Avaliação do desempenho do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na relação ingressantes/ formados: uma comparação com a modalidade presencial
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/212504 |
Resumo: | Esta dissertação, com o propósito de obtenção do grau de mestre, no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), procurou, em sua base metodológica e teórica argumentativa, ampliar o debate sobre a educação geral e a distância enquanto modalidade, no âmbito das reformas educacionais, principalmente aquelas surgidas a partir de 1990, em que se observou a atuação do Estado priorizando ações que pudessem assegurar o acesso e a permanência, bem como a formação básica e continuada de professores. Nesse contexto, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) se estabelece institucionalmente como um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) se consolidando como a maior ação pública na oferta de cursos de licenciatura e de educação continuada na modalidade a distância (MD). Nesta pesquisa procurou-se evidências comparativas, para auferior o desempenho em cursos de Licenciatura nas modalidades presencial e a distância. Foram comparados e avaliados os desempenhos dos 12 cursos de Licenciatura pertencentes à Base Nacional Comum Curricular das MD da UAB e Modalidade Presencial (MP), no período de 2009-2016, usando como parâmetro o Índice de Eficiência Máxima (IEM). Os dados da MD foram obtidos no banco de dados da UAB e os da MP, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O teste t não paramétrico Mann-Whitney (GraphPad 6) foi utilizado para análise estatística. Constatou-se que os cursos da MD apresentam IEM inferior (0,44) quando comparados aos da MP (0.89). Os cursos de Biologia, Física e Matemática atingiram valores predominantemente inferiores à média, enquanto que os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia atingiram valores predominantemente iguais ou superiores à média. |
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Lenuzza, Carlos Cezar ModernelCalabró, Luciana2020-07-29T03:41:46Z2020http://hdl.handle.net/10183/212504001116570Esta dissertação, com o propósito de obtenção do grau de mestre, no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), procurou, em sua base metodológica e teórica argumentativa, ampliar o debate sobre a educação geral e a distância enquanto modalidade, no âmbito das reformas educacionais, principalmente aquelas surgidas a partir de 1990, em que se observou a atuação do Estado priorizando ações que pudessem assegurar o acesso e a permanência, bem como a formação básica e continuada de professores. Nesse contexto, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) se estabelece institucionalmente como um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) se consolidando como a maior ação pública na oferta de cursos de licenciatura e de educação continuada na modalidade a distância (MD). Nesta pesquisa procurou-se evidências comparativas, para auferior o desempenho em cursos de Licenciatura nas modalidades presencial e a distância. Foram comparados e avaliados os desempenhos dos 12 cursos de Licenciatura pertencentes à Base Nacional Comum Curricular das MD da UAB e Modalidade Presencial (MP), no período de 2009-2016, usando como parâmetro o Índice de Eficiência Máxima (IEM). Os dados da MD foram obtidos no banco de dados da UAB e os da MP, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O teste t não paramétrico Mann-Whitney (GraphPad 6) foi utilizado para análise estatística. Constatou-se que os cursos da MD apresentam IEM inferior (0,44) quando comparados aos da MP (0.89). Os cursos de Biologia, Física e Matemática atingiram valores predominantemente inferiores à média, enquanto que os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia atingiram valores predominantemente iguais ou superiores à média.This work, with the purpose of obtaining a master's degree, within the scope of the Graduate Program in Science Education: Life Chemistry and Health at the Institute of Basic Health Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), sought, in its methodological and theoretical argumentative basis, to expand the debate on general and distance education as a modality, within the scope of educational reforms, especially those that arose since 1990, in which the State's performance was observed prioritizing actions that could ensure access and permanence, as well as teacher training at the undergraduation and graduation levels. The Open University of Brazil (UAB) has been established itself as the largest public program on offering under graduation and graduate courses in the distance learning modality (DM). In this study, we compare and evaluate the performance of 12 graduation courses belonging to the National Common Curricular Grade ofthe UAB’s DM comparatively with the Classroom-Based Course (CBC), between the years of 2009 to 2016, using the Maximum Efficiency Index parameter. The data from DM were obtained from the UAB database system (SISUAB) and data from CBC were obtained from the National Institute of Educational Studies and Research – Anísio Teixeira (INEP).For statistical analysis was used the non-parametric Mann-Whitney t test.The DM courses showed a lower IEM (0,44) when compared to the CBC (0,89). Biology, Physics, and Mathematics undergraduate courses predominantly reached lower IEM mean values whereas the Physical Education, Portuguese and Pedagogy courses reached equal or high values than the mean.application/pdfporUniversidade Aberta do BrasilEducação a distânciaEnsino presencialFormação de professoresOpen University of Brazil (UAB)Distance learning educationClassroom-based courseTeacher trainingAvaliação do desempenho do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na relação ingressantes/ formados: uma comparação com a modalidade presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116570.pdf.txt001116570.pdf.txtExtracted Texttext/plain196410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212504/2/001116570.pdf.txt27331451478b1300621918143f10cae8MD52ORIGINAL001116570.pdfTexto completoapplication/pdf2669245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212504/1/001116570.pdfc2df81009e04ce85d077fbcebd5d3a7fMD5110183/2125042021-05-07 05:15:23.854286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:15:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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