Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/189209 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural. |
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Valentini, Ricardo EusébioNicolazzi, Fernando Felizardo2019-03-02T02:31:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/189209001086244A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural.The present dissertation approaches the indigenous theme dealing with the question of time and the other through studies, teaching practices, literature review and elaboration of didactic materials for use in the classroom, problematizing the themes through the use of videos from youtube. It addresses issues that involve indigenous peoples in the past and today, the diversity and complex processes of ethnic interaction in Brazilian society. The research was applied in two schools of Gravataí RS, one of the state network (State School of Higher Education José Mauricio) and another of the municipal school network (São Marcos Elementary School). Through the use of youtube videos, it was possible to find a teaching tool that is familiar to students and that has demonstrated great didactic potential in the construction of historical knowledge, concepts of citizenship, ethnic and cultural diversity.application/pdfporYouTube (Site)Ensino de históriaCultura visualMídiaHistóriaRelações étnicas e raciaisIndígenasIndigenousTeaching practices and youtube videosHistory teachingPensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086244.pdf.txt001086244.pdf.txtExtracted Texttext/plain196998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/2/001086244.pdf.txt5fb5b30b3ee57c6c087d47fb90f6062bMD52ORIGINAL001086244.pdfTexto completoapplication/pdf1361919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189209/1/001086244.pdf95dfea0dee2402665d2ca370e9d449f5MD5110183/1892092019-03-03 02:28:56.670125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-03T05:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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