Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental
Ano de defesa: | 2001 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/8836 |
Resumo: | As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial. |
id |
URGS_317c12c1ac82f74b3e4ab8be2d77e424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8836 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Antonio Luís Carvalho deMolina Neto, Vicente2007-06-06T19:19:31Z2001http://hdl.handle.net/10183/8836000589731As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial.The discussion about school program in Brazil, that try to create a narrow relation between them and society exist for more then 40 years. So, I try to refect what happen in the school program debate on fundamental teaching at Gravataí/ RS. The purpouse of this study is to identifywhat are the knowlodge developed by physical education, based on events that happen frequently. The problem is to know how physical education contemts are selected, following an ethnographic view. Among several conclusions, I stood out the serious importace that colaborators of this study, influenced by their initial formation, give to the sport as content. The teachers sought to give a meaning to the lost knowlodge in school culture without being lunatic or uncompromised when they select the sports contents. This meaning fit in their knowlodge gotten in the initial formation.application/pdfporEducação física e treinamentoFormação de professoresPrática pedagógicaDesporto escolarEducação físicaEtnografiaPhysical educationFundamental teachingPedagogic praticesTeachers formationSchool programOs conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589731.pdf000589731.pdfTexto completoapplication/pdf1602546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/1/000589731.pdf63aef83451c8160daf1f684d31da1a00MD51TEXT000589731.pdf.txt000589731.pdf.txtExtracted Texttext/plain413375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/2/000589731.pdf.txt2b2102176a9fc99a43244aa7bf90d5d2MD52THUMBNAIL000589731.pdf.jpg000589731.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/3/000589731.pdf.jpg7346cb7fac7a070ff3f9b7ef301ab24aMD5310183/88362022-06-26 04:45:55.872991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-26T07:45:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
title |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
spellingShingle |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental Freitas, Antonio Luís Carvalho de Educação física e treinamento Formação de professores Prática pedagógica Desporto escolar Educação física Etnografia Physical education Fundamental teaching Pedagogic pratices Teachers formation School program |
title_short |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
title_full |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
title_fullStr |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
title_sort |
Os conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamental |
author |
Freitas, Antonio Luís Carvalho de |
author_facet |
Freitas, Antonio Luís Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Antonio Luís Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Formação de professores Prática pedagógica Desporto escolar Educação física Etnografia |
topic |
Educação física e treinamento Formação de professores Prática pedagógica Desporto escolar Educação física Etnografia Physical education Fundamental teaching Pedagogic pratices Teachers formation School program |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Fundamental teaching Pedagogic pratices Teachers formation School program |
description |
As discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000589731 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8836 |
identifier_str_mv |
000589731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/1/000589731.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/2/000589731.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8836/3/000589731.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63aef83451c8160daf1f684d31da1a00 2b2102176a9fc99a43244aa7bf90d5d2 7346cb7fac7a070ff3f9b7ef301ab24a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064893801693184 |