Ofício costureira : um estudo sobre educação e as posições ocupadas no mercado de trabalho da confecção de vestuário na região metropolitana de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bordin, Évelin Zanelatto
Orientador(a): Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Job
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/193385
Resumo: Analisar a relação entre o aprendizado da costura, a experiência e as posições ocupadas pela costureira foi o principal objetivo deste estudo realizado com profissionais atuantes na região metropolitana de Porto Alegre. Foram realizadas entrevistas com oito costureiras que se encontravam em quatro posições de atuação: na fábrica, trabalhando a domicílio como terceirizadas ou com reformas de roupas e em atelier próprio, com a finalidade de trazer experiências, considerações sobre o aprendizado da costura e o mercado de trabalho. As entrevistas foram estruturadas no formato de tópicos-guia em uma abordagem qualitativa. Este estudo inicia com um levantamento histórico do ofício, contextualizando-o no sistema capitalista de produção, explicando a organização do trabalho da costura, sua hierarquia e a divisão sexual, levantando historicamente a influência do gênero na profissão. Através dos relatos das entrevistadas, é possível identificar questões importantes da atualidade da profissão frente às rotinas e limitações profissionais, tais como gênero, família, tempo, aprendizado, qualificação e posições profissionais. Concluiu-se com esta pesquisa que a necessidade de trabalhar caracteriza as entrevistadas que ocupam posições fabris e concretizam seu aprendizado na prática do trabalho, entendendo a qualificação formal como única possibilidade para crescimento profissional. As costureiras que tiveram algum aprendizado formal optaram por se afastar de posições na indústria e têm expectativas que se relacionam com a possibilidade de criar suas peças e a autonomia de poder trabalhar diretamente com o cliente. Indiferentemente ao grupo de pertencimento, o desajuste da educação profissional em relação ao mercado de trabalho, em conjunto com a falta de reconhecimento, associa o ofício a atividades domésticas e cargos de baixa qualificação.
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Este estudo inicia com um levantamento histórico do ofício, contextualizando-o no sistema capitalista de produção, explicando a organização do trabalho da costura, sua hierarquia e a divisão sexual, levantando historicamente a influência do gênero na profissão. Através dos relatos das entrevistadas, é possível identificar questões importantes da atualidade da profissão frente às rotinas e limitações profissionais, tais como gênero, família, tempo, aprendizado, qualificação e posições profissionais. Concluiu-se com esta pesquisa que a necessidade de trabalhar caracteriza as entrevistadas que ocupam posições fabris e concretizam seu aprendizado na prática do trabalho, entendendo a qualificação formal como única possibilidade para crescimento profissional. As costureiras que tiveram algum aprendizado formal optaram por se afastar de posições na indústria e têm expectativas que se relacionam com a possibilidade de criar suas peças e a autonomia de poder trabalhar diretamente com o cliente. Indiferentemente ao grupo de pertencimento, o desajuste da educação profissional em relação ao mercado de trabalho, em conjunto com a falta de reconhecimento, associa o ofício a atividades domésticas e cargos de baixa qualificação.Analyzing the relationship between sewing learning, experience and positions occupied by seamstresses was the main objective of this study with professionals working in the metropolitan area of Porto Alegre. Interviews were carried out with eight seamstresses who were in four positions: at the factory, working at home as outsourced or with clothing reforms and in their own atelier, with the purpose of bringing experiences, considerations about sewing learning and the job market. The interviews were structured in a guideline format with a qualitative approach. This study began with a historical survey of the trade, contextualizing it in the capitalist system of production, explaining the organization of the sewing work, its hierarchy and sexual division, historically raising the influence of gender in the profession. Through the interviewees' reports, it was possible to identify important questions of the current profession in relation to professional routines and limitations, such as gender, family, time, learning, qualification and professional positions. It was concluded with this research that the need to work characterizes the interviewees who occupied factory positions and achieved their learning in the work practice, understanding the formal qualification as the only possibility for professional growth. Dressmakers who had some formal learning chose to move away from positions in the industry and had expectations that related to the possibility of creating their pieces and the autonomy of being able to work directly with the client. Regardless of the group of belonging, the mismatch of professional education in relation to the labor market, together with the lack of recognition, associated the office with domestic activities and positions with low qualifications.application/pdfporTrabalhoQualificação profissionalMercado de trabalhoSeamstressProfessional recognitionQualificationLearningJobOfício costureira : um estudo sobre educação e as posições ocupadas no mercado de trabalho da confecção de vestuário na região metropolitana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091637.pdf.txt001091637.pdf.txtExtracted Texttext/plain342427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193385/2/001091637.pdf.txt61f249700e72b5895a50711757b546b5MD52ORIGINAL001091637.pdfTexto completoapplication/pdf1362606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193385/1/001091637.pdfc9101bbedd3bc888720744f7d4853279MD5110183/1933852019-04-25 02:37:06.572616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-25T05:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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