A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Moura, Stéfano Mariotto de
Orientador(a): Milan, Marcelo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/210230
Resumo: A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo.
id URGS_2736790a688f15c1bdcf6235e9d1b458
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210230
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Stéfano Mariotto deMilan, Marcelo2020-06-10T03:48:58Z2020http://hdl.handle.net/10183/210230001115021A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo.The research seeks to identify the mechanisms through which the transnational data companies as Google, Facebook, Amazon and the brokers internationally reproduce the ideology of consumerism, discussing this phenomenon in the light of the Critical Theory of International Political Economy (IPE). Initially, the classic concept of IPE is presented, based on the States-markets relationship. Then, this concept is critically debated, focusing on the role of ideology in the socio-political transformations of society, emphasizing the cultural sphere of IPE. In the next stage, the study presents a non-exhaustive series of mechanisms used by the aforementioned companies to reproduce the ideology of consumerism through the indiscriminate capture of data from the users of their services. Finally, based on Cox's historical structures, a proposal for a counter-hegemonic structure is presented to what is identified as the current hegemonic structure and dependent on consumerism.application/pdfporEconomia políticaPolítica internacionalEmpresaCritical TheoryData companiesIdeologyConsumerismInternational Political EconomyA ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos InternacionaisPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115021.pdf.txt001115021.pdf.txtExtracted Texttext/plain337149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/2/001115021.pdf.txt9a5d8047e8bcf86ba7f0ddee095d5f95MD52ORIGINAL001115021.pdfTexto completoapplication/pdf1126580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/1/001115021.pdfc6825d6d4fd306fca9ff8936815b8019MD5110183/2102302020-06-11 03:50:49.120652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-11T06:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
title A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
spellingShingle A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
Moura, Stéfano Mariotto de
Economia política
Política internacional
Empresa
Critical Theory
Data companies
Ideology
Consumerism
International Political Economy
title_short A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
title_full A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
title_fullStr A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
title_full_unstemmed A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
title_sort A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
author Moura, Stéfano Mariotto de
author_facet Moura, Stéfano Mariotto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Stéfano Mariotto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milan, Marcelo
contributor_str_mv Milan, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Economia política
Política internacional
Empresa
topic Economia política
Política internacional
Empresa
Critical Theory
Data companies
Ideology
Consumerism
International Political Economy
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical Theory
Data companies
Ideology
Consumerism
International Political Economy
description A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T03:48:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210230
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115021
url http://hdl.handle.net/10183/210230
identifier_str_mv 001115021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/2/001115021.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/1/001115021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a5d8047e8bcf86ba7f0ddee095d5f95
c6825d6d4fd306fca9ff8936815b8019
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065148339322880