Reestruturação urbana do Bairro Floresta : uma vitrine para o projeto de Cidade Criativa de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Luiz Henrique Apollo da
Orientador(a): Marx, Vanessa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/204568
Resumo: A área do 4º Distrito em Porto Alegre era a denominação da divisão urbana na entrada da cidade e onde se instalavam as principais indústrias e as vilas operárias que foram berço da industrialização no Estado do Rio Grande do Sul a partir do início do século XX. O cenário e organização social desse espaço se desenvolveram pela sua função fabril modificada após o seu deslocamento, devido ao processo de metropolização, com consequência de abandono e marginalização da área a partir da década de 80. Desde o final da década de 90, esse amplo espaço é disputado para uma revalorização do solo por projetos público-privado de reestruturação urbana, mais recentemente o projeto Masterplan, cujos depósitos, ancoradouros e edifícios fabris são condicionados a novos usos do capitalismo global informacional, onde a economia criativa se insere. A sua denominação abrange diversas áreas de trabalhadores qualificados em tecnologia, arquitetura, design, mídia, moda, expressões culturais cujo conhecimento tem alto valor agregado e é explorado na sua capacidade inovadora e empreendedora. Esses agentes se aglomeram territorialmente principalmente no Floresta, bairro do 4º Distrito localizado mais próxima ao centro, onde se encontram centenas de agentes criativos, tais como o Hostel Boutique, o CC100, o Vila Flores, chamarisco de novos agentes criativos, promotor de eventos, turismo, preservação e embelezamento da área, estabelecidos na rede do Distrito C que constrói seus laços e valores, incentiva o investimento de negócios inovadores na área atrelados às conexões multiculturais de uma ideia descolada que faz a cultura colaborar com uma imagem estratégica ao território. A fim de compreender a transformação desse espaço com o foco no agenciamento em rede desses profissionais, a metodologia utilizada no trabalho foi de análise documental a partir do plano municipal de economia criativa de 2014, de notícias de atrações e investimentos no local, de observações participantes em eventos no bairro e de entrevistas com vinte empreendimentos localizados na área. Esse novo construto social torna-se um marketing urbano compreendido sob o olhar teórico do pensamento único estratégico, na construção glocal e de ressignificação identitária relacional e híbrida, onde a cidade se torna um ponto estratégico de financeirização. Além disso, estão atreladas às vantagens comparativas de modelos de cidades criativas, legitimados por órgãos internacionais como a UNCTAD, que ressignificam em Porto Alegre o histórico bairro operário do Floresta para um território de características criativas, de consumo, de lazer criando uma vitrine para investimentos aos novos paradigmas do empreendedorismo urbano global.
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A sua denominação abrange diversas áreas de trabalhadores qualificados em tecnologia, arquitetura, design, mídia, moda, expressões culturais cujo conhecimento tem alto valor agregado e é explorado na sua capacidade inovadora e empreendedora. Esses agentes se aglomeram territorialmente principalmente no Floresta, bairro do 4º Distrito localizado mais próxima ao centro, onde se encontram centenas de agentes criativos, tais como o Hostel Boutique, o CC100, o Vila Flores, chamarisco de novos agentes criativos, promotor de eventos, turismo, preservação e embelezamento da área, estabelecidos na rede do Distrito C que constrói seus laços e valores, incentiva o investimento de negócios inovadores na área atrelados às conexões multiculturais de uma ideia descolada que faz a cultura colaborar com uma imagem estratégica ao território. A fim de compreender a transformação desse espaço com o foco no agenciamento em rede desses profissionais, a metodologia utilizada no trabalho foi de análise documental a partir do plano municipal de economia criativa de 2014, de notícias de atrações e investimentos no local, de observações participantes em eventos no bairro e de entrevistas com vinte empreendimentos localizados na área. Esse novo construto social torna-se um marketing urbano compreendido sob o olhar teórico do pensamento único estratégico, na construção glocal e de ressignificação identitária relacional e híbrida, onde a cidade se torna um ponto estratégico de financeirização. Além disso, estão atreladas às vantagens comparativas de modelos de cidades criativas, legitimados por órgãos internacionais como a UNCTAD, que ressignificam em Porto Alegre o histórico bairro operário do Floresta para um território de características criativas, de consumo, de lazer criando uma vitrine para investimentos aos novos paradigmas do empreendedorismo urbano global.The area of the 4th District in Porto Alegre was the name of the urban division at the entrance of the city and where settled the main industries and working villages that were the cradle of industrialization in the State of Rio Grande do Sul from the beginning of the twentieth century. The scenery and social organization of this factory function space was modified after its displacement, due to the process of metropolization, with consequence of abandonment and marginalization of the area from the 80's. Since the end of the 90's, this wide space is disputed for a revaluation of the soil by public-private urban restructuring projects, most recently the Masterplan project, whose deposits, moorings and factory buildings are conditioned to new uses of informational global capitalism, where the creative economy is inserted. Its name covers several areas of skilled workers in technology, architecture, design, media, fashion, cultural expressions whose knowledge has high added value and is exploited in its innovative and entrepreneurial capacity. These agents cluster mainly in the territoriy of Floresta, a neighborhood of the 4th District located closest to downtown, where there are hundreds of creative agents, such as Hostel Boutique, CC100, Vila Flores, attractions of new creative agents, events promoter, tourism, preservation and beautification of the area, established in the District C, network that builds its ties and values, encourages the investment of innovative businesses in the area linked to the multicultural connections of a cool idea that makes culture collaborate with a strategic image to the territory. In order to understand the transformation of this space with the focus on networking these professionals, the methodology used in this work was documentary analysis based on the 2014 municipal creative economy plan, news of attractions and investments on the space, participant observations in events of the neighborhood and interviews with twenty enterprises located in the area. This new social construct becomes an urban marketing understood under the theoretical perspective of strategic single thinking, in the glocal construction and of relational and hybrid identity resignification, where the city becomes a strategic point of financialization. Moreover, they are linked to the comparative advantages of creative city models, legitimized by international organizations such as UNCTAD, which redefine in Porto Alegre the historic working-class district of Floresta to a territory of creative, consumer and leisure creating a showcase for investments to the new paradigms of global urban entrepreneurship.application/pdfporReestruturação urbanaCidadeEmpreendedorismoEconomia criativaSociologiaPorto Alegre (RS)Urban Restructuring of the 4th DistrictCreative cityUrban entrepreneurshipForest neighborhoodAgents of the creative economyReestruturação urbana do Bairro Floresta : uma vitrine para o projeto de Cidade Criativa de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109959.pdf.txt001109959.pdf.txtExtracted Texttext/plain539652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204568/2/001109959.pdf.txt4a7af685fc18878358ca5f214a407865MD52ORIGINAL001109959.pdfTexto completoapplication/pdf5054413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204568/1/001109959.pdf7a092a22bb357df31b70105513727bfaMD5110183/2045682020-01-19 05:14:28.79231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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