Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Monteiro, Deyvid Alex de Bitencourt
Orientador(a): Miron, Luciana Inês Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/115983
Resumo: A produção de habitação social no Brasil tem sido marcada por problemas no atendimento às necessidades dos usuários. Frente a isso, avaliações pós-ocupacionais têm sido desenvolvidas buscando investigar a qualidade do produto habitação de interesse social que está sendo entregue aos usuários. No entanto, tais avaliações são frequentemente realizadas com foco nos atributos e consequências de uso do produto habitação, sem que sejam considerados significados simbólicos presentes na percepção dos usuários. O comportamento de escolha dos usuários por um produto, geralmente está associado a fatores abstratos e motivacionais, os quais podem ser revelados por meio de estudos que envolvam a percepção de valor. Esta abordagem permite que sejam visualizados resultados esperados e obtidos do produto habitação, estreitando a relação entre usuários e técnicos envolvidos no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. O objetivo desta pesquisa foi propor um método para avaliação da percepção de valor de usuários e técnicos de instituições públicas envolvidas no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social brasileiros. Os conceitos utilizados para esta pesquisa provêm das áreas de marketing e ambiente-comportamento. A estratégia de pesquisa adotada é a pesquisa construtiva (constructive research ou design science research). A pesquisa foi divida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo identificar as contribuições e limitações das avaliações existentes fundamentadas na hierarquia de valor percebido, visando explorar as potencialidades e oportunidades de melhorias para a proposta do método desta pesquisa. A segunda etapa teve como objetivo a estruturação e operacionalização do método de avaliação proposto, o qual foi implementado e aprimorado durante três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) do Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS. Na terceira e última etapa, o método proposto foi avaliado com base na percepção dos técnicos envolvidos no desenvolvimento dos empreendimentos avaliados. A principal contribuição da pesquisa é referente à proposta do método de avaliação (da percepção de valor de usuários e técnicos), o qual é operacionalizado a partir de três fases. A primeira fase tem como objetivo a identificação dos níveis que compõem o mapeamento hierárquico de valor esperado, assim como a customização do instrumento de coleta de dados. A segunda fase tem como objetivo a construção de um protocolo de coleta, análise e processamento de dados. A terceira e última fase tem como objetivo a análise combinada dos dados quantitativos e qualitativos da pesquisa, assim como a comparação entre o valor esperado pelos técnicos e percebido pelos usuários do produto EHIS por meio do mapeamento hierárquico de valor, e da disseminação dos resultados da pesquisa para melhoria de futuros empreendimentos.
id URGS_2fa6b1c45ef2d496ae9e8c8959d06a27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115983
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Deyvid Alex de BitencourtMiron, Luciana Inês Gomes2015-05-09T01:59:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/115983000964105A produção de habitação social no Brasil tem sido marcada por problemas no atendimento às necessidades dos usuários. Frente a isso, avaliações pós-ocupacionais têm sido desenvolvidas buscando investigar a qualidade do produto habitação de interesse social que está sendo entregue aos usuários. No entanto, tais avaliações são frequentemente realizadas com foco nos atributos e consequências de uso do produto habitação, sem que sejam considerados significados simbólicos presentes na percepção dos usuários. O comportamento de escolha dos usuários por um produto, geralmente está associado a fatores abstratos e motivacionais, os quais podem ser revelados por meio de estudos que envolvam a percepção de valor. Esta abordagem permite que sejam visualizados resultados esperados e obtidos do produto habitação, estreitando a relação entre usuários e técnicos envolvidos no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. O objetivo desta pesquisa foi propor um método para avaliação da percepção de valor de usuários e técnicos de instituições públicas envolvidas no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social brasileiros. Os conceitos utilizados para esta pesquisa provêm das áreas de marketing e ambiente-comportamento. A estratégia de pesquisa adotada é a pesquisa construtiva (constructive research ou design science research). A pesquisa foi divida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo identificar as contribuições e limitações das avaliações existentes fundamentadas na hierarquia de valor percebido, visando explorar as potencialidades e oportunidades de melhorias para a proposta do método desta pesquisa. A segunda etapa teve como objetivo a estruturação e operacionalização do método de avaliação proposto, o qual foi implementado e aprimorado durante três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) do Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS. Na terceira e última etapa, o método proposto foi avaliado com base na percepção dos técnicos envolvidos no desenvolvimento dos empreendimentos avaliados. A principal contribuição da pesquisa é referente à proposta do método de avaliação (da percepção de valor de usuários e técnicos), o qual é operacionalizado a partir de três fases. A primeira fase tem como objetivo a identificação dos níveis que compõem o mapeamento hierárquico de valor esperado, assim como a customização do instrumento de coleta de dados. A segunda fase tem como objetivo a construção de um protocolo de coleta, análise e processamento de dados. A terceira e última fase tem como objetivo a análise combinada dos dados quantitativos e qualitativos da pesquisa, assim como a comparação entre o valor esperado pelos técnicos e percebido pelos usuários do produto EHIS por meio do mapeamento hierárquico de valor, e da disseminação dos resultados da pesquisa para melhoria de futuros empreendimentos.The production of social housing in Brazil has been marked by problems with meeting users necessities. Thus, post-occupancy evaluations have been being developed in order to investigate the quality of the social interest housing product that is being delivered to users. However, such evaluations are often carried out with a focus on the attributes and consequences of the housing product, without considering symbolic meanings that are present in the users' perception. Users' behavior of choosing a product is usually associated with abstract and motivational factors, which can appear by means of studies involving perception of value. This approach allows us to see expected and obtained results of the housing product, making it closer the relation between users and professionals involved in the development of housing projects. The objective of this research was to propose a method for evaluation of perception of value of users and professionals from public institutions that are involved in the development of housing projects of social interest in Brazil. The concepts used in this study came from the marketing and environment-behavior areas. The adopted research strategy was the constructive research or design science research. The study was divided into three big stages. The first one aimed to identify the contributions and limitations of the existing evaluations based on the hierarchy of perceived value, trying to explore potentialities and opportunities of improvement for the proposal of method of this research. The second stage had as its objective the structuration and operation of the proposed method of evaluation, which was implemented and improved during three empirical studies in which three social interest housing projects (Called EHIS in Portuguese) of the Programa Integrado Entrada da Cidade (Integrated Program Entry of the City) in Porto Alegre/RS, were evaluated. In the third and last stage, the proposed method was evaluated based on the perception of the professionals that were involved in the development of the evaluated projects. The main contribution of this research concerns the proposal of the evaluation method (of the users' and professionals' perception of value), which is executed in three moments. The first one aimed to identify the levels that make up the hierarchical mapping of expected value, as well as the customization of the data collection instrument. The second stage focused on the construction of a protocol for collection, analysis and data processing. The third and last moment had as its objective the combined analysis of the quantitative and qualitative data of the research, and also the analysis of the comparison between the value expected by the professionals and the value perceived by the users of the product EHIS through mappings value hierarchy, and the dissemination of research results to improve future projects.application/pdfporHabitação popularAvaliação pós-ocupaçãoValorPercepção do usuárioPercepção do técnicoMeio ambiente : ComportamentoHabitacao popular : SatisfacaoConstrucao civil : Edificacoes : QualidadeEvaluation methodPerception of valueProfessionalsUsersSocial interest housing projectsProposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse socialProposal of a method for evaluation of perception of value in social interest housing projects info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964105.pdf000964105.pdfTexto completoapplication/pdf12529175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/1/000964105.pdf0c5356b78db04e68df04d51ef31febdcMD51TEXT000964105.pdf.txt000964105.pdf.txtExtracted Texttext/plain536283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/2/000964105.pdf.txt07b4392a2146a9c1e715570df7431d2dMD52THUMBNAIL000964105.pdf.jpg000964105.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/3/000964105.pdf.jpgf5d7850bbc62b6a74182a140c5bd62deMD5310183/1159832019-02-21 02:35:55.276398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-21T05:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of a method for evaluation of perception of value in social interest housing projects
title Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
spellingShingle Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
Monteiro, Deyvid Alex de Bitencourt
Habitação popular
Avaliação pós-ocupação
Valor
Percepção do usuário
Percepção do técnico
Meio ambiente : Comportamento
Habitacao popular : Satisfacao
Construcao civil : Edificacoes : Qualidade
Evaluation method
Perception of value
Professionals
Users
Social interest housing projects
title_short Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
title_full Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
title_fullStr Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
title_full_unstemmed Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
title_sort Proposta de um método para avaliação da percepção de valor em empreendimentos habitacionais de interesse social
author Monteiro, Deyvid Alex de Bitencourt
author_facet Monteiro, Deyvid Alex de Bitencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Deyvid Alex de Bitencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miron, Luciana Inês Gomes
contributor_str_mv Miron, Luciana Inês Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Habitação popular
Avaliação pós-ocupação
Valor
Percepção do usuário
Percepção do técnico
Meio ambiente : Comportamento
Habitacao popular : Satisfacao
Construcao civil : Edificacoes : Qualidade
topic Habitação popular
Avaliação pós-ocupação
Valor
Percepção do usuário
Percepção do técnico
Meio ambiente : Comportamento
Habitacao popular : Satisfacao
Construcao civil : Edificacoes : Qualidade
Evaluation method
Perception of value
Professionals
Users
Social interest housing projects
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation method
Perception of value
Professionals
Users
Social interest housing projects
description A produção de habitação social no Brasil tem sido marcada por problemas no atendimento às necessidades dos usuários. Frente a isso, avaliações pós-ocupacionais têm sido desenvolvidas buscando investigar a qualidade do produto habitação de interesse social que está sendo entregue aos usuários. No entanto, tais avaliações são frequentemente realizadas com foco nos atributos e consequências de uso do produto habitação, sem que sejam considerados significados simbólicos presentes na percepção dos usuários. O comportamento de escolha dos usuários por um produto, geralmente está associado a fatores abstratos e motivacionais, os quais podem ser revelados por meio de estudos que envolvam a percepção de valor. Esta abordagem permite que sejam visualizados resultados esperados e obtidos do produto habitação, estreitando a relação entre usuários e técnicos envolvidos no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. O objetivo desta pesquisa foi propor um método para avaliação da percepção de valor de usuários e técnicos de instituições públicas envolvidas no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social brasileiros. Os conceitos utilizados para esta pesquisa provêm das áreas de marketing e ambiente-comportamento. A estratégia de pesquisa adotada é a pesquisa construtiva (constructive research ou design science research). A pesquisa foi divida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo identificar as contribuições e limitações das avaliações existentes fundamentadas na hierarquia de valor percebido, visando explorar as potencialidades e oportunidades de melhorias para a proposta do método desta pesquisa. A segunda etapa teve como objetivo a estruturação e operacionalização do método de avaliação proposto, o qual foi implementado e aprimorado durante três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) do Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS. Na terceira e última etapa, o método proposto foi avaliado com base na percepção dos técnicos envolvidos no desenvolvimento dos empreendimentos avaliados. A principal contribuição da pesquisa é referente à proposta do método de avaliação (da percepção de valor de usuários e técnicos), o qual é operacionalizado a partir de três fases. A primeira fase tem como objetivo a identificação dos níveis que compõem o mapeamento hierárquico de valor esperado, assim como a customização do instrumento de coleta de dados. A segunda fase tem como objetivo a construção de um protocolo de coleta, análise e processamento de dados. A terceira e última fase tem como objetivo a análise combinada dos dados quantitativos e qualitativos da pesquisa, assim como a comparação entre o valor esperado pelos técnicos e percebido pelos usuários do produto EHIS por meio do mapeamento hierárquico de valor, e da disseminação dos resultados da pesquisa para melhoria de futuros empreendimentos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T01:59:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115983
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964105
url http://hdl.handle.net/10183/115983
identifier_str_mv 000964105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/1/000964105.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/2/000964105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115983/3/000964105.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c5356b78db04e68df04d51ef31febdc
07b4392a2146a9c1e715570df7431d2d
f5d7850bbc62b6a74182a140c5bd62de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065030250790912