Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Tisott, Ramon Victor
Orientador(a): Schmidt, Benito Bisso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/188252
Resumo: Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem.
id URGS_2f8b33746efd181165ea6405bc2acbaa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188252
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Tisott, Ramon VictorSchmidt, Benito Bisso2019-01-26T02:35:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/188252001085205Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem.This thesis’ main objective is to investigate the industrial education in Caxias do Sul, between 1901 and 1964, through three distinct experiences and successive: the hiring of apprentices via private agreement by the Abramo Eberle workshop, the Elementary Industrial School and the first decades of SENAI Nilo Peçanha. It aims to show and examine the visions of childhood that guided the projects, the public/private relationship and aspects related to the making of the working class, paying attention to the action of individuals and to the conditions and circumstances – with a foundation in the social history of work and childhood. In this direction, the history of the educational institutions, companies and governmental projects were searched, as well as the trajectories of the boys involved (in documentary sources public and private). The results indicate a transformation of technical education, moving from the context of deregulation of the relations to the institutionalization and patron control of apprenticeship.application/pdfporSENAIEnsino técnicoEstudantesRelação público-privadoTrabalho infantilHistóriaHistóriaCaxias do Sul (RS)Technical educationChildhoodChild laborIndustrial apprenticeshipFormar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085205.pdf.txt001085205.pdf.txtExtracted Texttext/plain488903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/2/001085205.pdf.txt66ea7bb77bf0a968d3c128d173cb5655MD52ORIGINAL001085205.pdfTexto completoapplication/pdf3144273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/1/001085205.pdf871481c77bf58807adf75d3d8b9cad8cMD5110183/1882522019-01-27 02:31:40.907289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
title Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
spellingShingle Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
Tisott, Ramon Victor
SENAI
Ensino técnico
Estudantes
Relação público-privado
Trabalho infantil
História
História
Caxias do Sul (RS)
Technical education
Childhood
Child labor
Industrial apprenticeship
title_short Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
title_full Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
title_fullStr Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
title_full_unstemmed Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
title_sort Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
author Tisott, Ramon Victor
author_facet Tisott, Ramon Victor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tisott, Ramon Victor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Benito Bisso
contributor_str_mv Schmidt, Benito Bisso
dc.subject.por.fl_str_mv SENAI
Ensino técnico
Estudantes
Relação público-privado
Trabalho infantil
História
História
Caxias do Sul (RS)
topic SENAI
Ensino técnico
Estudantes
Relação público-privado
Trabalho infantil
História
História
Caxias do Sul (RS)
Technical education
Childhood
Child labor
Industrial apprenticeship
dc.subject.eng.fl_str_mv Technical education
Childhood
Child labor
Industrial apprenticeship
description Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085205
url http://hdl.handle.net/10183/188252
identifier_str_mv 001085205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/2/001085205.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/1/001085205.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66ea7bb77bf0a968d3c128d173cb5655
871481c77bf58807adf75d3d8b9cad8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088960980942848