Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Valentini, Ricardo Eusébio
Orientador(a): Nicolazzi, Fernando Felizardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/189209
Resumo: A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural.
id URGS_25a82c15c11669902d6d43460a895767
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189209
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Valentini, Ricardo EusébioNicolazzi, Fernando Felizardo2019-03-02T02:31:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/189209001086244A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural.The present dissertation approaches the indigenous theme dealing with the question of time and the other through studies, teaching practices, literature review and elaboration of didactic materials for use in the classroom, problematizing the themes through the use of videos from youtube. It addresses issues that involve indigenous peoples in the past and today, the diversity and complex processes of ethnic interaction in Brazilian society. The research was applied in two schools of Gravataí RS, one of the state network (State School of Higher Education José Mauricio) and another of the municipal school network (São Marcos Elementary School). Through the use of youtube videos, it was possible to find a teaching tool that is familiar to students and that has demonstrated great didactic potential in the construction of historical knowledge, concepts of citizenship, ethnic and cultural diversity.application/pdfporYouTube (Site)Ensino de históriaCultura visualMídiaHistóriaRelações étnicas e raciaisIndígenasIndigenousTeaching practices and youtube videosHistory teachingPensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086244.pdf.txt001086244.pdf.txtExtracted Texttext/plain196998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/2/001086244.pdf.txt5fb5b30b3ee57c6c087d47fb90f6062bMD52ORIGINAL001086244.pdfTexto completoapplication/pdf1361919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/1/001086244.pdf95dfea0dee2402665d2ca370e9d449f5MD5110183/1892092019-03-03 02:28:56.670125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-03T05:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
title Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
spellingShingle Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
Valentini, Ricardo Eusébio
YouTube (Site)
Ensino de história
Cultura visual
Mídia
História
Relações étnicas e raciais
Indígenas
Indigenous
Teaching practices and youtube videos
History teaching
title_short Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
title_full Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
title_fullStr Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
title_full_unstemmed Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
title_sort Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
author Valentini, Ricardo Eusébio
author_facet Valentini, Ricardo Eusébio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentini, Ricardo Eusébio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolazzi, Fernando Felizardo
contributor_str_mv Nicolazzi, Fernando Felizardo
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube (Site)
Ensino de história
Cultura visual
Mídia
História
Relações étnicas e raciais
Indígenas
topic YouTube (Site)
Ensino de história
Cultura visual
Mídia
História
Relações étnicas e raciais
Indígenas
Indigenous
Teaching practices and youtube videos
History teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous
Teaching practices and youtube videos
History teaching
description A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-02T02:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189209
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086244
url http://hdl.handle.net/10183/189209
identifier_str_mv 001086244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/2/001086244.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/1/001086244.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fb5b30b3ee57c6c087d47fb90f6062b
95dfea0dee2402665d2ca370e9d449f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088964232577024