Configuração das mediações na internet : fluxo comunicacional das críticas de filmes publicadas no YouTube

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Ronei Teodoro da
Orientador(a): Jacks, Nilda Aparecida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Web
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/163444
Resumo: Os investigadores que pesquisam as lógicas da produção e as práticas da recepção na internet têm certa dificuldade de associar as questões culturais às tecnológicas (ANTOUN e PECINI, 2007; SCOLARI, 2008; KNEWITZ, 2010). Para tanto, é necessária uma aproximação entre teorias sobre cultura, política e comunicação às mais centradas no ambiente virtual. Diante de tal cenário, procuramos, nesse trabalho, relacionar conceitos de dois campos de pesquisa com legados epistemológicos distintos. Propomos conhecer a configuração das mediações na web, analisando o fluxo comunicacional das críticas de filmes publicadas no YouTube. Como abordagem metodológica, combinamos a Análise de Redes Sociais (ARS) ao Mapa das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2013). A partir desse recorte, evidenciamos um fluxo comunicacional exponencial, mediado por virtuals settlements que se auto-organizam em grandes redes de colaboração. A interconexão entre os interagentes é regida por lógicas de participação e de conectividade segundo as quais, simultaneamente, valores sociais culturalmente construídos são replicados, conteúdos são remediados e modelos anteriormente estabelecidos, reapropriados. As relações são mediadas por processos hegemônicos provenientes da assimilação e reificação de práticas, costumes e ritos.
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