Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dias, Lisete Funari
Orientador(a): Ferreira, Maira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/187454
Resumo: A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. Torna-se importante entender o papel que esses programas exercem e o contexto em que foram criados e desenvolvidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a formação de professores em exercício, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), desenvolvido entre 2014 e 2015 pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), procurando ver como se relaciona com as práticas pedagógicas dos professores de Ciências da Natureza. Esta pesquisa caracteriza- se como qualitativa, fenomenológica-hermenêutica (BICUDO, 2011) e utiliza como estratégia, o Estudo de Caso Pnem/Unipampa. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo orientada pela questão central: O que é ―isso que se mostra‖ sobre a valorização docente pela formação de professores em exercício? Da revisão bibliográfica, compreendem-se os efeitos dos programas de formação continuada; a relação da formação de professores com o currículo integrado; e a prescrita valorização docente e sua relação com a qualidade da educação. Desses estudos houve o encontro com o referencial teórico relacionado à formação continuada, assim como com o fenômeno situado ―valorização docente‖. A Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2014) é a metodologia de análise de dados oriundos da coletânea de livros Pnem/Unipampa, do curso Tertúlias Pedagógicas e da entrevista com professores e formadores da área de Ciências da Natureza. O corpus de análise foi unitarizado e categorizado, resultando em três categorias: Efeito em cascata na formação continuada; Efeitos da formação de professores para a qualidade do Ensino Médio; Transitando na (des)valorização docente. Os resultados mostram que, durante o desenvolvimento do Pnem/Unipampa, a valorização pela formação deu-se pela atualização dos saberes docentes por meio dos cadernos do Pacto; pela interação Universidade-Escola em um modelo de formação em cascata; pelo espaço e pelo tempo de reflexão, estudo e trabalho em grupo; e pela relação entre a teoria e a prática que já vinha sendo realizada na escola durante o Ensino Médio Politécnico. Contudo, traduz-se em (des)valorização em função da continuidade/descontinuidade da formação e do espaço e tempo para planejamento integrado, podendo representar uma forma possível de valorização docente pela gestão escolar democrática, que oportuniza espaços e tempos na escola, tanto para a formação, quanto para o planejamento. Embora as políticas de formação, carreira e gestão devam caminhar juntas, visando à valorização dos professores, considera-se que as precárias condições de trabalho e baixos salários interferem na busca pela formação inicial, desenvolvimento profissional e permanência na profissão, implicando em desvalorização docente, apesar da oferta de programas de formação continuada de professores.
id URGS_2a95d761fbc79576cddef4eccb1caf39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187454
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Lisete FunariFerreira, Maira2018-12-28T04:00:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/187454001082644A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. Torna-se importante entender o papel que esses programas exercem e o contexto em que foram criados e desenvolvidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a formação de professores em exercício, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), desenvolvido entre 2014 e 2015 pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), procurando ver como se relaciona com as práticas pedagógicas dos professores de Ciências da Natureza. Esta pesquisa caracteriza- se como qualitativa, fenomenológica-hermenêutica (BICUDO, 2011) e utiliza como estratégia, o Estudo de Caso Pnem/Unipampa. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo orientada pela questão central: O que é ―isso que se mostra‖ sobre a valorização docente pela formação de professores em exercício? Da revisão bibliográfica, compreendem-se os efeitos dos programas de formação continuada; a relação da formação de professores com o currículo integrado; e a prescrita valorização docente e sua relação com a qualidade da educação. Desses estudos houve o encontro com o referencial teórico relacionado à formação continuada, assim como com o fenômeno situado ―valorização docente‖. A Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2014) é a metodologia de análise de dados oriundos da coletânea de livros Pnem/Unipampa, do curso Tertúlias Pedagógicas e da entrevista com professores e formadores da área de Ciências da Natureza. O corpus de análise foi unitarizado e categorizado, resultando em três categorias: Efeito em cascata na formação continuada; Efeitos da formação de professores para a qualidade do Ensino Médio; Transitando na (des)valorização docente. Os resultados mostram que, durante o desenvolvimento do Pnem/Unipampa, a valorização pela formação deu-se pela atualização dos saberes docentes por meio dos cadernos do Pacto; pela interação Universidade-Escola em um modelo de formação em cascata; pelo espaço e pelo tempo de reflexão, estudo e trabalho em grupo; e pela relação entre a teoria e a prática que já vinha sendo realizada na escola durante o Ensino Médio Politécnico. Contudo, traduz-se em (des)valorização em função da continuidade/descontinuidade da formação e do espaço e tempo para planejamento integrado, podendo representar uma forma possível de valorização docente pela gestão escolar democrática, que oportuniza espaços e tempos na escola, tanto para a formação, quanto para o planejamento. Embora as políticas de formação, carreira e gestão devam caminhar juntas, visando à valorização dos professores, considera-se que as precárias condições de trabalho e baixos salários interferem na busca pela formação inicial, desenvolvimento profissional e permanência na profissão, implicando em desvalorização docente, apesar da oferta de programas de formação continuada de professores.Teacher education and the role of teaching have been referred to as fundamental to changes in High School education, and also the production of public policies that create initial and continuing education programs has been expanded. It is important to understand the role that these programs play and the context in which they were created and developed. Thus, the aim of this research is to investigate the in-service teacher education for the National Pact for Strengthening Higher Education (PNEM), developed between 2014 and 2015 by the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) and which seeks to see how it relates to the practices of the Science of Nature teachers. This research is characterized as qualitative, phenomenological-hermeneutic (BICUDO, 2011) and uses the PNEM/UNIPAMPA case study as its strategy. As for the methodological procedures, it uses bibliographical, documentary and field research, whilst being guided by the central question: What is ‗this that is shown‘ about teacher valorization through the in-service teacher education? The literature review includes the effects of continuing education programs; the relationship between teacher education and the integrated curriculum; and the prescriptive teacher valorization and its relationship with the quality of education. From these studies, there was an encounter with a theoretical reference related to continuous education, as well as with the located phenomenon ‗teacher valorization‘. The Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2014) is the methodology of data analysis coming from a collection of PNEM/UNIPAMPA books, the Tertúlias Pedagógicas course and the interview with teachers and educators in the area of Science of Nature. The corpus of analysis was unitized and categorized, resulting in three categories: Cascade effect of continuous education; Effects of teacher education on the quality of High School education; Moving towards teacher (de)valorization. The results show that during the development of PNEM/UNIPAMPA, the valorization of education was due to the updating of teaching knowledge through the Pact books; through the interaction of University-School in a cascade education model; through the space and time for reflection, study and group work; and through the relationship between theory and practice that had already been carried out in the school during the Polytechnic High School course. However, it translates into (de)valorization due to the continuity/discontinuity of the education, and the space and time for integrated planning, which can represent a possible form of teacher valorization by the democratic school management, which allows space and time in school, both for education and planning. Although the education, career and management policies should go hand in hand, with the aim of valorizing teachers, it is considered that insecure working conditions and low salaries interfere in the search for initial education, professional development and permanence of the profession, implying a lack of teacher valorization, despite the offer of continuous teacher education by the programs.application/pdfporPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MédioEnsino de ciênciasEnsino médioCiências da naturezaFormação de professoresHigh schoolScience of natureIntegrated planningTeaching careerContinuing educationFormação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?Continuing teacher education in the science of nature of National Pact for Strengthening Higher Education /Unipampa : "what is shown" about valorization through education?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082644.pdf.txt001082644.pdf.txtExtracted Texttext/plain515579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187454/2/001082644.pdf.txtc481eea983000e56f7423700d5d47997MD52ORIGINAL001082644.pdfTexto completoapplication/pdf4021460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187454/1/001082644.pdf3dcf944d057be97e6cf86c44c0da3ffdMD5110183/1874542018-12-29 04:11:47.702198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-29T06:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Continuing teacher education in the science of nature of National Pact for Strengthening Higher Education /Unipampa : "what is shown" about valorization through education?
title Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
spellingShingle Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
Dias, Lisete Funari
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ensino de ciências
Ensino médio
Ciências da natureza
Formação de professores
High school
Science of nature
Integrated planning
Teaching career
Continuing education
title_short Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
title_full Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
title_fullStr Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
title_full_unstemmed Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
title_sort Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
author Dias, Lisete Funari
author_facet Dias, Lisete Funari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lisete Funari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Maira
contributor_str_mv Ferreira, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ensino de ciências
Ensino médio
Ciências da natureza
Formação de professores
topic Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ensino de ciências
Ensino médio
Ciências da natureza
Formação de professores
High school
Science of nature
Integrated planning
Teaching career
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Science of nature
Integrated planning
Teaching career
Continuing education
description A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. Torna-se importante entender o papel que esses programas exercem e o contexto em que foram criados e desenvolvidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a formação de professores em exercício, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), desenvolvido entre 2014 e 2015 pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), procurando ver como se relaciona com as práticas pedagógicas dos professores de Ciências da Natureza. Esta pesquisa caracteriza- se como qualitativa, fenomenológica-hermenêutica (BICUDO, 2011) e utiliza como estratégia, o Estudo de Caso Pnem/Unipampa. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo orientada pela questão central: O que é ―isso que se mostra‖ sobre a valorização docente pela formação de professores em exercício? Da revisão bibliográfica, compreendem-se os efeitos dos programas de formação continuada; a relação da formação de professores com o currículo integrado; e a prescrita valorização docente e sua relação com a qualidade da educação. Desses estudos houve o encontro com o referencial teórico relacionado à formação continuada, assim como com o fenômeno situado ―valorização docente‖. A Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2014) é a metodologia de análise de dados oriundos da coletânea de livros Pnem/Unipampa, do curso Tertúlias Pedagógicas e da entrevista com professores e formadores da área de Ciências da Natureza. O corpus de análise foi unitarizado e categorizado, resultando em três categorias: Efeito em cascata na formação continuada; Efeitos da formação de professores para a qualidade do Ensino Médio; Transitando na (des)valorização docente. Os resultados mostram que, durante o desenvolvimento do Pnem/Unipampa, a valorização pela formação deu-se pela atualização dos saberes docentes por meio dos cadernos do Pacto; pela interação Universidade-Escola em um modelo de formação em cascata; pelo espaço e pelo tempo de reflexão, estudo e trabalho em grupo; e pela relação entre a teoria e a prática que já vinha sendo realizada na escola durante o Ensino Médio Politécnico. Contudo, traduz-se em (des)valorização em função da continuidade/descontinuidade da formação e do espaço e tempo para planejamento integrado, podendo representar uma forma possível de valorização docente pela gestão escolar democrática, que oportuniza espaços e tempos na escola, tanto para a formação, quanto para o planejamento. Embora as políticas de formação, carreira e gestão devam caminhar juntas, visando à valorização dos professores, considera-se que as precárias condições de trabalho e baixos salários interferem na busca pela formação inicial, desenvolvimento profissional e permanência na profissão, implicando em desvalorização docente, apesar da oferta de programas de formação continuada de professores.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-28T04:00:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187454
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082644
url http://hdl.handle.net/10183/187454
identifier_str_mv 001082644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187454/2/001082644.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187454/1/001082644.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c481eea983000e56f7423700d5d47997
3dcf944d057be97e6cf86c44c0da3ffd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065114971537408