O Lugar do estudante em distorção idade-série

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Betoni, Flavia
Orientador(a): Goulart, Ligia Beatriz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/234433
Resumo: Esta dissertação busca analisar o lugar dos estudantes em distorção idade-série no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, na cidade de Porto Alegre/RS. Nas escritas utilizo a metáfora da construção da poesia de cordel para construir a pesquisa. No primeiro capítulo deste trabalho, escrevo as justificativas para a escolha do tema da investigação, assim como os objetivos gerais e específicos. Em seguida apresento o referencial teórico, no qual autores como Massey, Goulart, Gallo e Foucault auxiliam para contextualizar os conceitos que norteiam a investigação, a saber: lugar, ensino e aprendizagem e contraconduta. Ainda esta seção do referencial teórico é subdividida em cinco subseções, as quais discutem os conceitos estruturantes, a problemática da distorção idade-série e as propostas do Programa Trajetória Criativas. No capítulo a seguir da pesquisa, apresentam-se os recursos metodológicos utilizados, com referência principal à bricolagem. A delimitação do campo de estudo, sujeitos e métodos empregados, é explicada neste capítulo. Passo a escrever no capítulo quatro sobre as observações, análises e descobertas realizadas nas entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se conectar as narrativas dos estudantes entrevistados com os conceitos da pesquisa. A pesquisa foi construída no movimento dos acontecimentos, no sentir das entrevistas, ela não se constitui de uma forma linear, mas com base nas teorias pós– estruturalistas construídas em rede, nas idas e vindas da investigação. No capítulo final da pesquisa, escrevo sobre as minhas observações e percepções durante a pesquisa, meus sentimentos, aprendizagens, desafios e fragilidades, bem como manifesto a importância do estudo e a relevância da problemática na qual a pesquisa está inserida.
id URGS_3c572ba4df0d7408f59a7b810a3cfcef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234433
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Betoni, FlaviaGoulart, Ligia Beatriz2022-01-26T04:40:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/234433001136213Esta dissertação busca analisar o lugar dos estudantes em distorção idade-série no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, na cidade de Porto Alegre/RS. Nas escritas utilizo a metáfora da construção da poesia de cordel para construir a pesquisa. No primeiro capítulo deste trabalho, escrevo as justificativas para a escolha do tema da investigação, assim como os objetivos gerais e específicos. Em seguida apresento o referencial teórico, no qual autores como Massey, Goulart, Gallo e Foucault auxiliam para contextualizar os conceitos que norteiam a investigação, a saber: lugar, ensino e aprendizagem e contraconduta. Ainda esta seção do referencial teórico é subdividida em cinco subseções, as quais discutem os conceitos estruturantes, a problemática da distorção idade-série e as propostas do Programa Trajetória Criativas. No capítulo a seguir da pesquisa, apresentam-se os recursos metodológicos utilizados, com referência principal à bricolagem. A delimitação do campo de estudo, sujeitos e métodos empregados, é explicada neste capítulo. Passo a escrever no capítulo quatro sobre as observações, análises e descobertas realizadas nas entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se conectar as narrativas dos estudantes entrevistados com os conceitos da pesquisa. A pesquisa foi construída no movimento dos acontecimentos, no sentir das entrevistas, ela não se constitui de uma forma linear, mas com base nas teorias pós– estruturalistas construídas em rede, nas idas e vindas da investigação. No capítulo final da pesquisa, escrevo sobre as minhas observações e percepções durante a pesquisa, meus sentimentos, aprendizagens, desafios e fragilidades, bem como manifesto a importância do estudo e a relevância da problemática na qual a pesquisa está inserida.This dissertation seeks to analyze the place of students in age-grade distortion at the Paulo da Gama State Institute of Education, in the city of Porto Alegre/RS. In the writings I use the metaphor of the construction of string poetry to build the research. In the first chapter of this work, I write the justifications for choosing the research theme, as well as the general and specific objectives. Then I present the theoretical framework, in which authors such as Massey, Goulart, Gallo and Foucault help to contextualize the concepts that guide the investigation, namely: place, teaching and learning and counter-conduct. This section of the theoretical framework is further subdivided into five subsections, which discuss the structuring concepts, the problem of age-grade distortion and the proposals of the Creative Trajectory Program. In the following chapter of the research, the methodological resources used are presented, with main reference to bricolage. The delimitation of the field of study, subjects and methods employed is explained in this chapter. I will now write in chapter four about the observations, analyzes and discoveries made in the interviews carried out with the research subjects. We sought to connect the interviewed students' narratives with the research concepts. The research was built in the movement of events, in the sense of the interviews, it is not constituted in a linear way, but based on post-structuralist theories built in a network, in the comings and goings of the investigation. In the final chapter of the research, I write about my observations and perceptions during the research, my feelings, learning, challenges and weaknesses, as well as expressing the importance of the study and the relevance of the problem in which the research is inserted.application/pdfporGeografia escolarEnsino e aprendizagemPlaceCounterconductTeaching and learningCreative trajectoriesO Lugar do estudante em distorção idade-sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136213.pdf.txt001136213.pdf.txtExtracted Texttext/plain265630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234433/2/001136213.pdf.txte26e382dcf59811b0c0ce46c22ea744bMD52ORIGINAL001136213.pdfTexto completoapplication/pdf1946970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234433/1/001136213.pdfcf8b382ba633d2304381fe5caa1d5ef8MD5110183/2344332022-02-22 05:02:39.711696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Lugar do estudante em distorção idade-série
title O Lugar do estudante em distorção idade-série
spellingShingle O Lugar do estudante em distorção idade-série
Betoni, Flavia
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Place
Counterconduct
Teaching and learning
Creative trajectories
title_short O Lugar do estudante em distorção idade-série
title_full O Lugar do estudante em distorção idade-série
title_fullStr O Lugar do estudante em distorção idade-série
title_full_unstemmed O Lugar do estudante em distorção idade-série
title_sort O Lugar do estudante em distorção idade-série
author Betoni, Flavia
author_facet Betoni, Flavia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betoni, Flavia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
contributor_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
topic Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Place
Counterconduct
Teaching and learning
Creative trajectories
dc.subject.eng.fl_str_mv Place
Counterconduct
Teaching and learning
Creative trajectories
description Esta dissertação busca analisar o lugar dos estudantes em distorção idade-série no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, na cidade de Porto Alegre/RS. Nas escritas utilizo a metáfora da construção da poesia de cordel para construir a pesquisa. No primeiro capítulo deste trabalho, escrevo as justificativas para a escolha do tema da investigação, assim como os objetivos gerais e específicos. Em seguida apresento o referencial teórico, no qual autores como Massey, Goulart, Gallo e Foucault auxiliam para contextualizar os conceitos que norteiam a investigação, a saber: lugar, ensino e aprendizagem e contraconduta. Ainda esta seção do referencial teórico é subdividida em cinco subseções, as quais discutem os conceitos estruturantes, a problemática da distorção idade-série e as propostas do Programa Trajetória Criativas. No capítulo a seguir da pesquisa, apresentam-se os recursos metodológicos utilizados, com referência principal à bricolagem. A delimitação do campo de estudo, sujeitos e métodos empregados, é explicada neste capítulo. Passo a escrever no capítulo quatro sobre as observações, análises e descobertas realizadas nas entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se conectar as narrativas dos estudantes entrevistados com os conceitos da pesquisa. A pesquisa foi construída no movimento dos acontecimentos, no sentir das entrevistas, ela não se constitui de uma forma linear, mas com base nas teorias pós– estruturalistas construídas em rede, nas idas e vindas da investigação. No capítulo final da pesquisa, escrevo sobre as minhas observações e percepções durante a pesquisa, meus sentimentos, aprendizagens, desafios e fragilidades, bem como manifesto a importância do estudo e a relevância da problemática na qual a pesquisa está inserida.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234433
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136213
url http://hdl.handle.net/10183/234433
identifier_str_mv 001136213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234433/2/001136213.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234433/1/001136213.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e26e382dcf59811b0c0ce46c22ea744b
cf8b382ba633d2304381fe5caa1d5ef8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065179367735296