As trocas interindividuais em fóruns e lista de discussão : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia em EAD
Ano de defesa: | 2008 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/15345 |
Resumo: | Esta dissertação investiga o processo evolutivo das trocas interindividuais a partir da perspectiva da descentração com fundamentação na concepção epistemológica piagetiana. Esta fundamentação destaca a possibilidade do sujeito desprender-se do seu ponto de vista e levar em consideração outros aspectos para finalmente coordená-los. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – estudo de caso realizada no Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso destina-se à formação em pedagogia de professores leigos de Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, a coleta de dados foi realizada a partir da seleção de registros de participação dos alunos em formação no fórum virtual e lista de discussão e possibilitou a construção dos níveis que indicam o processo do egocentrismo à descentração em situações de trocas interindividuais. Os resultados apontam que as interações influenciam no processo de aprendizagem dos alunos em formação, sendo possível observar que as trocas também contribuem para estimular o processo de descentração, propiciando assim condições de coordenar pontos de vista diferentes. Os resultados também indicam que os alunos em formação demonstram dificuldades em trabalhar em comum, pois as participações apresentam alto índice de registros com características egocêntricas, não demonstrando assim que os participantes estabelecem relação com o ponto de vista dos colegas, condição necessária para que a descentração ocorra. A partir dos resultados, podemos concluir que a descentração é um processo evoluído e que cada nova oportunidade de troca permite que ocorra a evolução das trocas interindividuais. Isto nos mostra a fecundidade da teoria piagetiana como suporte para análise de processos interativos em contextos na modalidade a distância. |
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Fernandes, Ana Angélica PereiraAragón de Nevado, Rosane2009-03-11T04:12:45Z2008http://hdl.handle.net/10183/15345000672568Esta dissertação investiga o processo evolutivo das trocas interindividuais a partir da perspectiva da descentração com fundamentação na concepção epistemológica piagetiana. Esta fundamentação destaca a possibilidade do sujeito desprender-se do seu ponto de vista e levar em consideração outros aspectos para finalmente coordená-los. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – estudo de caso realizada no Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso destina-se à formação em pedagogia de professores leigos de Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, a coleta de dados foi realizada a partir da seleção de registros de participação dos alunos em formação no fórum virtual e lista de discussão e possibilitou a construção dos níveis que indicam o processo do egocentrismo à descentração em situações de trocas interindividuais. Os resultados apontam que as interações influenciam no processo de aprendizagem dos alunos em formação, sendo possível observar que as trocas também contribuem para estimular o processo de descentração, propiciando assim condições de coordenar pontos de vista diferentes. Os resultados também indicam que os alunos em formação demonstram dificuldades em trabalhar em comum, pois as participações apresentam alto índice de registros com características egocêntricas, não demonstrando assim que os participantes estabelecem relação com o ponto de vista dos colegas, condição necessária para que a descentração ocorra. A partir dos resultados, podemos concluir que a descentração é um processo evoluído e que cada nova oportunidade de troca permite que ocorra a evolução das trocas interindividuais. Isto nos mostra a fecundidade da teoria piagetiana como suporte para análise de processos interativos em contextos na modalidade a distância.This thesis investigates how the exchanges occur between the individuals in the forum and discussion list and how you can view the process of egocentrism to taking off the Center from him through the levels provided for in the design analysisbased epistemological piagetiana. This is a qualitative research - a case study conducted in the course of graduate degree in pedagogy, in the programmer of distance learning (PEAD) of the Federal University of Rio Grande do Sul state, Brazil. The course is addressed to the formation of teachers of public schools of Rio Grande do Sul state, Brazil. For this, the data collection was carried out from the selection of records of participation of students in formation in virtual forum and discussion list and possible see the levels that indicate the process of egocentrism to taking off the Center from him in situations of trade between individuals. The results indicate the importance of interactions to the learning process of students in formation and it was possible to see that exchanges stimulate the process of taking off the Center from him thereby providing conditions to coordinate different points of view. The results also indicate that students in formation demonstrate difficulties to working together, this is evidenced by the high rate of participation egocentric, therefore in most of the shares don’t show establish relation with the point oh view of the classmates, condition that’s necessarie to the pocess of taking the center of him occur. From the results we can conclude that the process of taking the Center of him is an evolving process and that each new opportunity to exchange allows that the evolution of the exchanges between the individuals. This shows us the fecundity of the theory piagetiana as support for analysis of interactive processes in contexts in the distance mode.application/pdfporCurso de PedagogiaLicenciaturaEnsino a distânciaForum de debatesCourse of pedagogyGraduateDistance learningForum for discussionAs trocas interindividuais em fóruns e lista de discussão : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia em EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000672568.pdf.txt000672568.pdf.txtExtracted Texttext/plain275319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15345/2/000672568.pdf.txtdd22f5a1ba269da2549cbfaf84514f8fMD52ORIGINAL000672568.pdf000672568.pdfTexto completoapplication/pdf846371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15345/1/000672568.pdfc09ff56d4eda9cd47396a6a1e0a4a544MD51THUMBNAIL000672568.pdf.jpg000672568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15345/3/000672568.pdf.jpg1bcc28c1d986321dca9d6e7f40f1cec4MD5310183/153452021-12-06 05:36:42.416687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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