was carried out through indirect research, through bibliographic review, and also via direct research, by conducting a survey. To this end, a questionnaire was applied focused on a sample of the extension actions developed at UFRGS from 2016 to 2020. The bibliographic review indicates that universities play active roles in the context of these innovations, as they strive to fulfill their third mission, which links higher education institutions to the demands of society. Universities can play roles in the formulation and implementation of social innovations through the provision of resources, the transmission of knowledge, the provision of services, the provision of solutions and acting on behalf of society. In Brazil, it is noted that the interaction of universities with society occurs, in particular, through university extension. The questionnaire applied obtained 59 responses. There are indications that, in the context of UFRGS, extension actions can contribute to the formulation and operationalization of social innovations. The investigated actions report involving several agents, relating directly or indirectly to society. Its activities mainly contribute to the provision of resources and solutions for the community involved in the project. Their development is attentive to the needs that are posed by society, and they are formulated considering the knowledge present in several disciplines, and also from outside the academic community. University extension also plays a role in the search for the empowerment of agents. It faces obstacles, such as low funding and bureaucracy. Its main results are linked to the generation of benefits for the community directly involved with the project, and for society in general. In conclusion, the obtained results of this dissertation provide relevant information on the social innovation systems and the corresponding mechanisms of the universities in playing active roles in this area. This fact was made explicit through the analysis of the UFRGS university extension case.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulInovaçãoSociedadeExtensão universitáriaSocial innovationsUniversity-societyFederal University of Rio Grande do SulQuais os papéis das universidades na inovação social? : análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129529.pdf.txt001129529.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225712/2/001129529.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001129529.pdfTexto completoapplication/pdf36836491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225712/1/001129529.pdfdec2e742299e93f2b98485b935d8645eMD5110183/2257122021-08-18 05:24:31.378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T08:24:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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