Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Thones, Ana Paula Bellochio
Orientador(a): Moschen, Simone Zanon
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/198566
Resumo: Este trabalho tem início com uma narrativa que encena o encontro entre personagens implicadas com o mal-estar que surge na escola, oriundo de problemas de aprendizagem e comportamento apresentados por uma criança de seis anos. O trabalho de pesquisa busca dar desdobramento aos impasses éticos indicados pela história, impasses que surgem no embate de personagens que ocupam posições discursivas diferentes. Constata-se que os processos de medicalização da vida que adentram a cena escolar se apresentam como uma solução possível oferecida pela escola a crianças diagnosticadas com TDAH. Diante dessa constatação, a tese avança no sentido de se perguntar quais as condições de autorização da escola, no que se refere às dificuldades com a escolarização desses alunos. A leitura da situação vivenciada na escola e na clínica nos remete aos modos de desenlace operados pelo trágico e à forma como eram apresentados pelas tragédias clássicas – como ocorre em Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, tomadas, respectivamente, por Freud e Lacan – e como, ao longo dos séculos, foram sendo substituídos por novas estéticas teatrais, causa e, ao mesmo tempo, consequência de transformações filosóficas e políticas. Como exemplo desse novo modelo, temos as tragédias de Eurípides, autor considerado por Nietzsche como ícone da derrocada da arte trágica. Dessa forma, nossa investigação interroga o ponto de virada de um arranjo cênico para outro. A passagem de um enredo trágico, no qual a insolubilidade do conflito organiza a trama, para o ensinamento moral como bússola dos desdobramentos do roteiro indica elementos que permitem pensar sobre o que opera no apelo ao saber médico feito pela escola. A tese sustenta que podemos aprender sobre a cena escolar com a análise da cena trágica onde ocorrem encontros e desencontros, onde se travam as relações que abrem ou não espaço ao exercício do desejo. Sustenta-se que constitui tarefa importante para a escola de nosso tempo, para pais e mães de alunos e para os profissionais médicos e psicólogos que são chamados a oferecer soluções, ter no horizonte de seu fazer um trabalhar em conjunto, reconhecendo os limites e alcances implicados na atuação de cada um, em um jogo que, em vez de excluir o outro, convoca-o a falar a partir de seu lugar de saber.
id URGS_2fc83ceca43cbb9f7893ab8bf550d5e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198566
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Thones, Ana Paula BellochioMoschen, Simone Zanon2019-08-29T02:34:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/198566001099986Este trabalho tem início com uma narrativa que encena o encontro entre personagens implicadas com o mal-estar que surge na escola, oriundo de problemas de aprendizagem e comportamento apresentados por uma criança de seis anos. O trabalho de pesquisa busca dar desdobramento aos impasses éticos indicados pela história, impasses que surgem no embate de personagens que ocupam posições discursivas diferentes. Constata-se que os processos de medicalização da vida que adentram a cena escolar se apresentam como uma solução possível oferecida pela escola a crianças diagnosticadas com TDAH. Diante dessa constatação, a tese avança no sentido de se perguntar quais as condições de autorização da escola, no que se refere às dificuldades com a escolarização desses alunos. A leitura da situação vivenciada na escola e na clínica nos remete aos modos de desenlace operados pelo trágico e à forma como eram apresentados pelas tragédias clássicas – como ocorre em Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, tomadas, respectivamente, por Freud e Lacan – e como, ao longo dos séculos, foram sendo substituídos por novas estéticas teatrais, causa e, ao mesmo tempo, consequência de transformações filosóficas e políticas. Como exemplo desse novo modelo, temos as tragédias de Eurípides, autor considerado por Nietzsche como ícone da derrocada da arte trágica. Dessa forma, nossa investigação interroga o ponto de virada de um arranjo cênico para outro. A passagem de um enredo trágico, no qual a insolubilidade do conflito organiza a trama, para o ensinamento moral como bússola dos desdobramentos do roteiro indica elementos que permitem pensar sobre o que opera no apelo ao saber médico feito pela escola. A tese sustenta que podemos aprender sobre a cena escolar com a análise da cena trágica onde ocorrem encontros e desencontros, onde se travam as relações que abrem ou não espaço ao exercício do desejo. Sustenta-se que constitui tarefa importante para a escola de nosso tempo, para pais e mães de alunos e para os profissionais médicos e psicólogos que são chamados a oferecer soluções, ter no horizonte de seu fazer um trabalhar em conjunto, reconhecendo os limites e alcances implicados na atuação de cada um, em um jogo que, em vez de excluir o outro, convoca-o a falar a partir de seu lugar de saber.Begining this work with a narrative that sets the meeting between characters involved in malaise that arises at school through learning and behavioral problems presented by a 6 years old child. The research work seeks to unfold the ethical impasses indicated by history, impasses that arise in the clash of characters that occupy different discursive positions. When we look at the processes of medicalization of life that enter the school scene, we understand that the appeal to medical knowing and the consequent medication prescription of methylphenidate is a possible solution offered by the school to children diagnosed with ADHD. In view of this, the thesis advances in order to ask what are the conditions of authorization of the school, regarding the difficulties with the schooling of these students. The reading of the situation experienced in the school and in the clinic reminds us of the modes of denouement operated by the tragic and how they were presented by classical tragedies - as in Sophocles' Oedipus King and Antigone, taken respectively by Freud and Lacan- and how, over the centuries, it has been replaced by new theatrical aesthetic, cause and, at the same time, consequence, of philosophical and political transformations. As an example of this new model, we have the tragedies of Euripides, author considered by Nietzsche as icon of the collapse of tragic art. In this way, our investigation questions the turning point of one scenic arrangement to another. The transition from a tragic plot, in which the insolubility of the conflict organizes the story, to a moral one, as a compass of the script unfolding indicates elements that allow to think about what operates in the appeal to the medical knowing made by the school. The thesis holds that we can learn about the school scene by analyzing the tragic scene where encounters and mismatches occur, where the relations open or not to the exercise of desire. It is argued that it is an important task for the school of our time, for parents and mothers of students and for the medical professionals and psychologists who are called to offer solutions, have in the horizon of their doing a work together, recognizing the limits and scopes implied in the agency of each one, in a play that instead of excluding the other, summons it to speak from its place of knowing.application/pdfporPsicanáliseEscolaSchool scenePsychoanalysisMedicalizationAncient tragedyDesenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099986.pdf.txt001099986.pdf.txtExtracted Texttext/plain475063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198566/2/001099986.pdf.txtf88aa3522a266467354ab07d83074d17MD52ORIGINAL001099986.pdfTexto completoapplication/pdf1816284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198566/1/001099986.pdf6c60135193ab978a15dd0807be5e656cMD5110183/1985662019-08-30 02:35:02.958295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
title Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
spellingShingle Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
Thones, Ana Paula Bellochio
Psicanálise
Escola
School scene
Psychoanalysis
Medicalization
Ancient tragedy
title_short Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
title_full Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
title_fullStr Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
title_full_unstemmed Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
title_sort Desenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalização
author Thones, Ana Paula Bellochio
author_facet Thones, Ana Paula Bellochio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thones, Ana Paula Bellochio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moschen, Simone Zanon
contributor_str_mv Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Escola
topic Psicanálise
Escola
School scene
Psychoanalysis
Medicalization
Ancient tragedy
dc.subject.eng.fl_str_mv School scene
Psychoanalysis
Medicalization
Ancient tragedy
description Este trabalho tem início com uma narrativa que encena o encontro entre personagens implicadas com o mal-estar que surge na escola, oriundo de problemas de aprendizagem e comportamento apresentados por uma criança de seis anos. O trabalho de pesquisa busca dar desdobramento aos impasses éticos indicados pela história, impasses que surgem no embate de personagens que ocupam posições discursivas diferentes. Constata-se que os processos de medicalização da vida que adentram a cena escolar se apresentam como uma solução possível oferecida pela escola a crianças diagnosticadas com TDAH. Diante dessa constatação, a tese avança no sentido de se perguntar quais as condições de autorização da escola, no que se refere às dificuldades com a escolarização desses alunos. A leitura da situação vivenciada na escola e na clínica nos remete aos modos de desenlace operados pelo trágico e à forma como eram apresentados pelas tragédias clássicas – como ocorre em Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, tomadas, respectivamente, por Freud e Lacan – e como, ao longo dos séculos, foram sendo substituídos por novas estéticas teatrais, causa e, ao mesmo tempo, consequência de transformações filosóficas e políticas. Como exemplo desse novo modelo, temos as tragédias de Eurípides, autor considerado por Nietzsche como ícone da derrocada da arte trágica. Dessa forma, nossa investigação interroga o ponto de virada de um arranjo cênico para outro. A passagem de um enredo trágico, no qual a insolubilidade do conflito organiza a trama, para o ensinamento moral como bússola dos desdobramentos do roteiro indica elementos que permitem pensar sobre o que opera no apelo ao saber médico feito pela escola. A tese sustenta que podemos aprender sobre a cena escolar com a análise da cena trágica onde ocorrem encontros e desencontros, onde se travam as relações que abrem ou não espaço ao exercício do desejo. Sustenta-se que constitui tarefa importante para a escola de nosso tempo, para pais e mães de alunos e para os profissionais médicos e psicólogos que são chamados a oferecer soluções, ter no horizonte de seu fazer um trabalhar em conjunto, reconhecendo os limites e alcances implicados na atuação de cada um, em um jogo que, em vez de excluir o outro, convoca-o a falar a partir de seu lugar de saber.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:34:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198566
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099986
url http://hdl.handle.net/10183/198566
identifier_str_mv 001099986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198566/2/001099986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198566/1/001099986.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f88aa3522a266467354ab07d83074d17
6c60135193ab978a15dd0807be5e656c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065132633751552