Simulação de alta complexidade no ensino superior em enfermagem : tecnologia educacional para a segurança do paciente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sanches, Márcia Otero
Orientador(a): Pedro, Eva Néri Rubim
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/142823
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes e de professores de um curso de Enfermagem que utilizam a simulação de alta complexidade como tecnologia educacional em relação à contribuição para o desenvolvimento da cultura segurança do paciente. A coleta das informações se deu por meio de entrevistas grupais (com os estudantes) e grupo focal (com os professores). Os dados foram processados com a utilização do Qualitative Solutions Research (QSR) NVivo versão 11. A análise das informações foi realizada mediante a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes percebem que simulação de alta complexidade auxilia a visualizar o paciente como um todo e lhes dá mais segurança para atuarem. Da mesma forma, referiram que a simulação de alta complexidade lhes permitiu aprender com os erros e aumentar a apreensão do conteúdo. Os professores destacaram que a simulação de alta complexidade prepara os estudantes para a prática profissional. No que tange ao estabelecimento da cultura da segurança do paciente, o estudo evidenciou a necessidade de modificar a cultura da segurança e do erro para a cultura da educação, promoção e prevenção. As recomendações deste estudo dizem respeito a necessidade de mudanças no ensino de enfermagem com a inserção da temática da segurança de forma transversal nos currículos de enfermagem, a realização de mais pesquisas que evidenciem aspectos qualitativos da cultura da segurança e a mudança paradigmática inegavelmente necessária para a mudança da cultura da segurança do paciente.
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spelling Sanches, Márcia OteroPedro, Eva Néri Rubim2016-06-21T02:10:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/142823000994879Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes e de professores de um curso de Enfermagem que utilizam a simulação de alta complexidade como tecnologia educacional em relação à contribuição para o desenvolvimento da cultura segurança do paciente. A coleta das informações se deu por meio de entrevistas grupais (com os estudantes) e grupo focal (com os professores). Os dados foram processados com a utilização do Qualitative Solutions Research (QSR) NVivo versão 11. A análise das informações foi realizada mediante a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes percebem que simulação de alta complexidade auxilia a visualizar o paciente como um todo e lhes dá mais segurança para atuarem. Da mesma forma, referiram que a simulação de alta complexidade lhes permitiu aprender com os erros e aumentar a apreensão do conteúdo. Os professores destacaram que a simulação de alta complexidade prepara os estudantes para a prática profissional. No que tange ao estabelecimento da cultura da segurança do paciente, o estudo evidenciou a necessidade de modificar a cultura da segurança e do erro para a cultura da educação, promoção e prevenção. As recomendações deste estudo dizem respeito a necessidade de mudanças no ensino de enfermagem com a inserção da temática da segurança de forma transversal nos currículos de enfermagem, a realização de mais pesquisas que evidenciem aspectos qualitativos da cultura da segurança e a mudança paradigmática inegavelmente necessária para a mudança da cultura da segurança do paciente.This is a qualitative and exploratory research, which had as objective analyze the perception of nursing students and teachers that use simulation of high complexity as educational technology to contribute to the development of the culture of patient’s safety. Data was carried out through group interviews (with students) and focal group (with teachers). Data was processed using the Qualitative Solutions Research (QRS) NVivo version 11. The analysis was done through content thematic analysis technique. The results pointed out that students notice that high complexity simulation helps them to visualize the whole patient and it provides more security when they need to act. Similarly, they referred that the high complexity simulation allowed them to learn with their mistakes and increase their comprehension about the lectures. The professors highlighted that the high complexity simulation prepared students to professional practice. Concerning the establishment of the culture of patient’s safety, the study evidenced the necessity to modify the culture of safety and errors to the culture of education, promotion and prevention. The recommendations of this study behoove to the necessity of changes when teaching nursing, inserting the safety thematic in a transversal way on nursing programs, the production of more researches that evidence qualitative aspects on safety culture and the undeniable pragmatic change that is needed to change the culture of patient’s safety.Se trata de una pesquisa cualitativa exploratoria que tuve como objetivo analizar la percepción de estudiantes y profesores de un corso de enfermería que utilizan la simulación de alta complexidad como tecnología educacional en relación a la contribución para el desarrollo de la cultura de seguridad al paciente. La recolecta de datos se dio por medio de entrevistas grupales (con estudiantes) y grupo focal (profesores). Los datos fueron procesados con la utilización del Qualitative Solutions Research (QSR) NVivo versión 11. El análisis de informaciones fue realizada mediante la técnica de análisis temático de contenido. Los resultados apuntaran que los estudiantes percibieran que la simulación de alta complexidad ayuda a visualizar el paciente como un todo y los da más seguridad para actuaren. De la misma forma, refirieran que la simulación de alta complexidad los permitió aprender con los errores y aumentar la aprensión de contenido. Los profesores destacaran que la simulación de alta complexidad prepara los estudiantes para la práctica profesional. Con respecto al establecimiento de la cultura de seguridad del paciente, el estudio evidenció la necesidad de modificar la cultura de la seguridad y del error para la cultura de la educación, promoción y prevención. Las recomendaciones de este estudio dicen respecto a la necesidad de mudanzas en la enseñanza de enfermería con la inserción de la temática de seguridad de forma transversal en los currículos de enfermería, la realización de más pesquisas que evidencian aspectos cualitativos de la cultura de seguridad y cambio paradigmático innegablemente necesario para la mudanza de cultura de seguridad del paciente.application/pdfporSegurança do pacienteSimulaçãoEducação em enfermagemAvaliação educacionalTecnologia educacionalFatores culturaisPatient securitySimulationCultureNursingTeachingSeguridad del pacienteSimulaciónCulturaEnfermeríaEnseñanzaSimulação de alta complexidade no ensino superior em enfermagem : tecnologia educacional para a segurança do pacienteHigh-complexity simulation in Nursing education : educational technology for patient safetySimulación de la alta complejidad en la educación superior en Enfermería : tecnología educativa para la seguridad del pacienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994879.pdf000994879.pdfTexto completoapplication/pdf1690550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142823/1/000994879.pdfba513830a3928658ff8cc792273da284MD51TEXT000994879.pdf.txt000994879.pdf.txtExtracted Texttext/plain256178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142823/2/000994879.pdf.txt3627411ea97aeffe73419048d636a841MD52THUMBNAIL000994879.pdf.jpg000994879.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142823/3/000994879.pdf.jpg626683dd2742a9e9f8dc03938e92248aMD5310183/1428232018-10-26 10:03:37.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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