El afrontamiento en diferentes fases de la preparación para un recital público : un estudio en cinco pianistas expertos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Torres, Ricardo Andrés Bahamondez
Orientador(a): Fialkow, Ney
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: spa
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/224050
Resumo: Tocar um recital público implica uma elevada exigência física e psicológica, e em muitos casos é avaliado como um evento de intenso estresse, e por isso a preparação desse recital será fundamental para uma experiência positiva nesse tipo de apresentação. Estudos revelam os altos níveis de estresse associados às apresentações em público, no entanto, grandes músicos têm carreiras de sucesso com resultados de alta qualidade e, ao que parece, com uma relação diferente em relação às apresentações em público. Diante disso, surge o interesse em investigar como os pianistas que atuam em frequentes apresentações públicas enfrentam as dificuldades associadas a tocar em público. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo principal investigar as percepções e estratégias que tem pianistas experts em fases diferentes da preparação para um recital público. O referencial teórico adotado foi a teoria de Enfrentamento do estresse de Lazarus e Folkman (1984), oriunda do campo da psicologia clínica e aplicada em diferentes áreas, entre as quais chama a atenção, pelas semelhanças com a música, o esporte. Essa teoria tem sido utilizada para contribuir com as apresentações e competições dos atletas, abrindo novos espaços de trabalho interdisciplinar com o objetivo de melhorar os seus desempenhos. No presente trabalho a teoria foi utilizada para interpretar os relatos sobre as estratégias utilizadas para o enfrentamento do estresse de tocar diante do público. A metodologia utilizada foi a análise de entrevistas através de uma abordagem qualitativa englobando a experiência de cinco pianistas profissionais com trajetória e reconhecimento internacional. O procedimento de coleta deu-se por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos participantes a fim de aprofundar suas histórias sobre como se preparam para seus recitais públicos. Os resultados mostraram que os pianistas entrevistados possuem estratégias para diferentes momentos na preparação de um recital público à medida que o evento se torna mais iminente. Além disso, todos os entrevistados revelaram motivações fortes relacionadas ao ato de tocar em público, considerando essa atividade como um desafio positivo e lidando bem, segundo seus relatos, com o estresse desse tipo de atuação. O planejamento de diversos aspectos envolvidos com a preparação para o concerto público também foi relatado como uma ferramenta eficaz para essa preparação, atendendo às múltiplas demandas de um recital de forma a minimizar os efeitos negativos dos imprevistos que poderiam ser causa de mais estresse.
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spelling Torres, Ricardo Andrés BahamondezFialkow, Ney2021-07-16T04:30:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/224050001127918Tocar um recital público implica uma elevada exigência física e psicológica, e em muitos casos é avaliado como um evento de intenso estresse, e por isso a preparação desse recital será fundamental para uma experiência positiva nesse tipo de apresentação. Estudos revelam os altos níveis de estresse associados às apresentações em público, no entanto, grandes músicos têm carreiras de sucesso com resultados de alta qualidade e, ao que parece, com uma relação diferente em relação às apresentações em público. Diante disso, surge o interesse em investigar como os pianistas que atuam em frequentes apresentações públicas enfrentam as dificuldades associadas a tocar em público. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo principal investigar as percepções e estratégias que tem pianistas experts em fases diferentes da preparação para um recital público. O referencial teórico adotado foi a teoria de Enfrentamento do estresse de Lazarus e Folkman (1984), oriunda do campo da psicologia clínica e aplicada em diferentes áreas, entre as quais chama a atenção, pelas semelhanças com a música, o esporte. Essa teoria tem sido utilizada para contribuir com as apresentações e competições dos atletas, abrindo novos espaços de trabalho interdisciplinar com o objetivo de melhorar os seus desempenhos. No presente trabalho a teoria foi utilizada para interpretar os relatos sobre as estratégias utilizadas para o enfrentamento do estresse de tocar diante do público. A metodologia utilizada foi a análise de entrevistas através de uma abordagem qualitativa englobando a experiência de cinco pianistas profissionais com trajetória e reconhecimento internacional. O procedimento de coleta deu-se por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos participantes a fim de aprofundar suas histórias sobre como se preparam para seus recitais públicos. Os resultados mostraram que os pianistas entrevistados possuem estratégias para diferentes momentos na preparação de um recital público à medida que o evento se torna mais iminente. Além disso, todos os entrevistados revelaram motivações fortes relacionadas ao ato de tocar em público, considerando essa atividade como um desafio positivo e lidando bem, segundo seus relatos, com o estresse desse tipo de atuação. O planejamento de diversos aspectos envolvidos com a preparação para o concerto público também foi relatado como uma ferramenta eficaz para essa preparação, atendendo às múltiplas demandas de um recital de forma a minimizar os efeitos negativos dos imprevistos que poderiam ser causa de mais estresse.Giving a public recital implies a high physical and psychological demand and in many cases it is evaluated as a high stressful event, thus the importance of preparation is key to a positive result. Considering this, this Master's thesis aims to investigate the perceptions and strategies used by expert professional pianists in different stages of preparation for a public recital. The theoretical framework was the stress coping theory of Lazarus and Folkman (1984). The methodology used was interview analysis through a qualitative approach encompassing the experience of five professional pianists of international trajectory and recognition. The data were collected through a semi structured interview individually applied to the participants. The results showed that the interviewed pianists have strategies for different moments in the preparation for a public recital as the event becomes more imminent. In addition, all the interviewees have strong and positive motivations in relation to playing in public, evaluating recitals as a positive challenge and coping well, according to their reports, with the stress of performing. Planning from the beginning has also been reported as a tool to an effective practice to handle the multiple demands of a recital so as to minimize the additional stress caused by unexpected occurrences during the performances.Tocar en un recital público implica una demanda alta tanto física como psicológica y en muchos casos se evalúa como un evento de alto estrés, es entonces que su preparación será clave en el resultado. Considerando esto, esta tesis de Magíster tiene como objetivo principal investigar las percepciones y estrategias de pianistas expertos en diferentes fases de la preparación para un recital público. El marco teórico que se adopta es la teoría de afrontamiento al estrés de Lazarus y Folkman (1984). La metodología usada fue de análisis de entrevistas a través de un abordaje cualitativo abarcando la experiencia de cinco pianistas profesionales de trayectoria y reconocimiento internacional. El procedimiento de colecta se dio a través de una entrevista semi-estructurada aplicada a los participantes. Los resultados visibilizaron que los pianistas entrevistados tienen estrategias para diferentes momentos en la preparación para un recital público conforme se hace más inminente un recital. Además, todos los entrevistados tienen motivaciones fuertes y positivas en relación a tocar en público, evaluando como un desafío positivo los recitales y lidiando bien, según sus relatos, con el estrés de presentarse. Se extrae también la planificación desde un comienzo como una herramienta para tener una práctica efectiva en relación a las presentaciones y además la capacidad de atender a las múltiples demandas de un recital para no dejar a la deriva circunstancias que podrían ser causa de más estrés por el hecho de no haberse anticipado.application/pdfspaRecital (Música)EstresseEstratégiaEnfrentamentoMusic performanceCopingStressStrategiesRecital públicoAfrontamientoEstrésEl afrontamiento en diferentes fases de la preparación para un recital público : un estudio en cinco pianistas expertosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127918.pdf.txt001127918.pdf.txtExtracted Texttext/plain179961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224050/2/001127918.pdf.txtde57b92d0713f2eecefb5f4d4ef39f3cMD52ORIGINAL001127918.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf1122971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224050/1/001127918.pdfdfd812f7686303515648d98f861cd4bcMD5110183/2240502021-08-18 04:36:00.180627oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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