A aprendizagem baseada na prática e a educação sustentável de alunos de Administração da UFRGS
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/179280 |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender como se configuram os saberes acerca da sustentabilidade de alunos de Graduação em Administração da UFRGS. As relações sociais, contextuais e materiais foram exploradas durante as atividades da disciplina de Gestão Socioambiental nas Empresas, a partir da perspectiva da aprendizagem baseada em práticas, do conceito de knowing-practice e de uma descrição detalhada das cenas de ação. O conceito de knowing-practice transmite a ideia de construção social do conhecimento e estabelece uma relação de equivalência entre saber e praticar. Para analisar os processos de ensino-aprendizagem e a constituição dos saberes acerca da sustentabilidade foi conduzido um estudo etnográfico onde foram identificadas e descritas as práticas de duas turmas de Graduação em Administração da UFRGS, durante os meses de março e dezembro de 2017. As descrições revelam que a aprendizagem e o saber são construídos e reconstruídos constantemente pelas práticas do coletivo. Os processos de aprender e organizar estão interconectados e são mediados pelas práticas. O saber é processual, relacional e emerge das ações situadas. Os achados em campo revelaram um entrelaçamento dinâmico e heterogêneo dos elementos (pessoas, tecnologia, ideias, discurso e ações) presentes no contexto das ações situadas na sala de aula O saber e o fazer enactados foram percebidos no discurso quando os estudantes relataram a substituição de práticas insustentáveis por outras sustentáveis a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Gestão Socioambiental nas Empresas. A Educação Sustentável precisa recuperar o saber sensível para a construção do conhecimento. A prioridade dada ao saber técnico e normativo desumaniza e deixa de lado o saber pré-verbal, emocional e afetivo. O constante artesanar das experiências precisa envolver os estudantes e engajá-los em projetos e ações situadas que façam sentido. A construção coletiva da realidade a partir de processos reflexivos, colaborativos e com resultado tangível, seria uma possibilidade de aprendizagem e construção de saberes acerca da sustentabilidade. Um caminho para a compreensão da aprendizagem social acerca da sustentabilidade é a reflexividade. Novas posições discursivas e político-pedagógicas, menos normativas, especializadas e individuais poderiam colaborar com a construção de conhecimento no campo da educação e da sustentabilidade. |
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Wittmann, Kelly Fabiane SpierNascimento, Luis Felipe Machado do2018-06-09T03:35:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/179280001068981Este trabalho buscou compreender como se configuram os saberes acerca da sustentabilidade de alunos de Graduação em Administração da UFRGS. As relações sociais, contextuais e materiais foram exploradas durante as atividades da disciplina de Gestão Socioambiental nas Empresas, a partir da perspectiva da aprendizagem baseada em práticas, do conceito de knowing-practice e de uma descrição detalhada das cenas de ação. O conceito de knowing-practice transmite a ideia de construção social do conhecimento e estabelece uma relação de equivalência entre saber e praticar. Para analisar os processos de ensino-aprendizagem e a constituição dos saberes acerca da sustentabilidade foi conduzido um estudo etnográfico onde foram identificadas e descritas as práticas de duas turmas de Graduação em Administração da UFRGS, durante os meses de março e dezembro de 2017. As descrições revelam que a aprendizagem e o saber são construídos e reconstruídos constantemente pelas práticas do coletivo. Os processos de aprender e organizar estão interconectados e são mediados pelas práticas. O saber é processual, relacional e emerge das ações situadas. Os achados em campo revelaram um entrelaçamento dinâmico e heterogêneo dos elementos (pessoas, tecnologia, ideias, discurso e ações) presentes no contexto das ações situadas na sala de aula O saber e o fazer enactados foram percebidos no discurso quando os estudantes relataram a substituição de práticas insustentáveis por outras sustentáveis a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Gestão Socioambiental nas Empresas. A Educação Sustentável precisa recuperar o saber sensível para a construção do conhecimento. A prioridade dada ao saber técnico e normativo desumaniza e deixa de lado o saber pré-verbal, emocional e afetivo. O constante artesanar das experiências precisa envolver os estudantes e engajá-los em projetos e ações situadas que façam sentido. A construção coletiva da realidade a partir de processos reflexivos, colaborativos e com resultado tangível, seria uma possibilidade de aprendizagem e construção de saberes acerca da sustentabilidade. Um caminho para a compreensão da aprendizagem social acerca da sustentabilidade é a reflexividade. Novas posições discursivas e político-pedagógicas, menos normativas, especializadas e individuais poderiam colaborar com a construção de conhecimento no campo da educação e da sustentabilidade.This scientific research intended to comprehend what constitutes the knowledge about sustainability from undergraduate students taking the Business Administration course at UFRGS. The social, contextual, and material relations were explored throughout the activities from the Socio-environmental Business Management subject, based on the practice-based perspective, the knowing-practice concept, and the detailed description of the action taken. The concept of knowing-practice brings the idea of the social construction of knowledge, establishing that the practice and the theoretical knowledge have equal relevance. In order to analyse the teaching-learning processes and the development of knowledge in the area of sustainability, an ethnographic study was conducted in wich the practices from two of UFRGS's Business Administration classes were identified and described, from March to December of 2017. The descriptions which this research yielded reveal that knowledge and learning are built and rebuilt continuously by collective practices. The learning and organizational processes are interconnected and mediated by the practice. Knowledge is processual, intertwined, and emerges from situational actions. The findings in the field revealed a dynamic and heterogeneous interweaving of the elements (people, technology, ideas, discourse and actions) present in the context of the actions located in the classroom Knowing-in-practice were perceived in the discourse, when the students reported the substitution of unsustainable practices for other sustainable ones starting from the experiences lived in the Socio-environmental Business Management subject. Sustainable Education needs to recover sensitive to the construction of knowledge. The priority given to technical and normative knowledge dehumanizes and leaves aside the pre-verbal, emotional and affective knowledge. The constant craftsmanship of experiences needs to involve students and engage them in projects and actions that make sense. The collective construction of reality from reflective and collaborative processes with tangible results, would be a possibility to learn and build knowledge about sustainability. One way to understand social learning about sustainability is reflexivity. New discursive and political-pedagogical positions, less normative, specialized and individuals could collaborate with the construction of knowledge in the field of education and sustainability.application/pdfporSustentabilidadeEducação ambientalBusiness administrationSustainable educationKnowing practicePractice based learning perspectiveSustainabilityA aprendizagem baseada na prática e a educação sustentável de alunos de Administração da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068981.pdf001068981.pdfTexto completoapplication/pdf1760430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179280/1/001068981.pdf931d4c43cabb8a073d04a3e084471a56MD51TEXT001068981.pdf.txt001068981.pdf.txtExtracted Texttext/plain645246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179280/2/001068981.pdf.txt928ded92842af5e10117cb85ea893921MD5210183/1792802018-06-10 02:35:56.595682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-10T05:35:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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