Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
Orientador(a): Becker, Maria Luiza Rheingantz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/193462
Resumo: O presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se faz ainda que, contudo, estes não tenham lido ou conhecido com profundidade, durante a formação, a Epistemologia Genética, que é o principal referencial teórico desse trabalho. A coleta de dados se deu em Metodologia Qualitativa inspirada no Método Clínico Piagetiano. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso múltiplo com entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado com onze graduandos: cinco do sexto ou do sétimo semestre, e os restantes do oitavo ou do nono. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas duas categorias de análise: a Mentalidade Infantil e a Psicogênese. A primeira categoria de análise contempla o início da pesquisa de Piaget e a sua compreensão de que a criança raciocina de maneira diferenciada do adulto. A segunda, por sua vez, aborda a Psicogênese e o desenvolvimento da teoria dos estádios. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. Os resultados mostram que a majoritária parte dos extratos relatados durante as entrevistas se aproximam consideravelmente e são coerentes com as contribuições de Piaget ao estudo da mentalidade infantil e da psicogênese.
id URGS_1ba7e4ccc32bb3b6ba9d9b07af512b92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193462
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Tania Márcia da CunhaBecker, Maria Luiza Rheingantz2019-04-25T02:36:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/193462001091648O presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se faz ainda que, contudo, estes não tenham lido ou conhecido com profundidade, durante a formação, a Epistemologia Genética, que é o principal referencial teórico desse trabalho. A coleta de dados se deu em Metodologia Qualitativa inspirada no Método Clínico Piagetiano. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso múltiplo com entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado com onze graduandos: cinco do sexto ou do sétimo semestre, e os restantes do oitavo ou do nono. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas duas categorias de análise: a Mentalidade Infantil e a Psicogênese. A primeira categoria de análise contempla o início da pesquisa de Piaget e a sua compreensão de que a criança raciocina de maneira diferenciada do adulto. A segunda, por sua vez, aborda a Psicogênese e o desenvolvimento da teoria dos estádios. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. Os resultados mostram que a majoritária parte dos extratos relatados durante as entrevistas se aproximam consideravelmente e são coerentes com as contribuições de Piaget ao estudo da mentalidade infantil e da psicogênese.The following paper researched the understanding and the interpretation skills of the Pedagogy undergraduate students in regard to the characteristics of the infant mentality and psychogenesis, as per Piaget's body of work. The research was carried out even though those had not come in a deep contact with Genetic Epistemology during the course, that being the main theoretical reference underlying this text. Data collection was based on qualitative methodology, comprised of an adaptation of Piaget's clinical method. Starting from that outlook, a multiple case study supported by semi structured interviews is presented. A total of ten undergraduate students took part in the survey: five currently in the fifth or sixth semesters of their majors, and the remainder in the eighth or ninth semesters. Based on the data collected during the research, two means of analysis were developed: Infant Mentality and Psychogenesis. The first deals with the beginning of Piaget's work and its belief that the child's reasoning does not behave in the same way as that of an adult. The second tackles Psychogenesis and the development of Stadium Theory (théorie des stades). We presuppose the current relevance of Piagetian theory to child education, and we question the extant relation between theory and practice throughout the capacitation of faculty. The results showcase the high level of coherence between several survey excerpts and Piaget's contributions to the fields of infant mentality and psychogenesisapplication/pdfporEducação infantilFormação de professoresPsicogêneseGenetic EpistemologyPsychogenesisChild developmentProfessional development of preschool teachersCompreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091648.pdf.txt001091648.pdf.txtExtracted Texttext/plain272537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193462/2/001091648.pdf.txt71ca4bcaea09739a1b454f4e38ef7c41MD52ORIGINAL001091648.pdfTexto completoapplication/pdf1135071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193462/1/001091648.pdf53039f8a2ea457cdb4dfe8b738a84a5aMD5110183/1934622020-05-29 03:32:43.858199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-05-29T06:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
title Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
spellingShingle Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
Educação infantil
Formação de professores
Psicogênese
Genetic Epistemology
Psychogenesis
Child development
Professional development of preschool teachers
title_short Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
title_full Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
title_fullStr Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
title_full_unstemmed Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
title_sort Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
author Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
author_facet Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
contributor_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Psicogênese
topic Educação infantil
Formação de professores
Psicogênese
Genetic Epistemology
Psychogenesis
Child development
Professional development of preschool teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic Epistemology
Psychogenesis
Child development
Professional development of preschool teachers
description O presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se faz ainda que, contudo, estes não tenham lido ou conhecido com profundidade, durante a formação, a Epistemologia Genética, que é o principal referencial teórico desse trabalho. A coleta de dados se deu em Metodologia Qualitativa inspirada no Método Clínico Piagetiano. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso múltiplo com entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado com onze graduandos: cinco do sexto ou do sétimo semestre, e os restantes do oitavo ou do nono. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas duas categorias de análise: a Mentalidade Infantil e a Psicogênese. A primeira categoria de análise contempla o início da pesquisa de Piaget e a sua compreensão de que a criança raciocina de maneira diferenciada do adulto. A segunda, por sua vez, aborda a Psicogênese e o desenvolvimento da teoria dos estádios. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. Os resultados mostram que a majoritária parte dos extratos relatados durante as entrevistas se aproximam consideravelmente e são coerentes com as contribuições de Piaget ao estudo da mentalidade infantil e da psicogênese.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T02:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193462
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091648
url http://hdl.handle.net/10183/193462
identifier_str_mv 001091648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193462/2/001091648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193462/1/001091648.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71ca4bcaea09739a1b454f4e38ef7c41
53039f8a2ea457cdb4dfe8b738a84a5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065122052571136