O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santini, Valesca Henzel
Orientador(a): Oliveira, Lizete Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/54311
Resumo: Este trabalho trata do cenário televisivo de minisséries históricas. A partir da observação do cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres, analisa de que forma os objetos que compõem o cenário televisivo atuam como um sistema de signos capaz de comunicar informações sobre uma época passada. Dois eixos teóricos fundamentam o trabalho: os pressupostos da Teoria Semiótica de Peirce, através das leituras de Lucia Santaella e João Batista Cardoso, tratam do conceito de signo; e os fundamentos da Teoria dos Objetos, de Abraham Moles, e do Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, tratam da comunicabilidade dos objetos. Os procedimentos metodológicos adotados partem, primeiramente, da identificação dos elementos do cenário descritos nas matrizes histórica e literária, que deram origem à minissérie e foram os balizadores para a criação do cenário na televisão. Após, são elaboradas as análises dos cenários da minissérie televisiva, a partir de mapas de classificação de objetos, segundo critérios propostos na Teoria dos Objetos.
id URGS_2c3f7031ac69d84dc35bc3c2d1c8eb7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54311
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santini, Valesca HenzelOliveira, Lizete Dias de2012-08-22T01:39:05Z2012http://hdl.handle.net/10183/54311000850957Este trabalho trata do cenário televisivo de minisséries históricas. A partir da observação do cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres, analisa de que forma os objetos que compõem o cenário televisivo atuam como um sistema de signos capaz de comunicar informações sobre uma época passada. Dois eixos teóricos fundamentam o trabalho: os pressupostos da Teoria Semiótica de Peirce, através das leituras de Lucia Santaella e João Batista Cardoso, tratam do conceito de signo; e os fundamentos da Teoria dos Objetos, de Abraham Moles, e do Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, tratam da comunicabilidade dos objetos. Os procedimentos metodológicos adotados partem, primeiramente, da identificação dos elementos do cenário descritos nas matrizes histórica e literária, que deram origem à minissérie e foram os balizadores para a criação do cenário na televisão. Após, são elaboradas as análises dos cenários da minissérie televisiva, a partir de mapas de classificação de objetos, segundo critérios propostos na Teoria dos Objetos.This work aims at TV scenarios of historical mini-series. Based on observations of (Brazilian) mini-series scenarios of A Casa das Sete Mulheres (‘The House of the Seven Women’ written by Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, based on the namesake novel romance written by the gaúcha writer Letícia Wierzchowski) this work analyzes how objects, which compose television scenario, work as a system of signs, and are able to communicate information about a past time. Two theoretical axis underlie this work: the principles of Semiotic Theory from Peirce, through reading viewpoints of Lucia Santaella e João Batista Cardoso, deals with the concept of sign; and the fundamentals of the Theory of Objects, from Abraham Moles, and the System of Objects, from Jean Baudrilliard, aim at the communicability of objects. Methodological procedures addressed initially started on the identification of scenario items in historical and literary matrices - in which the miniseries was created. After that, scenario analyses of the TV miniseries are made from maps of object classification, according to some criteria proposed by The Theory of Objects.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Minissérie de televisãoSemióticaA Casa das Sete Mulheres (Programa de televisão)TV (television)ScenarioHistorical miniseriesCommunicationSemioticsO cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850957.pdf000850957.pdfTexto completoapplication/pdf1917096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/1/000850957.pdf0b446c9e138598c8a5494c2816939a8dMD51TEXT000850957.pdf.txt000850957.pdf.txtExtracted Texttext/plain205523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/2/000850957.pdf.txtaf2e3f0cc5d05c9f11382221ea5a7cd4MD52THUMBNAIL000850957.pdf.jpg000850957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/3/000850957.pdf.jpgbd6a4281eb44496169e41a3a936d0416MD5310183/543112018-10-15 08:16:39.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:16:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
title O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
spellingShingle O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
Santini, Valesca Henzel
Televisão (Comunicação)
Minissérie de televisão
Semiótica
A Casa das Sete Mulheres (Programa de televisão)
TV (television)
Scenario
Historical miniseries
Communication
Semiotics
title_short O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
title_full O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
title_fullStr O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
title_full_unstemmed O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
title_sort O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
author Santini, Valesca Henzel
author_facet Santini, Valesca Henzel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santini, Valesca Henzel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão (Comunicação)
Minissérie de televisão
Semiótica
A Casa das Sete Mulheres (Programa de televisão)
topic Televisão (Comunicação)
Minissérie de televisão
Semiótica
A Casa das Sete Mulheres (Programa de televisão)
TV (television)
Scenario
Historical miniseries
Communication
Semiotics
dc.subject.eng.fl_str_mv TV (television)
Scenario
Historical miniseries
Communication
Semiotics
description Este trabalho trata do cenário televisivo de minisséries históricas. A partir da observação do cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres, analisa de que forma os objetos que compõem o cenário televisivo atuam como um sistema de signos capaz de comunicar informações sobre uma época passada. Dois eixos teóricos fundamentam o trabalho: os pressupostos da Teoria Semiótica de Peirce, através das leituras de Lucia Santaella e João Batista Cardoso, tratam do conceito de signo; e os fundamentos da Teoria dos Objetos, de Abraham Moles, e do Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, tratam da comunicabilidade dos objetos. Os procedimentos metodológicos adotados partem, primeiramente, da identificação dos elementos do cenário descritos nas matrizes histórica e literária, que deram origem à minissérie e foram os balizadores para a criação do cenário na televisão. Após, são elaboradas as análises dos cenários da minissérie televisiva, a partir de mapas de classificação de objetos, segundo critérios propostos na Teoria dos Objetos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-22T01:39:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000850957
url http://hdl.handle.net/10183/54311
identifier_str_mv 000850957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/1/000850957.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/2/000850957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54311/3/000850957.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b446c9e138598c8a5494c2816939a8d
af2e3f0cc5d05c9f11382221ea5a7cd4
bd6a4281eb44496169e41a3a936d0416
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737242686685184