A música no ensino de ciências : contribuições e perspectivas na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Castro, Ronaldo Eismann de
Orientador(a): Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/259375
Resumo: O objetivo desta tese é explorar as articulações entre a música, a motivação, a afetividade e a aprendizagem no ensino de ciências além dos processos de memorização relacionados a música no ensino de ciências. A metodologia adotada segue os princípios do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um estudo de caso múltiplo de abordagem qualitativa e descritiva. Os apêndices apresentam artigos que detalham a trajetória, os resultados da pesquisa, suas ramificações que foram criadas ao longo deste percurso e duas propostas de oficinas pedagógicas oriundas deste trabalho. Na segunda seção, apresentamos um debate teórico sobre a educação em ciências e a alfabetização científica na perspectiva da pluralidade social dentro do contexto histórico e contemporâneo fundamentado por autores como Chassot, Freire e Vygotsky. A terceira seção apresenta o contexto da educação em ciências e a educação 4.0, na qual exploramos a aproximação da educação em ciências com o protagonismo estudantil e algumas ferramentas pedagógicas pautadas na Base Nacional Comum Curricular, na Taxonomia de Bloom e na afetividade dos sujeitos. Na quarta seção, abordamos a música como uma possibilidade de ferramenta pedagógica com um viés significativo, embasada na teoria de Ausebel, envolvendo fatores importantes para a perspectiva de ensino e da aprendizagem. Na quinta seção traz a relação da música com afetividade na perspectiva da neurociência, mostrando algumas possíveis interações nos caminhos cognitivos causadas pela música. A sexta seção apresenta as articulações da música relacionadas à neurociência, aprendizagem, funcionamento cerebral e possíveis mecanismos bioquímicos envolvidos neste processo.
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Na segunda seção, apresentamos um debate teórico sobre a educação em ciências e a alfabetização científica na perspectiva da pluralidade social dentro do contexto histórico e contemporâneo fundamentado por autores como Chassot, Freire e Vygotsky. A terceira seção apresenta o contexto da educação em ciências e a educação 4.0, na qual exploramos a aproximação da educação em ciências com o protagonismo estudantil e algumas ferramentas pedagógicas pautadas na Base Nacional Comum Curricular, na Taxonomia de Bloom e na afetividade dos sujeitos. Na quarta seção, abordamos a música como uma possibilidade de ferramenta pedagógica com um viés significativo, embasada na teoria de Ausebel, envolvendo fatores importantes para a perspectiva de ensino e da aprendizagem. Na quinta seção traz a relação da música com afetividade na perspectiva da neurociência, mostrando algumas possíveis interações nos caminhos cognitivos causadas pela música. A sexta seção apresenta as articulações da música relacionadas à neurociência, aprendizagem, funcionamento cerebral e possíveis mecanismos bioquímicos envolvidos neste processo.The objective of this thesis is to explore the articulations between music, motivation, affectivity, and learning in science teaching, in addition to the memorization processes related to music in science teaching. The methodology adopted follows the principles of the Graduate Program in Science Education at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, with a multiple case study with a qualitative and descriptive approach. The appendices present articles that detail the trajectory, the results of the research, the ramifications that were created along this path, and two proposals for pedagogical workshops arising from this work. In the second section, we present a theoretical debate on science education and scientific literacy from the perspective of social plurality within the historical and contemporary context based on authors such as Chassot, Freire, and Vygotsky. The third section presents the context of science education and education 4.0, in which we explore the approximation of science education with student protagonism and some pedagogical tools based on the National Curriculum Common Core, Bloom's Taxonomy, and the affectivity of the subjects. In the fourth section, we approach music as a possible pedagogical tool with a significant bias, based on Ausebel's theory, involving important factors for the teaching and learning perspective. The fifth section brings the relationship between music and affectivity from the neuroscience perspective, showing some possible interactions in the cognitive pathways caused by the music. The sixth section presents the articulations of music related to neuroscience, learning, brain functioning, and possible biochemical mechanisms involved in this process. The final considerations point to several opportunities to use music as a pedagogical tool and indicate new possibilities for studies that can be explored based on this research. As considerações finais apontam para várias oportunidades de utilização da música como ferramenta pedagógica e indicam novas possibilidades de estudos que podem ser explorados com base nesta pesquisa.application/pdfporEnsino de ciênciasMúsicaNeurociênciasAprendizagemScientific literacyScience educationPedagogical toolMusicNeuroscienceA música no ensino de ciências : contribuições e perspectivas na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172226.pdf.txt001172226.pdf.txtExtracted Texttext/plain399764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259375/2/001172226.pdf.txte7d97928a0e08be58d626d35f529eea8MD52ORIGINAL001172226.pdfTexto completoapplication/pdf958251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259375/1/001172226.pdfce6ad8b5c272ccb1206b01c64f8c0a23MD5110183/2593752023-06-25 03:42:22.364845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:42:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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